fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
OAB Franca reforça uso de cartilha educativa para combater o 'Golpe do Falso Advogado' (Foto: Freepik)

OAB Franca reforça uso de cartilha educativa para combater o 'Golpe do Falso Advogado'

Escrito por  Set 26, 2025

Material orienta a população a identificar e se proteger de criminosos que usam o nome de profissionais para extorquir dinheiro
 

FRANCA/SP - Em resposta ao aumento de casos de fraudes que se utilizam indevidamente do nome de advogados e do sistema judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Franca, por meio de sua Comissão de Combate ao Falso Advogado, lançou recentemente uma cartilha informativa para orientar a população, e agora reforça o uso do material. A cartilha, que está sendo divulgado em canais oficiais, visa prevenir que cidadãos sejam vítimas de criminosos que simulam ser profissionais do direito para extorquir dinheiro.
 

A iniciativa surgiu após a identificação de um padrão nos golpes, que geralmente envolvem ligações ou mensagens de WhatsApp com senso de urgência, a solicitação de pagamentos via Pix e a promessa de liberação de valores de processos trabalhistas, aposentadorias ou heranças. A cartilha detalha as principais táticas dos golpistas e oferece um guia prático para que as pessoas possam se proteger.
 

Entre as principais recomendações do material estão: Desconfie de Urgência e Ameaças: A Justiça não cobra taxas por WhatsApp ou Pix para liberar valores. Golpistas utilizam a pressão psicológica para que o pagamento seja feito de imediato, sem tempo para verificação.
 

Verifique a Identidade: Não confie apenas na foto de perfil ou na logo do escritório. Caso o suposto advogado(a) afirme ter trocado de número de telefone, marque uma consulta presencial para confirmar a identidade.

Atenção a Documentos e Audiências Falsas: Documentos judiciais são, em sua maioria, públicos e podem ser usados indevidamente para dar credibilidade ao golpe. Da mesma forma, desconfie de "audiências online" para as quais seu advogado(a) não foi convidado(a) ou não estará presente.
 

Evite Pagamentos Diretos por Pix: Taxas judiciais são geralmente comunicadas e pagas por meio de boletos bancários, e não de forma direta e urgente via Pix para pessoas físicas.
 

“Nossa missão é empoderar o cidadão com informação para que ele não se torne mais uma vítima desses crimes. A cartilha é uma ferramenta simples e direta que mostra os sinais de alerta. O mais importante é sempre verificar a informação e, na dúvida, jamais fazer qualquer tipo de pagamento sem antes conversar pessoalmente com seu advogado de confiança”, afirma Luiza Gouvêa, presidente da OAB Franca.
 

O material também orienta quem já foi vítima do golpe, reforçando a importância de não sentir vergonha e agir rapidamente. As recomendações incluem: Fazer um Boletim de Ocorrência; Guardar todas as provas, Procurar um advogado, entre outras.
 

Para acessar a cartilha completa basta entrar nas redes sociais da OAB Franca ou no site oficial www.oabfranca.com.br

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.