Três pessoas são investigadas pelos crimes cometidos contra idosos; ao longo da ação, foram apreendidos computadores, celulares e diversos documentos e contratos
RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil deflagrou, na última quarta-feira (12), uma operação para apurar fraudes em empréstimos consignados, no centro de Ribeirão Preto, no interior do Estado. Como resultado da ação, farto material utilizado nos crimes foi apreendido para perícia e três pessoas são investigadas.
Os trabalhos foram desempenhados pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da cidade. Após apurações, os agentes encontraram indícios de que algumas empresas localizadas no município estavam realizando a operação junto a instituições bancárias sem os consentimentos das vítimas que, nestes casos, eram pessoas idosas.
Ainda de acordo com as investigações, os empréstimos contratados tinham parcelas com valores baixos e alongados parcelamentos, sendo identificadas vítimas de diversas localidades e estados.
Diante da constatação, as equipes da Deic deflagraram a operação “Consignado Fraudulento” para o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra as empresas investigadas. Como resultado, foram recolhidos e encaminhados à perícia cerca de 60 computadores, 10 celulares, três plafons para falsificação de assinatura, diversos documentos e contratos, dentre outros materiais. Três pessoas, localizadas nos locais vistoriados, foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos e terão seu envolvimento no delito apurado.
Participaram dos trabalhos em campo 16 policiais civis, com apoio de cinco viaturas. As investigações prosseguem.