Iniciativa do MMFDH acontece em alusão ao Maio Laranja, ação que alerta sobre a proteção de crianças e adolescentes
BRASÍLIA/DF - O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é o tema de uma campanha de conscientização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Com cartilha, cards e vídeo informativos, a iniciativa reforça as atividades do Maio Laranja, mês marcado pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As peças da campanha serão publicadas durante todo o mês nas redes sociais do MMFDH (@mdhbrasil).
O objetivo da campanha é levar informações à população e, principalmente, aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que atuam de maneira mais direta com o público infanto-juvenil. A ideia é que esses atores conheçam a realidade atual de crianças e adolescentes que sofrem violência e outras violações de direitos, para que o atendimento a esse público seja cada vez mais eficaz.
"A campanha do Maio Laranja é uma das mais importantes que fazemos durante o ano. Acreditamos que as crianças e adolescentes devem ser protegidos com prioridade absoluta, como está na Constituição Federal. E, para isso, é preciso que governo, instituições e sociedade civil caminhem de mãos dadas", defende o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Maurício Cunha.
Produtos
O vídeo informativo da campanha revela que 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e que apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades.
No material, também é destacado o Disque 100, canal de denúncias de violações a direitos humanos do MMFDH. Além do telefone, as denuncias podem ser realizadas pelo WhatsApp, pelo Telegram ou pelo aplicativo para celular "Direitos Humanos Brasil".
Outra ação da campanha é a divulgação de cards com informações sobre o tema. O objetivo é orientar a população sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual, traz dicas de como identificar a violência e incentiva que situações como essas sejam denunciadas.
Cartilha
Além da campanha na internet, o MMFDH também atualizou uma cartilha com dados atualizados a respeito do abuso sexual de menores. O documento está sendo enviado a gestores do SGD e está disponível no site do ministério.
Clique aqui para saber mais e acessar a cartilha do Maio Laranja 2021.