SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social anunciou na manhã desta segunda-feira (21/03), no auditório do Paço Municipal, o convênio estabelecido com o Ministério da Justiça para que a Guarda Municipal tenha acesso ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança.
O Sinesp foi criado através pela Lei nº 12.681, de 04 de julho de 2012 com a finalidade de armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. Um de seus principais objetivos é a consolidação de dados e informações de interesse da segurança pública que permitam o tratamento, análise de divulgação de estatísticas nacionais.
Dentre as soluções de Tecnologia da Informação desenvolvidas e fornecidas aos integrantes do Sinesp, destacam-se: Sinesp PPe – Procedimentos Policiais Eletrônicos, Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, Sinesp Integração – Integração de soluções de Tecnologia da Informação, Sinesp Infoseg – Pesquisa Inteligente de acesso restrito (Indivíduos, Veículos e Armas), Sinesp Cidadão – Pesquisa de dados públicos (Indivíduos, Veículos e Armas), Sinesp InfoGGI – Monitoramento dos Gabinetes de Gestão Integrada, Sinesp Análise – Análise de dados e informações (Tabelas, Gráficos, Mapas e Painéis), Rede Sinesp – Rede de comunicação e integração entre profissionais de Segurança Pública e o Suporte Sinesp (2º Nível) – Unidade responsável pela interlocução entre a equipe de 1º Nível (primeiro atendimento ao usuário), as equipes técnicas de cada solução (Sinesp PPe, Sinesp CAD, etc) e a equipe de 3º Nível (Centro de Comando Serpro).
De acordo com Rafael Rodrigues, coordenador de implantação do Sinesp, hoje São Carlos abre uma nova frente no processo, a frente da região Sudeste. Já temos 10 estados integrados, inclusive na região nordeste e vários municípios. Fornecemos tecnologia de ponta sem nenhum custo para os entes federados. Pelo sistema é possível consolidar dados nacionais que permitem a tomada de decisão com mais precisão. São recursos que permitem ao agente maior segurança durante as suas atividades”, explica o coordenador.
“Iniciamos as tratativas com o Ministério da Justiça há mais de um ano, passamos por todas as etapas necessárias e hoje conseguimos firmar o convênio. O sistema vai nos dar a capacidade de gerenciar o despacho desde o início da ocorrência. Vamos ter acesso a base nacional de dados. É uma solução com visão de futuro”, disse o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.
Gardini disse, ainda, que a plataforma será interligada ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal. “Nosso Centro já está preparado para receber mais essa tecnologia”.
Para Michel Yabuki, comandante da Guarda Municipal, a plataforma vai trazer agilidade aos agentes. “Consequentemente também vamos prestar um serviço mais qualificado. A consulta feita sobre pessoas e veículos vai retornar na mesma hora de todo o país. Antes esses dados eram limitados para as guardas municipais. Temos o Detecta, um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, composto pelo monitoramento através do uso de câmeras, porém agora com o Sinesp vamos ter acesso ao banco de dados de todo o país”, ressalta o comandante.
O prefeito Airton Garcia participou do evento e disse que tecnologias na área da segurança devem ser disponíveis para a Guarda de São Carlos. “Sempre investimos na GM, com muito esforço reestruturamos a corporação. Trocamos a frota, uniformes, armamos os agentes, adquirimos novos equipamentos, estruturamos o canil e sempre que for possível vamos investir na Guarda Municipal”, finalizou o prefeito.
Durante toda a semana, agentes da Guarda Municipal de São Carlos e dos 23 municípios que assinaram o Termo de Cooperação Intermunicipal, passam por capacitação na Fundação Educacional São Carlos (FESC) para conhecimento sobre a operacionalização do sistema.
Aguaí, Aparecida, Botucatu, Brotas, Caçapava, Campos do Jordão, Capivari, Cerquilho, Ibaté; Iperó, Itapevi, Itápolis, Mairiporã, Mococa, Monte Alto, Ourinhos, Paulínia, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rio Claro, Tabatinga e Taiúva, estão entre os municípios que assinaram o Termo.
Participaram da solenidade os vereadores Tiago Parelli e Marquinho Amaral, que na ocasião também representou o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, comandantes das Guardas Municipais dos 23 municípios participantes, representantes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.