A ideia é fomentar debates construtivos, por meio da disseminação de iniciativas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão do ambiente universitário, e entender como elas se relacionam com a vida cotidiana.
Em formato bate-papo, o videocast é apresentado por Adriana Arruda, jornalista do Instituto da Cultura Científica (ICC), com a participação de cientistas (como docentes, estudantes, pesquisadores e pesquisadoras) e demais pessoas relacionadas à Universidade, como convidados especiais, além de uma terceira pessoa, com o papel de comentadora do tema escolhido.
O episódio de estreia fala sobre dor crônica e tem a presença de Mariana Arias Avila, docente no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, e de Gisele Bicaletto, jornalista do ICC e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Instituição.
Este primeiro programa traz definições e exemplos do dia a dia relacionados à dor crônica, bem como a diferença entre ela e a dor aguda. As participantes relatam experiências pessoais e de familiares relacionadas a dores (de cabeça à cólica menstrual), enfatizando a importância de um atendimento de Saúde integrado e sob uma perspectiva biopsicossocial - ou seja, que considera não somente a parte biomédica (por exemplo, presença de lesões para tentar justificar a dor), mas também as esferas psicológica e social, que interferem na experiência de dor.
Também refletem sobre possíveis caminhos para integrar a Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e tratam do lançamento do livro "Métodos e Técnicas de Avaliação da Dor Crônica: Abordagem Prática", que tem Avila como uma de suas editoras e que chegou a ficar entre os livros mais vendidos no site da Amazon, na área temática de lesões por exercícios e recuperação.
A série tem periodicidade mensal, com publicação no YouTube (https://bit.ly/conexao-
A iniciativa é uma realização do ICC, com o apoio do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar).
Sugestões de temas para os próximos episódios do "Conexão Federal" podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..