fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
‘Precisamos encorajar as mulheres vítimas de violência a fazerem a denúncia’, afirma secretária de Políticas para a Mulher de SP Foto: Reprodução

‘Precisamos encorajar as mulheres vítimas de violência a fazerem a denúncia’, afirma secretária de Políticas para a Mulher de SP

Escrito por  Jan 31, 2026

SÃO PAULO/SP - O Governo do Estado de São Paulo vem ampliando a rede de proteção e acolhimento a mulheres vítimas de violência por meio da integração entre forças de segurança, tecnologia e serviços de assistência social, saúde e justiça. Com o movimento SP Por Todas, o estado ampliou o alcance das ações integradas, fortaleceu a rede de proteção com mais Salas de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) 24 horas, criação da Cabine Lilás e o tornozelamento de acusados de agressão contra mulheres.

“O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, tem uma atuação transversal, trazendo a integração intersecretarial e inter órgãos para realizar políticas para mulher, de prevenção e repressão”, destaca a secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Adriana Liporoni, ao programa 3,2,1 da Agência SP. A articulação envolve áreas como Saúde, Desenvolvimento Social e Econômico, Segurança Pública e Educação, com programas conjuntos voltados tanto ao atendimento das vítimas quanto à conscientização da população.

Um dos principais desafios é estimular a denúncia e romper relações marcadas por violência doméstica e familiar. “Muitas mulheres não identificam que sofrem agressões por associarem o problema apenas à violência física. Existe também a violência psicológica, moral, sexual e patrimonial. Nosso maior desafio é encorajar as mulheres a fazerem a denúncia”, explica a secretária.

São diversas ferramentas disponíveis para facilitar o acesso das mulheres à Justiça, proteção e acolhimento, como destaca a secretária. Uma das principais inovações é a possibilidade de registrar boletim de ocorrência de forma online pela DDM Online e pelo aplicativo SP Mulher Segura, e solicitar medidas protetivas de urgência de forma remota, a qualquer hora do dia.

“A mulher tem várias portas para o atendimento 24 horas. Ela pode estar no ônibus, no trabalho, dentro de um banheiro trancada numa situação de risco, e realiza um boletim de ocorrência e ainda solicita uma medida protetiva. Ela sai desse atendimento com mais uma camada de proteção, sem ter de sair do local onde ela está”, afirma.

Outra inovação é o uso de tornozeleiras eletrônicas em agressores, ampliando o monitoramento e a prevenção de novos ataques. O estado de São Paulo foi pioneiro na implantação do equipamento, que acompanha, em tempo integral, homens presos em flagrante e liberados condicionalmente. “Isso permite que ele só circule mediante o monitoramento 24 horas, para que evite o mal maior”, ressalta.

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Todas essas iniciativas e orientações estão agregadas no site: www.spportodas.sp.gov.br.

 

 

 

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.