FORTALEZA/CE - O Palmeiras está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (31), o Alviverde foi até a Arena Castelão para encarar o Fortaleza, na partida de volta das oitavas da disputa, e perdeu pelo placar de 1 a 0. Após vencer por 3 a 0 no embate inicial, o Verdão administrou a confortável vantagem — mesmo com o revés e alguns sustos durante o duelo.
Lucero marcou o único gol do jogo, aos 27 minutos do segundo tempo.
O time de Abel Ferreira — que foi expulso por reclamação durante o confronto — vai conhecer seu adversário nas quartas de final da competição nacional de mata-mata em sorteio, que ainda não tem data definida para acontecer.
Tanto Fortaleza quanto Palmeiras, agora, voltam suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro. No fim de semana, o Leão recebe o Bahia às 16h (de Brasília) do sábado, novamente no Castelão. O Alviverde, por sua vez, encara o Coritiba no Allianz Parque, às 18h30 do domingo.
O jogo — A partida começou franca, com movimentações ofensivas intensas dos dois lados. Thiago Galhardo, aos seis minutos, liderou boa trama de ataque do Fortaleza e, carregando a bola por toda a intermediária, finalizou forte na meia-lua. O chute, entretanto, acabou travado por Gustavo Gómez e parou tranquilo nas mãos de Weverton.
O tom da etapa inicial foi de muito estudo das duas partes, muitas faltas e poucas chances reais criadas.
Quando chegava, o Fortaleza aparecia com perigo. Foi assim em dois chutes de Thiago Galhardo; em levantamento de Zé Welison para a área, que passou por todo mundo do Leão; e, por fim, em chute rasteiro de Lucero de frente para Weverton, aos 45 minutos do primeiro tempo. O goleiro palmeirense fez a boa defesa.
Na última grande oportunidade da etapa inicial, Bruno Pacheco arrancou em velocidade pela lateral e encheu o pé de fora da área. A bola, mais uma vez, bateu na defesa alviverde e saiu para escanteio.
Foram 45 minutos de dois times conscientes de suas respectivas estratégias: o Fortaleza impondo volume ofensivo, atrás do resultado; e o Palmeiras, com a vantagem na cabeça, só administrando o marcador e se propondo a ter o controle da partida.
2º tempo
A dinâmica da etapa final seguiu o tom do que foram os primeiros 45 minutos de jogo.
O Fortaleza começou ameaçando em dois chutes de fora da área: aos 12, Thiago Galhardo tirou tinta da trave de Weverton, em pancada colocada; seis minutos depois, foi a vez de Pochettino encher o pé e ver a bola bater em Mayke, levando perigo à meta palmeirense.
Aos 26, Raphael Veiga recebeu linda bola em profundidade, nas costas de Dudu, e chutou cruzado. O chute passou por João Ricardo, mas Rafael Navarro se jogou de carrinho para empurrar a bola para o fundo das redes em posição de impedimento: tento anulado, pois.
Praticamente no lance seguinte, o Leão do Pici abriu o placar. Pochettino chutou cruzado, Weverton pulou para fazer a defesa mas viu a bola bater na trave. No rebote, Lucero só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes, livre: 1 a 0.
Aos 31, Abel Ferreira levou cartão vermelho direto de Sávio Pereira Sampaio por reclamação. Sem seu comandante à beira do gramado, o time do Palmeiras viu o Fortaleza vir para cima — principalmente após Juan Pablo Vojvoda tirar o lateral Dudu e promover, em seu lugar, a entrada do atacante Silvio Romero.
O Leão do Pici chegou com perigo em batida cruzada de Calebe e cabeceio de Vinícius Zanocelo. O Palmeiras até chegou a responder com Breno Lopes, sem maiores sustos, entretanto.