IBATÉ/SP - O mês de fevereiro foi marcado pelo início do Projeto Leitura na Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”. Como uma manifestação cultural, carnaval foi o tema, mas não abordado como apenas mais uma data comemorativa, mas com um sentido histórico e cultural para o nosso povo.
Preocupada em formar bons leitores, a Unidade de Ensino deu início ao projeto que tem o intuito de tornar a leitura um momento prazeroso para seus alunos. Segundo o diretor Alexandre Moraes Gaspar, a leitura possui uma função de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a partir do desenvolvimento da sua competência esse aluno tornar-se proficiente em todas as disciplinas. Essa competência, por sua vez, será construída pelas práticas de leitura presentes dentro da sala de aula e no ambiente escolar, com a finalidade de formar leitores e produtores de textos aptos para o manejo claro e definido de diversos gêneros textuais. “O projeto tem objetivo de incentivar a leitura, oferecendo espaços diferenciados e lúdicos. Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros. Conversamos com os docentes no início do ano letivo a respeito de alguns projetos, sendo um deles o Projeto Leitura, já que infelizmente com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas interessam-se por ela. Sendo assim, um dos nossos desafios é fazer que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso”, ressaltou Gaspar.
Para a coordenadora Andréia Ondina Campos Cunha o carnaval na escola é uma data muito esperada pelos alunos. “É um momento de diversão e manifestação artística e cultural. Quando pensamos em carnaval, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o samba, mas nossos professores abordaram o tema de forma muito criativa, despertando o senso crítico nos alunos. No planejamento no início do ano letivo nossa equipe decidiu que não faríamos nenhum tipo de marchinha ou algo parecido por estarmos ainda na pandemia e para respeitar as diversas crenças que temos dentro da escola. Como faz parte da nossa cultura, apresentamos e incentivamos a leitura, que é o foco do nosso projeto”, concluiu Andréia.