SÃO PAULO/SP - As crianças vão ganhar mais presentes no seu dia. É o que aponta estudo da Behup, que mostrou que 81% dos 500 entrevistados pretendem dar presentes à garotada. Mesmo com menos dinheiro à disposição e a inflação em alta, a data não passará em branco, porque os pais estão dispostos a presentear os pequenos no próximo dia 12 de outubro com gasto médio de R$ 165.
Na média do levantamento serão duas crianças agraciadas por cada pessoa, entre filhos (39%), sobrinhos (33%), afilhados (16%) e netos (8%). Os adultos não ficam de fora da festa e 32% deles planejam se autopresentear.
Das 500 pessoas ouvidas, 76% pretendem fazer o agrado à criançada, aumento de 17 pontos percentuais em relação ao ano passado (57%). Para 32% deles, levar os filhos a parques de diversões vai ser a forma de comemorar a data. Parcela de 23% fará refeição fora de casa e 21% desejam levar as crianças a lojas de brinquedos para que elas próprias façam as escolhas.
Para 47%, a escolha do presente, de acordo com o estudo, a prioridade é o que a criança está necessitando. Já para 37%, o que ela quer receber. Outros 35% vão buscar surpreender. Para não fugir à lenda de que brasileiro deixa tudo para a última hora, 46% vão deixar para comprar na semana derradeira o até no último dia. Ainda assim, 90% pretendem pesquisar preços ou informações sobre o produto antes das compras.
As lojas físicas especializadas se destacam entre as opções para adquirir o mimo, com 33% de preferência, acompanhadas, na sequência, por marketplaces, com 32%; comércio local, 31%; e o site da própria loja, com 30%. Para escolher os estabelecimentos, 50% dos consumidores levam em conta o preço. Depois, a variedade de produtos (36%) e as formas de pagamento (32%).
As principais lojas citadas para compra de presentes de Dia das Crianças foram: Lojas Americanas, com 49% de intenções como local de compras, foram citadas por 49% dos entrevistados, seguidas por Shopee, com 38%; Mercado Livre, com 29%; e, por fim, a Ri Happy, com 25% de citações.
Francisco Lacerda / ISTOÉ DINHEIRO