SÃO PAULO/SP - Com um time considerado alternativo, o Corinthians venceu o Liverpool-URU por 3 a 0, na quarta-feira, na Neo Química Arena. Graças aos gols de Matheus Araújo, Felipe Augusto e Adson, além de pênalti defendido por Carlos Miguel, o Timão se despediu com um triunfo da Copa Libertadores e garantiu sua vaga para o playoff da Copa Sul-Americana.
Durante os primeiros 35 minutos de jogo, as principais torcidas organizadas do Corinthians assistiram ao jogo sentadas e não cantaram, em forma de protesto. Faixas contra diretoria e jogadores também foram estendidas no setor norte da Arena. Na reta final da primeira etapa e durante todo segundo tempo, o clima se normalizou e todo o estádio apoiou o Timão.
Agora, o Corinthians terá pela frente o Red Bull Bragantino, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola às 11 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.
O jogo
O primeiro tempo foi de domínio do Corinthians. Logo aos cinco minutos o Timão teve sua primeira chance de gol, com Wesley, em finalização após cruzamento de Fábio Santos. Aos 12, Giuliano e Adson tabelaram na entrada da área e o jovem meia-atacante finalizou da entrada da área, para grande defesa de Britos.
O Timão seguiu em cima e, aos 26 minutos, quase marcou novamente com Adson. O garoto recebeu passe na medida de Matheus Araújo, mas finalizou com a direita, para fora. O gol do Corinthians, que estava maduro, saiu pouco tempo depois, com Matheus Araújo. O camisa 30 completou para o fundo das redes após jogada de Wesley pelo lado esquerdo.
Após o tento, o Corinthians abaixou o ritmo e viu o Liverpool-URU aumentar seu ímpeto ofensivo. Mesmo assim, os comandados de Luxemburgo conseguiram manter a vantagem para o intervalo, apesar de alguns espaços cedidos.
O segundo tempo começou morno, apesar do gol anulado de Giuliano logo nos minutos iniciais por conta de impedimento. Aos 15, Felipe Augusto disparou com a bola, por dentro, e finalizou de fora da área para importante defesa de Britos. Pouco tempo depois, o atacante de 19 anos marcou o segundo gol do Timão e seu primeiro como profissional, empurrando a bola para as redes após chute na trave de Adson.
Aos 28 minutos, a arbitragem assinalou pênalti para o Liverpool em lance de toque no braço de Giuliano. Na cobrança, Bentancourt parou em Carlos Miguel, que defendeu o chute e o rebote após bate e rebate na pequena área. Em seguida, Pedro conseguiu boa jogada em velocidade pela esquerda, cruzou, e na sobra, Adson finalizou sem problemas para fazer o terceiro do Timão.
Na reta final, o técnico Vanderlei Luxemburgo aproveitou para colocar em campo alguns garotos da base, como Gabriel Moscardo, Ryan e Léo Mana. O Timão conseguiu administrar a vantagem e sair vitorioso de Itaquera.
Iúri Medeiros / GAZETA ESPORTIVA