Empresas do ramo estão buscando alternativas para diversificar a oferta apostando em qualidade e atendimento diferenciado
SÃO CARLOS/SP - Antes da pandemia da Covid-19 se instalar, já era possível vislumbrar o aumento da procura por serviços de alimentação. Com o advento do novo coronavírus e as restrições de circulação, a demanda se ampliou e diversos profissionais liberais passaram a atuar no segmento de marmitas, marmitex e delivery. Segundo um relatório do Sebrae, disponível no Portal do Empreendedor, são mais de 220 mil microempreendedores individuais atuando no preparo de refeições servidas em domicílio.
No entanto, para manter o microempreendimento no mercado competitivo, é fundamental acompanhar as principais tendências do setor, zelar pela qualidade do produto comercializado e gerenciar o negócio de forma eficiente e qualificada, como indica Marina Zanoni Macedo, docente da área de nutrição e gastronomia do Senac São Carlos.
“Em cada etapa da produção, existem normas que devem ser seguidas, principalmente ao manipular alimentos perecíveis. Por isso, é importante estar atento quanto ao tempo de entrega das refeições e utilizar embalagens térmicas. Outro quesito capaz de determinar o sucesso do negócio é o bom atendimento, já que ele pode ser determinante para fidelizar a clientela”, orienta.
Para a docente, a alta na procura por opções no ramo de alimentação cotidiana também é uma oportunidade para diversificar operações ou até mesmo segmentar a área de atuação. Porém, é importante reforçar que se trata de um público que preza por qualidade e sabor.
“Pratos com matéria-prima fresca e insumos da estação resultam num produto final saboroso. Mas, para isso, é preciso elaborar um cardápio com opções que atendam ao perfil do seu negócio. Por exemplo, se o seu público-alvo for os vegetarianos ou veganos, aposte em receitas com grãos cozidos, risotos e cogumelos”, avalia Marina.
Já para marmitas congeladas, a profissional sugere os recipientes com divisórias que podem ser armazenados no freezer e, depois, assados/esquentados no micro-ondas. “Nesse caso, vale um alerta para as frituras, que exigem embalagens específicas, capazes de garantir a crocância e minimizar o acúmulo de gordura.”
Qualifique-se
O amplo crescimento do setor evidencia um nicho de atuação promissor, que se mostra ainda como uma grande oportunidade de negócio na pandemia. Mas para se destacar, é fundamental saber que o consumidor é opinativo e busca sabor, bom atendimento, qualidade e praticidade, gerando a necessidade de atualização constante, seja do empreendimento, seja do empreendedor.
Para quem deseja ampliar os conhecimentos na área de nutrição e gastronomia, o Senac São Carlos oferece diversos cursos de qualificação e capacitação, como o Técnico em Nutrição e Dietética, que está com matrículas abertas. Para mais informações, acesse o Portal: www.sp.senac.br/saocarlos e inscreva-se.
Serviço:
Senac São Carlos
Local: Rua Episcopal, 700, Centro, São Carlos - SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos