SÃO PAULO/SP - O Corinthians está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. O Timão venceu o Atlético-MG por 2 a 0 na quarta-feira, na Neo Química Arena, e conseguiu o triunfo nas penalidades máximas. Cássio novamente fez seu nome em uma disputa de pênaltis, defendendo o chute de Hulk, e Maycon converteu a cobrança que deu a vaga para a equipe paulista.
O time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi superior ao longo dos 90 minutos e criou diversas chances de gol. O Timão igualou o resultado do jogo de ida com gols de Matheus Bidu, no primeiro tempo, e Róger Guedes, no segundo.
Agora, o Corinthians volta a campo contra o América-MG, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo, por sua vez, fará o clássico contra o Cruzeiro, em mesmo dia e horário.
O jogo
O primeiro tempo foi de ritmo intenso em Itaquera. Os primeiros 15 minutos foram de estudo por parte das equipes, mas aos poucos, o Corinthians foi mostrando superioridade. A primeira grande chance da partida foi do Timão, com cabeçada de Róger Guedes para fora em cruzamento na medida de Fagner. Logo em seguida, os mandantes chegaram de novo, dessa vez com chute para fora de Fagner após lançamento de Gil.
A única grande chance do Galo foi com Zaracho, que finalizou sem marcação na área mas foi bloqueado por Matheus Bidu. Depois, o Corinthians retomou seu domínio e chegou ao seu gol com o próprio Bidu, aos 34 minutos. O zagueiro Lemos errou passe na área defensiva, Yuri Alberto dividiu com Éverson e, na sobra, Renato Augusto cruzou na medida para o lateral esquerdo apenas completar para o fundo das redes. Logo em seguida, o Timão quase ampliou com Yuri Alberto, que cabeceou na trave em cobrança de escanteio.
Para o segundo tempo, o técnico Coudet tentou mudar o cenário para o Galo e fez quatro alterações, incluindo a entrada do atacante Hulk, No entanto, o Corinthians seguiu em cima e acertou a trave duas vezes aos 6 minutos, primeiro em cabeçada de Yuri Alberto e depois em finalização de Fausto.
Aos 17 minutos, Yuri Alberto voltou a ter grande chance. O atacante recebeu lançamento de Renato Augusto, saiu cara a cara com Éverton, e finalizou para fora, tirando muito da meta atleticana. Logo em seguida, o Timão chegou ao seu segundo gol, com Róger Guedes. O camisa 10 arrancou pela esquerda, passou pela defesa do Galo, driblou Éverson e empurrou para o fundo das redes.
Após o 2 a 0, a equipe do Corinthians seguiu em cima do Atlético-MG, empurrado pela Fiel Torcida. O Galo foi responder apenas aos 30 minutos, com finalização de Pavón que parou em Cássio. Pouco tempo depois, o Timão quase chegou ao terceiro gol, em cabeçada de Fausto, sozinho, para defesa de Éverson.
Aos 38 minutos, o Galo ficou muito perto de marcar. Róger Guedes perdeu a bola no campo de defesa, a equipe puxou contragolpe e Paulinho finalizou por cima, cara a cara com Cássio. Na reta final de partida, o jogo ganhou contornos de "lá e cá", com ambas as equipes buscando os contragolpes. No entanto, ninguém foi eficiente e a eliminatória foi levada para as penalidades máximas.
Penalidades
Na abertura das cobranças, Hulk bateu rasteiro do lado direito, mas parou em Cássio. Na sequência, Fábio Santos marcou, com finalização no ângulo esquerdo. Edenilson, conhecido por ser um grande batedor de pênaltis, acertou a trave, para delírio da Fiel. O atacante Yuri Alberto foi outro que errou sua penalidade, parando em Éverson.
Paulinho converteu sua cobrança, tirando completamente Cássio do lance. Na sequência, Fausto converteu sua penalidade com chute forte, que ainda acertou a trave superior. Battaglia, em seguida, isolou sua tentativa. Na última cobrança, Maycon acertou o canto direito e garantiu a classificação do Corinthians para as quartas de final.
Iúri Medeiros / GAZETA ESPORTIVA