VOTUPORANGA/SP - Uma onça-parda vista por moradores de Votuporanga desceu da mangueira plantada na rua Catarina Martins Lopes, no Jardim Alvorada e fugiu para uma reserva ambiental do município antes de ser capturada. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros na tarde de quinta-feira, 11. O felino estava escondido entre os galhos da mangueira e apareceu na manhã de quarta-feira, 10.
Quando a equipe chegou para fazer o resgate, o animal pulou da árvore e seguiu na direção de uma mata preservada atrás do Assary Clube. A onça-parda flagrada em Votuporanga aparentava ser de pequeno porte. Esses animais não oferecem risco para humanos e tendem a fugir quando encontrados.
O que provoca a aparição desses animais em áreas urbanizadas é a falta de alimentos em seu habitat natural e a intervenção humana por meio do desmatamento ilegal, a incursão deles nas cidades é mais comum entre indivíduos jovens.
Felinos dessa espécie estão distribuídos pelos biomas brasileiros e seu grau de vulnerabilidade depende do estágio de preservação da vegetação nativa em cada município. Em nível nacional, é classificada como "vulnerável" pela Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente. Sua população oficial no Brasil é de cerca de 3.500 indivíduos.