"A pesquisa utiliza uma metodologia diferente na coleta de dados, com formato de multimétodos dos instrumentos, para avaliar a inteligência emocional e a autoestima", explica a pesquisadora Elaine Mônaco Sousa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e responsável pelo estudo. Ela indica que há escassez de estudos dessa natureza em pesquisas nacionais.
Na primeira etapa, o participante principal responderá, na modalidade online, os instrumentos de Desempenho máximo e de Autorrelato, a partir dos quais serão avaliadas a inteligência emocional e a autoestima; o tempo de duração é de 35 a 40 minutos. Esse participante poderá fazer a indicação de uma segunda pessoa, com a qual ele mantenha vínculo próximo para também participar da pesquisa. A partir dessa indicação, será realizada a segunda etapa, na qual a pessoa indicada responderá, na modalidade online, aos instrumentos de Heterorrelato, possibilitando, por meio da sua percepção, que sejam avaliadas a inteligência emocional e a autoestima do participante principal; o tempo previsto desse segundo momento é de 10 a 20 minutos.
Interessados podem acessar a plataforma online disponível em https://tinyurl.com/AUTOIEAE e fazer o cadastro para responder os testes. Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O estudo, intitulado "A relação da inteligência emocional e a autoestima em adultos", tem orientação da professora Monalisa Muniz Nascimento, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 57920422.9.0000.5504).