ITIRAPINA/SP - A fiscalização contra aglomerações e a falta da utilização de máscara será intensa neste feriado prolongado de Páscoa em Itirapina. Segundo vídeo feito pela prefeita Maria da Graça Zucchi Moraes, a Prefeitura fará uma série de ações para conter o avanço da Covid-19.
Uma delas será a implantação das barreiras sanitárias nas diferentes entradas de Itirapina para tentar diminuir a circulação de pessoas que não residem no município. As equipes serão formadas por servidores municipais, com o apoio da Polícia Militar, que estarão com termômetros para medir a febre das pessoas, que terão que justificar o motivo de quererem visitar Itirapina.
Para ampliar a fiscalização, a Prefeitura também sancionou uma lei nº 2.994/21 que permite delegar a atividade para funcionários públicos municipais (da área da saúde) acompanharem as equipes da Vigilância Sanitária. Eles terão a missão de fazer cumprir os decretos municipais e Estadual que proíbem festas e aglomerações na área urbana e também os bairros rurais e áreas de chácaras como Ubá, Planalto Serra Verde e Broa.
MULTA - Nesta semana também foi sancionada a lei nº 2.996/21 que torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial e estabelece multa de 10 UFESP (dez unidades fiscais do estado de São Paulo) para quem descumprir a legislação.
Aperfeiçoando as ações de fiscalização, a Prefeitura criou um novo canal para denúncias, com atendimento 24 horas, através do número (19)99971-8521. A população poderá denunciar aglomerações em via pública, comércios ou falta de uso de máscara. Caso a denúncia ocorra fora do horário de trabalho das equipes de fiscalização da Prefeitura, a população também poderá ligar no 190 para denunciar para a Polícia Militar.
*Por: PMI