fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Brasil vence Colômbia e espera Argentina na final do Sul-Americano Foto: Mauricio Val/FVImagem/CBV

Brasil vence Colômbia e espera Argentina na final do Sul-Americano

Escrito por  Ago 29, 2023

RECIFE/PE - O Brasil venceu a Colômbia pelo campeonato Sul-Americano de vôlei por 3 sets a 0, parciais 25/15, 26/24 e 25/13. Com o resultado, a seleção tem a terceira vitória em três jogos, todos sem perder sets. O próximo confronto do Brasil será pelo título do torneio. O sportv2 transmite o jogo contra a Argentina, na quarta-feira, às 20h30min. O evento faz parte da corrida olímpica e acontece no ginásio do Geraldão, no Recife.

Na história, a seleção jamais perdeu uma edição do Sul-Americano. São 33 vitórias no currículo. A Argentina levou o título de 1964, quando os brasileiros não participaram.

Algozes do Brasil na disputa do bronze em Tóquio 2020, os argentinos também estão invictos, mas jogam ainda nesta terça-feira contra o Peru. No formato do Sul-Americano, todos os times se enfrentam e ao final das quatro rodadas quem tiver mais pontos na classificação leva a medalha de ouro.

 

Terça-feira

18h - Peru x Argentina (sportv2)

20h30 - Colômbia x Chile (sportv2)

* Brasil folga

 

O jogo mais duro até aqui

Contra a Colômbia, o Brasil fez o confronto mais duro do Sul-Americano até aqui. Após vitória tranquila no primeiro set por 25 a 15, a seleção foi pressionada pela primeira vez no torneio durante a segunda parcial. Comandados pelo brasileiro Jorge Schmidt, os colombianos reagiram depois de uma dura cobrança do treinador. Após boa passagem de Piza no saque, eles encostaram no placar levando o técnico Renan Dal Zotto a fazer o primeiro pedido de tempo técnico no campeonato.

De volta à quadra, a seleção ainda sofreu mais dois pontos de bloqueio. No 19 a 18, Bruninho, que tinha dado lugar a Cachopa no segundo set, retornou ao time. Em seu primeiro levantamento acionando Judson pelo meio a bola caiu na quadra adversária. No primeiro set point do Brasil, quando o placar marcava 24 a 23, Felipe Roque atacou para fora. O técnico Renan Dal Zotto chegou a pedir um desafio de toque na rede, sem sucesso.

Com nova igualdade no placar no 24 a 24, a voz da torcida no Recife subiu o volume. Mais novo time do campeonato, a Colômbia não conseguiu segurar a pressão. Assim, o Brasil fez 25 a 24 num erro de saque dos adversários e 26 a 24 numa falha do levantador colombiano, que deixou a bola passar entre as mãos quando tentava um toque de costas.

No terceiro set, Cachopa voltou ao time no lugar de Bruninho; Honorato também entrou para jogar até o final da partida. Pernambucano, o jogador da seleção teve o prazer de ter a presença dos familiares na arquibancada do Geraldão. Após parcial tranquila, Honorato embalou uma sequência de três aces no finzinho. Vitória por 25 a 13 e festa da família do ponteiro.

- Um momento de muita alegria estar vestindo a camisa do meu país na minha terra natal. Muito carinho, muitas mensagens de apoio. Eu só tenho a a agradecer. Jogar com a minha família presente, minha mãe veio de Uberlândia para assistir com a gente, fazia cinco anos que ela não vinha para o nordeste. É muito especial - vibrou Honorato

 

Além do título

Além da disputa pelo título do torneio em si, há ainda uma competição paralela por pontos no ranking mundial, que pode definir quem vai aos Jogos Olímpicos de Paris. E a briga brasileira é direta com a Argentina.

A explicação é complexa. Serão 12 times em Paris. A França, dona da casa, já está garantida. Mas seis equipes se classificarão diretamente pelo Pré-Olímpico, que começa no dia 30 de setembro. As outras sairão do ranking mundial, com prioridade para os continentes que ainda não tenham conquistado vaga. Ou seja, se Brasil e Argentina não se classificarem no Pré-Olímpico, vão depender do ranking. E brigarão pela vaga prioritária para a América do Sul para não dependerem das vagas que sobrarão.

É uma hipótese pequena, mas que a comissão técnica brasileira vem estando atenta desde a Liga das Nações. Hoje, o Brasil é quarto no ranking, com a Argentina em sétimo, mas o ranking é bastante fluído e apenas quarenta pontos separam os dois times.

- Uma coisa que a gente fala muito aqui: todo jogo vale muito, todo jogo vale uma vaga olímpica. Independente do jogo. Você tem muitas vezes pouco a ganhar e muito a perder. E outras vezes é muito importante você buscar aquele pontinho extra porque o ranking hoje define muita coisa. E com certeza nesse sul-americano o foco é total jogo por jogo. Em especial o último jogo contra Argentina, que é um adversário que sempre promove grandes duelos. Vai ser foco total e sempre tentando manter esse compromisso com a vitória de tentar vencer mais um sul-americano - explicou o técnico Renan Dal Zotto.

 

Veja os confrontos do Brasil:

  • 26 de agosto: Brasil 3 x 0 Peru - 25/18, 25/18 e 25/11
  • 27 de agosto: Brasil 3 x 0 Chile - 25/17, 25/18 e 25/19
  • 28 de agosto: Brasil 3 x 0 Colômbia - 25/15, 26/24 e 25/13
  • 30 de agosto: Brasil x Argentina (20h30)

 

 

Redação do ge

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.