A partir de janeiro, 20 startups ocuparão espaços em cinco hubs físicos da cidade: Corpworking, Dabi Business Park, Hub de Inovação Credicitrus, Orgânica Cursos e Supera Parque
RIBEIRÃO PRETO/SP - As startups escolhidas para integrar o programa de residência Start Up Ribeirão Preto foram divulgadas nesta semana. A iniciativa, que reúne cinco hubs físicos da cidade e outros agentes do ecossistema do empreendedorismo de alto impacto, foi projetada para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas estratégicas.
Cada startup selecionada terá acesso a duas estações de trabalho localizadas em um hub específico, de acordo com sua área de atuação. Além disso, os selecionados participarão de uma série de atividades de capacitação, como mentorias e workshops, além de terem a possibilidade de ampliar sua rede de relacionamento com investidores, fornecedores e clientes.
O programa é inédito justamente por seu formato distribuído, colaborativo e integrado entre hubs e demais agentes de inovação do município. Com o objetivo de maximizar as oportunidades de sinergia e colaboração entre startups e os hubs de cada setor, as startups foram classificadas em cinco categorias principais.
As empresas do setor imobiliário, conhecidas como proptechs, serão residentes na Corpworking; startups voltadas para tecnologia no agronegócio (agritechs) ocuparão o espaço do Dabi Business Park; as fintechs, com foco em soluções financeiras, trabalharão no Hub de Inovação Credicitrus; edtechs, que desenvolvem tecnologias para educação, terão residência na Orgânica Cursos; e startups da área de saúde (healthtechs) serão acolhidas pelo Supera Parque.
Confira abaixo as startups selecionadas e seus locais de residência:
Startups residentes na Corpworking (Proptechs)
Pópedi: Atua na integração de tecnologia, logística e mão de obra para soluções personalizadas no setor de delivery, buscando melhorar as condições de trabalho para motociclistas.
Vecsy: Plataforma de automação para criação de artes visuais, permitindo que empresas e profissionais autônomos desenvolvam materiais personalizados rapidamente.
Zé Registra: Solução acessível e automatizada para registro de marcas, reduzindo a burocracia e os custos envolvidos no processo.
Startups residentes no Dabi Business Park (Agritechs)
IA SENSE: Desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial, visão computacional e análise de dados. Oferece ferramentas que otimizam o monitoramento de pragas agrícolas, reduzindo perdas e promovendo sustentabilidade no agronegócio.
Manejo de Gado: Focada no bem-estar bovino, a startup cria equipamentos antiestresse, fornece cursos de manejo racional e desenvolve um aplicativo inovador, o ManejAI, que realiza reconhecimento facial de bovinos para identificação individual sem causar estresse aos animais.
Mondi Energy: Cleantech especializada em tecnologias de energia renovável, incluindo biodiesel descentralizado e coletores solares heliotérmicos, voltadas para produtores rurais e indústrias.
N&P Nanoformulação: Oferece soluções em nano e biotecnologia para o agronegócio, como fertilizantes, géis de plantio e saneantes, utilizando extratos vegetais e biológicos para melhorar a eficiência e durabilidade dos produtos.
Nock Estímulo Produtividade: Desenvolve tecnologias sustentáveis para controle de fungos e bactérias na agricultura, utilizando radiação Ultravioleta-C.
Startups residentes no Hub de Inovação Credicitrus (Fintechs)
App do Fornecedor: Desenvolve uma plataforma web e aplicativo para gerenciar e compartilhar relatórios essenciais, como qualidade, financeiro e notas fiscais, entre indústrias e seus fornecedores agrícolas.
Control AG: Solução que combina sensores e análise de indicadores para melhorar a eficiência na colheita de cana-de-açúcar. A plataforma permite reduzir custos operacionais em até 30%, garantindo maior produtividade e sustentabilidade para produtores rurais.
Maior Tecnologia - Drones no controle de vetores urbanos: Focada em tecnologia para monitoramento e combate de criadouros de mosquitos transmissores de doenças tropicais, utilizando drones e processamento de imagens para identificar áreas de risco.
Pulsar Social: Oferece soluções inovadoras para o 3º setor, ajudando ONGs e instituições sem fins lucrativos a melhorar a captação de recursos e aumentar a visibilidade através de ações de marketing digital.
Startups residentes na Orgânica Cursos (Edtechs)
Green Seed: Utiliza brinquedos conectados a experiências gamificadas para educar crianças da geração alfa sobre sustentabilidade, promovendo o descarte correto de resíduos orgânicos.
Jornada ConnVC: Oferece uma plataforma omnichannel que centraliza atendimentos de SACs empresariais em diversos canais, utilizando inteligência artificial para gestão e otimização do atendimento.
Turmeiras: Promove inclusão feminina no agronegócio por meio de capacitação e conexão entre mulheres e empresas do setor, fomentando diversidade e qualificação.
Startups residentes no Supera Parque (Healthtechs)
AXIOMFIT: Desenvolve uma plataforma que incentiva saúde e bem-estar corporativo, com foco em reduzir índices de absenteísmo e apoiar a saúde mental e física dos trabalhadores.
MONISSA: Especializada em geriatria e cuidados paliativos, oferece soluções personalizadas para pessoas com doenças crônicas complexas.
Prometeus: Cria tecnologias para produção de etanol a partir de algas geneticamente otimizadas, promovendo biocombustíveis sustentáveis e descarbonização.
Girovolts: Gera energia elétrica limpa e renovável por meio de rodas de inércia (flywheels), uma alternativa sustentável e contínua de fornecimento energético.
WEHEAL: Sistema de suporte à decisão clínica focado na manutenção da saúde preventiva. O objetivo do app é ajudar as pessoas a diferenciar estresses de doenças e realizarem autocuidados.