RIO DE JANEIRO/RJ - Na tarde de sexta-feira (5), o remador Lucas Verthein, atleta do Botafogo, venceu o qualificatório olímpico na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e se garantiu o evento de Tóquio. Ele é o 181º atleta brasileiro a se classificar para a Olimpíada.
O carioca foi o mais veloz em todas as três provas do Pré-Olímpico no single skiff masculino. Na final, Verthein superou o chileno Felipe Cardenas Morales em uma chegada emocionante com uma diferença de pouco mais de um segundo. "Eu não tenho palavras para descrever como estou feliz. Eu treinei muito mesmo! Foi algo que meu treinador Paulo Vinicius me ensinou a não desistir. O ano passado foi difícil para mim e para todo mundo e foi complicado treinar. Eu não sabia se estaria aqui ou não. Mas mantive a fé. Quando consegui a vaga para esse pré-olímpico, fiquei muito feliz! O remo é um esporte maravilhoso, o Brasil precisa conhecer mais esse esporte”, festejou o atleta à equipe do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O tempo dele na final desta sexta-feira (5) foi 7 min 24 seg.
Lucas Verthein é campeão no Single Skiff Masculino! Com este resultado, ele está classificado para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio! O remador teve o melhor resultado entre os quatro barcos brasileiros inscritos na Qualificação. #RemoBrasil #UseAcrux #RowToTokyo pic.twitter.com/HcjjfkNLuw
— Remo Brasil (@RemoCBR) March 5, 2021
Os outros brasileiros que foram para a água nesta sexta-feira conseguiram bons resultados, mas não fizeram o suficiente para estarem em Tóquio. No double skiff masculino, a dupla Emanuel Borges e Evaldo Becker acabou os 2.000 metros da prova na terceira colocação com a marca de 6 min 40 segundos. No double skiff feminino, Vanessa Cozzi e Isabelle Falck fizeram o segundo melhor tempo (7 min 34 segundos), ficando atrás somente das argentinas Milka Krajlev e Evelyn Silvestro.
Os atletas têm mais uma possibilidade de obterem a vaga na Olimpíada. Será no Qualificatório Mundial entre os dias 16 e 18 de maio na Suíça.
Vanessa Cozzi e Isabelle Falck encerraram a participação brasileira na Regata Continental de Qualificação com a 2º posição na Final A do Double Skiff Feminino Peso Leve (LW2x). As atletas fizeram uma ótima prova! #RemoBrasil #UseAcrux #RowToTokyo pic.twitter.com/b04BeCoZ5O
— Remo Brasil (@RemoCBR) March 5, 2021
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional