fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Grupo de mulheres indígenas "Suraras do Tapajós" lança álbum dia 28/05 Fotos do release: Daniel Govino (1ª e 2ª) e Bárbara Vale (3ª)

Grupo de mulheres indígenas "Suraras do Tapajós" lança álbum dia 28/05

Escrito por  Maio 26, 2021

"Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A Força que vem das Águas" é o primeiro disco das artistas da "Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós"

 

AMAZÔNIA - No dia 28/05, o grupo musical “Suraras do Tapajós” lança seu primeiro álbum: “Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A  Força que vem das Águas”. O trabalho, lançado nas plataformas digitais por meio do selo Alter do Som, traz as vivências das mulheres indígenas e a musicalidade da floresta.

Uma construção coletiva do grupo nascido em Alter do Chão (Amazônia paraense), o álbum contém uma forte introdução em Nheengatu – língua falada pelos povos do Baixo Tapajós –, além de outras oito faixas em Português, sendo seis inéditas. Para Larissa Borari “as letras mostram quem somos, a importância da natureza, das águas, onde os encantados vivem. Através das nossas vozes e batuques mostramos que existimos e resistimos”.

“Suraras do Tapajós” é o primeiro grupo de carimbó do Oeste do Pará composto por mulheres e o primeiro do Brasil só de mulheres indígenas. Faz parte da “Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós”, que tem a missão de combater o racismo e a violência contra a mulher indígena. Com a música, mais especificamente o carimbó, elas marcam presença em um ritmo tradicionalmente executado por homens e, de forma subversiva, ecoam suas lutas para além de seus territórios.

“A realização desse projeto é um momento de grande conquista para nós. Através desse álbum imprimimos a nossa marca como ‘artivistas’ também no cenário musical. Nossa missão está presente nas letras e músicas que enaltecem o nosso território, trazendo a ancestralidade dos encantados e fortalecendo nossas vozes que ecoam agora mundo afora”, completa Keissi Borari. 

Continua depois da publicidade

Em seus dois primeiros anos de existência, as ”Suraras do Tapajós” fizeram apresentações em importantes eventos no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Lançaram três músicas “Guerreira Surara”, “Filhas da Encantaria” e “Suraras da Beira do Rio”, disponíveis nas plataformas de streaming. O novo álbum, viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, conta também com o lançamento de dois videoclipes, “Guerreira Surara”, no dia 19 de junho, e “Batuque de Alter”, em julho, sem data definida.

De 18 a 20 de junho, o grupo fará ainda o Festival de Música Indígena da Amazônia e a Feira Criativa Indígena pelo novo site www.surarasdotapajos.org.br.

 

Serviço

Lançamento do álbum “Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A  Força que vem das Águas”, do grupo “Suraras do Tapajós”

28 de maio, nas principais plataformas de streaming

http://alterdosom.com.br/nossos-artistas/suraras-do-tapajos/

 
Última modificação em Quarta, 26 Mai 2021 14:37
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Propagandas gratuitas right 2