fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 02 Outubro 2020

SÃO CARLOS/SP - Se um drone sozinho já foi associado a um filme de ficção científica, imagine um esquadrão desses aparelhos em diferentes formas e tamanhos povoando o espaço aéreo, executando tarefas como pulverização da lavoura, numa velocidade muito maior do que seria feito apenas por um.

O uso desse novo formato ainda está em fase inicial, mas vários experimentos já estão sendo conduzidos pelo mundo afora e com aplicações diversificadas. No Brasil, a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) iniciou os estudos numa área com grande potencial de uso – a agricultura de precisão.

O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge conta que a robótica de enxame ou inteligência de enxame já é alvo de pesquisa no País, envolvendo grupo de produtores de café e área florestal. "Em ambos os casos, a Embrapa foi demandada por produtores para realizar um estudo visando a escolha da melhor plataforma de drones para trabalho em comboio", afirma o pesquisador, à frente da iniciativa.

No caso do café, o estudo conta com o apoio de uma rede de pesquisa em robótica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, e institutos de pesquisa da Itália. O projeto é focado em pulverização de áreas adensadas.

Segundo Lúcio Jorge, no caso da área florestal, a demanda está pautada na realização de inventários qualitativos em áreas plantadas. "Uma tendência muito forte está indicando que o crescimento no tamanho das aeronaves não deverá ser alterado, mas a operação de aeronaves menores dera ser realizada por apenas um controlador ao mesmo tempo", avalia.

Exemplo vem da natureza

Itália e Holanda são exemplos de países que estão apostando nessa tendência, eles se uniram para produzir e testar o primeiro protótipo no controle de ervas daninhas usando a robótica de enxame ou inteligência de enxame, segundo informações da Universidade e Pesquisa de Wageningen.

Especialistas acreditam que a aplicabilidade da robótica de enxame na agricultura de precisão vai trazer mudança de paradigma e impacto considerável, pelas vantagens que o conjunto de drones vai oferecer, entre elas, a redução de tempo para executar as tarefas e a geração de dados para tomada de decisões. Eles estimam que operações usando a inteligência de enxames vão aumentar drasticamente na próxima década.

Lúcio Jorge, que estuda o uso de drones na agricultura, processamento de imagens captadas pelas câmeras embarcadas nos aparelhos, há mais de 20 anos, diz que o "bando" de drones será capaz futuramente de avaliar alvos para aplicação de insumos agrícolas, distribuir tarefas e executá-las praticamente sem intervenção humana.

O exemplo vem da natureza, de enxames de abelhas, bando de pássaros ou cardumes de peixes, que usam a inteligência coletiva para se comunicar e resolver tarefas. "Vamos precisar dar apenas um comando para que o esquadrão se organize, assim como fazem os pássaros e de forma descentralizada", explica.

Uso de drones se expande no País

Assim como está ocorrendo em outros países, entre eles, os Estados Unidos, onde a Federal Aviation Administration (FAA) projeta um número de unidades de drones em quase quatro milhões para 2021, no Brasil o crescimento também vem se expandindo e deve chegar a 400 mil aparelhos no próximo ano.

Na era das fazendas conectadas, o pesquisador afirma que os drones estão gerando milhares de informações, de forma muito rápida, assim como outros dispositivos, como satélites que contam com sensores inteligentes para cumprir tarefas."O drone é uma ferramenta auxiliar, um complemento para tomada de decisão", constata.

De acordo com um levantamento do começo deste ano realizado pela consultoria McKinsey&Company, a aplicação de insumos em taxa variável (VRA) e drones são as tecnologias mais adotadas pelos produtores atualmente. A empresa ouviu cerca de 750 produtores de 11 estados, sendo 53% deles afirmaram que já utilizam pelo menos uma tecnologia ou estão dispostos a adotar pelo menos uma nas próximas duas safras.

"Ainda há muito espaço para crescer, tem demanda, são esperados ganhos de produtividade, redução de custos, mudança no próprio gerenciamento da fazenda com o uso de drones. A tecnologia está em todas as áreas", avalia Lúcio Jorge.

Mas o pesquisador chama atenção para a necessidade de convergência de várias áreas do conhecimento, como computação, engenharia,agronomia, biologia, entre outras, para analisar as camadas de informação geradas pelos aparelhos para tomada de decisão posterior. "Não é um único fator que é utilizado e analisado para fornecer um mapeamento ao produtor, por isso, é preciso vários saberes juntos", diz.

A operação dos chamados drones cooperativos foi abordada por Lúcio Jorge durante apresentação virtual no DroneShow, encerrado na quarta-feira (30/09).

 

 

*Por: Joana Silva

RIO DE JANEIRO/RJ - Xuxa Meneghel voltou nesta sexta-feira (2) aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, pela primeira vez desde que deixou a emissora, em 2015. A eterna Rainha dos Baixinhos foi gravar uma entrevista no programa da humorista Tatá Werneck, o “Lady Night”.

A participação da apresentadora no programa de Tatá era um sonho da humorista, que postou em suas redes sociais uma foto da loira, junto de uma declaração da importância desse encontro e um agradecimento a todas as pessoas que a ajudaram.

“Hoje eu realizei um sonho e ela me deu não uma entrevista, mas um momento de olhar pra vida e acreditar em cada verso de Lua de Cristal!”, diz Tatá.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hoje eu realizei um sonho. Eu comecei na Xuxa aos 11 anos. Eu fiz a última entrevista do programa da Xuxa na globo. Ela me deu o primeiro presente da deusa. E hoje ela me concedeu não uma entrevista: mas um momento de olhar pra vida e acreditar em cada verso de Lua de Cristal! Encontrei poucas e transformadoras vezes. Te amo @xuxamenegheloficial ! Obrigada rede @recordtvoficial pela liberação! Mto grata por isso! Obrigada minha equipe família (família mesmo. A gente se ama e só tem vontade de se ver pessoalmente quando é inevitável). Obrigada meu braço direito @marco_goncalves ! Meu príncipe @benincadavid ! @lilianamarante @caitomainier @joao_marcosrr @munizleandro @rubelrubelrubel Marcio (jura que vc não tem Instagram?) @edukrieger @nataliavoss @francofanti @carlabiriba @julianoezuel! @vitor.frad , fuma! Obrigada @multishow obrigada @redeglobo obrigada ! Dia de agradecer por ter acreditado que aos 37 eu não estaria presa

Uma publicação compartilhada por Tata Werneck (@tatawerneck) em

 Segundo a colunista Patrícia Kogut, o convite foi feito pessoalmente por Tatá e aceito por Xuxa no início do ano. Recentemente, a loira já havia participado de outra atração da casa, o programa Conversa com Bial, em que foi entrevistada por Pedro Bial. Mas, por conta da pandemia, esse encontro foi apenas virtual.

 

 

*Por: ISTOÉ GENTE

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar deteve um homem de 49 anos, acusado de agredir sua esposa na noite desta última 6ª feira (02), na Rua Bispo Dom Gastão, na Vila Izabel, em São Carlos.

Segundo consta, o pedreiro chegou em sua residência e encontrou o carregador de celular sobre a cama e teria ficado ‘nervosinho’ por isso. Ainda segundo informações, ele agrediu sua esposa.

A Polícia Militar foi acionada e uma viatura se deslocou para o endereço informado e encontrou a mulher de 39 anos com lesões e vermelhões pelo rosto.

Desta forma todos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde o pedreiro foi autuado em flagrante e conduzido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

O local abrigará parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides (INCT-HYMPAR)

 

SÃO CARLOS/SP - O Edifício do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides (INCT - HYMPAR) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será inaugurado na próxima terça-feira (6 de outubro). 

No Edifício serão desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre grupos de vespas que atuam como parasitoides de outras espécies de artrópodos. "Os trabalhos que serão desenvolvidos são de importância básica e aplicada, já que estas vespas podem ser bioindicadoras de preservação ambiental e agentes de controle biológico de pragas da agricultura", conta a Coordenadora do Projeto, Profa. Dra. Angélica Maria Penteado Martins Dias.

"Este é mais um edifício que irá fortalecer a infraestrutura das pesquisas na UFSCar", afirma a Reitora da Universidade, Profa. Dra. Wanda Hoffmann.

Com 304 m², o projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF) da Universidade. Contou com apoio da Pró-Reitoria de Administração (ProAd) e da Reitoria da Universidade.

Inauguração:
Data: 06/10/2020 
Horário: 8h30
Evento no Facebook: clique aqui - https://fb.me/e/3COkOdEYC

Transmissão ao vivo:
Facebook - clique aqui - https://www.facebook.com/reitoriaufscar
YouTube - clique aqui - https://www.youtube.com/channel/UCUeJ6MB19y4X_lIniTbHHbg

Publicado em Educação

BRASÍLIA/DF - O presidente Jair Bolsonaro prorrogou o prazo de redução das alíquotas de tributos sobre medicamentos e produtos usados no combate à covid-19. Ele editou ontem (2) um decreto que mantém a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Entre os produtos beneficiados estão as máscaras de uso hospitalar, o álcool de limpeza, os desinfetantes, óculos e viseiras de segurança, escudos faciais, aparelhos de terapia respiratória, entre outros. Por ter como finalidade o enfrentamento de uma calamidade pública, o governo não precisa justificar a redução apresentando outras fontes de receita que cobririam a ausência do tributo reduzido.

Verba para EPIs

O presidente também assinou uma medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de aproximadamente R$ 98 milhões para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros itens de segurança para servidores da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os equipamentos, bem como a instalação de proteções de acrílico beneficiarão os servidores em atendimento presencial, tanto no INSS quanto na Receita Federal. A medida auxilia no funcionamento de 1.561 agências do INSS, que serão reabertas para atendimento ao público.

 

 

*Por Agência Brasil

Publicado em Política

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi transferido para um hospital militar para tratamento depois de ser diagnosticado com Covid-19, informou a Casa Branca nesta última sexta-feira, enquanto o governo e a campanha eleitoral tentam se ajustar a mais uma turbulência em seu mandato.

Cerca de 17 horas depois de anunciar que tinha testado positivo para coronavírus, Trump caminhou lentamente da Casa Branca até um helicóptero que o aguardava para ser levado ao Centro Médico Militar Nacional Walter Reed em Bethesda, Maryland. Ele usava máscara e terno e não falou com os jornalistas.

“Acho que estou indo muito bem, mas vamos garantir que as coisas funcionem”, disse o presidente em um breve vídeo postado no Twitter.

Trump, de 74 anos, ficará em uma suíte especial no centro médico pelos próximos dias como medida de precaução, disse a secretária de imprensa da Casa Branca Kayleigh McEnany.

“Por excesso de cautela e por recomendação de seu médico e especialistas médicos, o presidente trabalhará nos escritórios presidenciais do Walter Reed nos próximos dias”, afirmou ela em um comunicado.

Trump está com febre baixa, de acordo com fonte familiarizada com o assunto. O médico da Casa Branca Sean P. Conley escreveu em um memorando que ele está “cansado, mas de bom humor”.

Este é o mais recente revés para o presidente republicano, que está atrás do rival democrata, Joe Biden, nas pesquisas de opinião antes da eleição presidencial de 3 de novembro.

Trump, que minimizou a ameaça da pandemia de coronavírus desde o início, escreveu no Twitter mais cedo nesta sexta-feira que ele e sua esposa, Melania, estavam entrando em quarentena após teste positivo para o vírus, que matou mais de 200.000 norte-americanos e afetou gravemente a economia dos EUA.

Trump é um paciente de alto risco por causa de sua idade e peso. Ele manteve-se aparentemente com boa saúde durante seu mandato, mas não é conhecido por fazer exercícios regularmente ou seguir uma dieta saudável.

Conley disse que Trump recebeu uma única dose do coquetel de anticorpos policlonais da Regeneron, uma técnica usada para tratar uma ampla gama de doenças. Os dados são limitados sobre sua eficácia para Covid-19, mas o chefe de doenças infecciosas dos EUA, dr. Anthony Fauci, está entre aqueles que afirmam que ela é promissora.

Trump também está tomando zinco, vitamina D, famotidina, melatonina e uma aspirina diária.

A doença do presidente afetou sua campanha de reeleição faltando apenas 31 dias para o dia da votação. Sua equipe eleitoral disse que irá adiar comícios e outros eventos que ele deveria participar, ou realizá-los online.

Biden retirou do ar os anúncios que atacavam Trump, mas, por outro lado, continuou sua campanha após um teste negativo para o vírus.

 

 

*Por: Steve Holland, Alexandra Alper / REUTERS

Publicado em Política

MUNDO - O atacante Neymar marcou seus dois primeiros gols da atual temporada nesta sexta-feira (2), quando o PSG goleou o Angers por 6 a 1 em partida válida pelo Campeonato Francês.

Alessandro Florenzi, Julian Draxler, Idrissa Gana Gueye e Kylian Mbappé marcaram os outros gols do PSG, que conquistou a quarta vitória consecutiva na competição, enquanto Ismael Traore diminuiu para o Angers de cabeça.

Depois de sofrer duas derrotas nas primeiras cinco rodadas da temporada, o PSG saltou para o segundo lugar na tabela com 12 pontos em seis partidas, um ponto atrás do líder Rennes.

O técnico do Angers, Stephane Moulin, que está no cargo desde 2011 e é o treinador com mais tempo entre as cinco principais ligas da Europa, escalou sua equipe com cinco jogadores na defesa, mas não teve sucesso.

Após Florenzi abrir o placar logo aos 7 minutos, Neymar ampliou com o pé esquerdo aos 36 minutos. O brasileiro marcou pela segunda vez na partida na volta do intervalo.

Draxler e Gueye marcaram em chutes desviados, antes de Mbappé garantir o sexto gol a seis minutos do fim.

 

 

*Por: Brian Homewood - REUTERS

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Empreendedor. Separamos cinco histórias de empreendedores brasileiros que, em meio a tantas dificuldades e desafios, não abandonaram o sonho de ter seu próprio negócio e criaram empresas de referência nos mais diversos segmentos. São trajetórias que inspiram e incentivam quem pretende empreender no Brasil. 

Empenhada em transformar vidas, criou a primeira agência de UX no Brasil

Nome: Melina Alves

Idade: 37 anos
Função: CEO e Co-Founder
Empresa: DUXcoworkers
Natural: Passos

De Passos, interior de Minas Gerais, a jovem, que aprendeu com a mãe o ofício de cabeleireira aos 14 anos, se desafiou a descobrir o mundo por conta própria. Com uma vontade imensa de transformar vidas, Melina Alves adentrou no universo do UX, que significa User Experience. O termo, relativamente novo, tem por objetivo melhorar ao máximo a experiência que o consumidor pode ter com determinado produto - uma maneira, aos olhos da jovem, de transformar vidas. Melina chegou aos 17 anos em São Paulo para estudar publicidade e, nos primeiros meses, conciliou os estudos com a tesoura. Exausta com a rotina puxada entre as cidades, dedicou-se apenas a faculdade e logo começou a estagiar.

Encantada com o poder do ‘bom uso’ da tecnologia, Melina rapidamente se destacou na área digital da comunicação e, envolvida com o tema, desenvolveu junto com a agência em que trabalhava o primeiro app de realidade aumentada, que tinha por objetivo provar que a era digital influenciava -e muito- no mercado de comunicação. E foi assim que a jovem do interior de Minas começou, por conta própria, a desbravar os conceitos e possibilidades que o UX trazia. Estudando e investindo todo o tempo possível em sua capacitação e consolidando seu nome no mercado, tornando-se pioneira no Brasil a profissionalizar o tema, criando a primeira consultoria e coworking de UX no mesmo local em 2010, a DUXcoworkers.

Inspirado no churrasco de rua, ele criou uma rede de bares e ganhou a fama de Rei dos Espetinhos

Nome: Leandro Souza
Idade: 37 anos
Função: CEO
Empresa: Espetto Carioca
Natural: Rio de Janeiro

Filho de empregada doméstica e porteiro, Leandro Souza nunca escondeu suas origens humildes. Pelo contrário: usou as referências do subúrbio da capital fluminense para criar um negócio hoje lucrativo e responsável por trazer a ele a fama de “rei dos espetinhos”. Ousado, ele embarcou para os Estados Unidos em busca de novas experiências. Trabalhou como entregador de pizza, segurança em casas noturnas, manobrista e, como sempre teve consigo uma veia empreendedora, chegou até a comprar parte do negócio em que trabalhou como vallet. Em 2008, resolveu voltar à pátria amada e, com muita criatividade e o dinheiro que conseguiu juntar, abriu a primeira loja Espetto Carioca no Recreio dos Bandeirantes, junto de mais dois sócios. O ambiente agradável, descontraído, aconchegante, com toque de sofisticação, foi resultado do olhar cuidadoso e observador de Leandro, que viu o sucesso que barraquinhas de churrasco faziam por toda a cidade.

Alguns anos depois, com outras duas unidades, os sócios se atentaram para uma nova oportunidade de mercado: o franchising. Desde então, a rede obteve bons números. Desde a abertura da primeira loja, hoje já somam mais de 30 unidades, em oito estados brasileiros e um faturamento que chegou em 2019 em R$ 78 milhões; mesmo ano em que adquiriu a rede de franquias Bendito, especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. Recentemente, inauguraram um frigorífico em São Paulo, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto consumido nas lojas, vender para outros bares e restaurantes, assim como produzir em packs com cinco ou 10 unidades que serão vendidos nas unidades franqueadas ou aplicativos de entrega. Com investimento de R$ 5 milhões, a perspectiva é que o frigorífico aumente o faturamento da rede em 20% ainda esse ano.

Transformaram o jeito de ensinar idiomas com uma metodologia inovadora

Nome: Paulo Arruda e Eduardo Pacheco
Idade: 54 e 46 anos
Função: CEO e Co-Founder
Empresa: Park Idiomas
Natural: Uberlândia

Eduardo Pacheco tinha acabado de voltar dos Estados Unidos, em 1996, onde foi estudar, quando começou a dar aulas de inglês. Ministrando-as, percebeu que algo precisava ser criado para resolver os problemas de aprendizado dos estudantes brasileiros, já que 95% dos alunos que terminavam os estudos se sentiam inseguros ao falar o idioma. Em 2000, junto do cunhado Paulo Arruda, executivo conceituado por sua carreira em grandes organizações, criou a Park Idiomas. O Método Park proporciona um aprendizado mais natural e intuitivo, já que os alunos começam dialogar para, somente depois, serem apresentados às normas gramaticais, assim como acontece com crianças que aprendem a falar as primeiras palavras. 

Atualmente com 73 unidades em oito estados e mais de 30 cidades brasileiras, percebeu durante a crise causada pela pandemia outras oportunidades de evolução: lançou um modelo de negócio mais acessível financeiramente e adotou o ensino híbrido, em que o aluno poderá ter aulas presenciais ou virtuais. Para os próximos anos, é alavancar os planos de internacionalização da marca, que já está presente nos EUA, Colômbia, México, Holanda e Portugal.

Para facilitar a vida da mulher multitarefas, ela criou um instituto de depilação e o transformou em um negócio milionário

Nome: Regina Jordão
Idade: 60 anos
Função: CEO
Empresa: Pello Menos

Natural: Rio de Janeiro

Foi pensando na rotina agitada da maioria das mulheres que a empresária carioca Regina Jordão visualizou e estruturou um negócio de sucesso num nicho de mercado pouco explorado até então: o de depilação. A história começou a ganhar forma em 1996, quando o marido contou que tinha sido demitido. Regina, que na época trabalhava em São Paulo numa clínica de estética e vivia viajando entre uma cidade e outra, já sonhava em arriscar-se no empreendedorismo. De maneira despretensiosa, em uma salinha pequena localizada em Copacabana, deu início ao  instituto Pello Menos, que, em 20 anos, tornou-se uma franquia com mais de 50 unidades em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Regina deu a cara à tapa e entrou nos comércios da região oferecendo o serviço de graça e convidando as mulheres a conhecer o novo instituto que tinha por ali, com um método inovador. A persistência valeu a pena e, com seis meses, o instituto já tinha 1000 clientes cadastrados. Em 2007, formatou o modelo para o franchising e, em 2010, inaugurou as primeiras unidades fora do estado. Um dos segredos desse sucesso tem a ver com o produto diferenciado que se usa para depilar, que, devido a elasticidade, minimiza a dor. O negócio, que começou com investimento de R$ 40, fruto da rescisão do marido, se transformou em R$ 49 milhões em 2019, prova que a liderança da mulher moderna é altamente eficaz.

Fez uma pequena pizzaria de bairro virar a maior rede 100% brasileira

Nome: Gabriel Concon

Idade: 38 anos

Função: Sócio-diretor

Empresa: Pizza Prime

Natural: Osvaldo Cruz/SP

O empreendedor Gabriel Concon, 38, se mudou da pequena cidade de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, para cursar Administração na capital paulista no início dos anos 2000. Mesmo antes de entrar na faculdade, ele já sabia o seu destino: ter um negócio próprio. A oportunidade morava ao lado: era uma pizzaria à venda na Aclimação, bairro em que morava. Ele e o pai uniram as economias e investiram cerca de R$ 20 mil no estabelecimento. Nos primeiros dois anos, Concon colocou a mão na massa: panfletou, atendeu aos consumidores - tanto por telefone quanto na própria pizzaria -, comprou os ingredientes e, esporadicamente, até realizou as entregas. Feliz e confiante, arriscou um empréstimo e comprou a segunda pizzaria, na Vila Mariana. E depois a terceira, na Mooca. Em 2008, junto com o irmão criaram a primeira loja totalmente do zero, na Vila Leopoldina, onde tiveram a vivência de toda a construção do negócio: da escolha do ponto ao layout.

Foi a partir daí que ele percebeu a dificuldade de gerir um único negócio com várias bandeiras e optou, então, em unificá-las sob o nome de Pizza Prime em 2011. A primeira sob essa chancela, em Novo Hamburgo (RS), trouxe mais aprendizados: identificar as regionalidades é um diferencial para o negócio. Foi assim que Concon inovou e criou a pizza de coração de galinha, para a região Sul, e pizza de camarão com jambú, para a região Norte. Com 25 unidades, em 2019, a Pizza Prime adotou o modelo de franquias. No mesmo ano, faturou R$ 48 milhões e vendeu 2 milhões de pizza.

Publicado em Economia

Cantora Naiara Azevedo contou esta semana que está na menopausa aos 30 anos

 

SÃO CARLOS/SP - A menopausa normalmente já é considerada um período difícil, mas quando acontece de maneira precoce, antes dos 40 anos, se torna ainda mais complicado, principalmente porque nessa faixa etária as mulheres estão em fase reprodutiva e na maior parte dos casos ainda pretendem ter filhos.

O tema entrou em destaque esta semana, após a cantora Naiara Azevedo anunciar que descobriu uma menopausa precoce aos 30 anos. Doutor Fernando Prado, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana da Clínica Neo Vita, doutor pela Imperial College London e pela Universidade Federal de São Paulo, explica porque isso acontece e quais são os próximos passos após o diagnóstico.

Segundo o especialista, a menopausa precoce ocorre quando o estoque de óvulos se esgota antes dos 40 anos e pode ter diversas causas. “O organismo feminino nasce com uma quantidade determinada de óvulos, e a cada ano que passa esta quantidade naturalmente diminui,” explica. Porém, alguns fatores podem acelerar esta perda, como causas genéticas, tratamento com quimioterapia, cirurgias no útero, cistos, doenças autoimunes, o tabagismo, ou até infecções virais, como a caxumba.

Como sabemos, o ciclo menstrual de uma pessoa é uma parte extremamente influente na sua vida e no seu dia a dia. O fim prematuro deste processo é muito impactante, especialmente pela impossibilidade de ter filhos. Felizmente, hoje em dia, devido ao avanço da medicina é possível realizar um diagnóstico antecipado e se preparar, como fez a cantora Naiara ao decidir congelar seus óvulos.

Então, como podemos descobrir a condição antes de os óvulos acabarem? “O exame do hormônio anti-mülleriano (AMH), consegue determinar a quantidade de óvulos ainda restantes no corpo,” responde o Dr. Prado. “Este teste costuma ser feito a partir dos 35 anos, porém em casos de fatores que possam alterar o organismo, o acompanhamento do hormônio deve começar anos antes”, complementa.

Caso a mulher queira ainda ter filhos biológicos, é recomendado o congelamento dos óvulos, que envolve outro processo. O congelamento de óvulos também é chamado de vitrificação e ocorre a partir do armazenamento das células que, no futuro, poderão ser fertilizadas em laboratório. “A técnica consiste em estimular os ovários por meio de medicamentos para ele produzir óvulos extras e depois serem extraídos com o manuseio de uma agulha específica guiada por ultrassonografia com a paciente sedada. Os óvulos retirados são tratados para serem congelados por tempo indeterminado”, explica o ginecologista.

Após o diagnóstico de uma menopausa precoce, o tratamento é o mesmo de uma menopausa comum, realizando-se a regulação dos hormônios com o uso de suplementos.

A melhor medida a ser tomada é manter um acompanhamento próximo com um profissional de confiança. “Os ovários são órgãos complexos e por muitas vezes volúveis em relação as suas respostas à estímulos externos, então sua situação deve ser sempre monitorada de perto, por um ginecologista ou especialista em Reprodução Humana”, conclui.

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - Juan Marcus e Vinícus ainda comemoram os recentes sucessos do último projeto “Pra Todo Mundo Ver”, que trouxe hits como “Cortesia”, “Hit do Ano”, “Boca Seca”, “Poema Bobo” e outros. Agora a dupla se prepara para anunciar uma série de novidades. Já nessa última sexta-feira (02), foi lançada “Parece Briga”, música inédita que também ganhou um clipe protagonizado pelos influenciadores Henrique Lima e By Pamellano.

“Estou muito feliz com esse novo projeto, cada um que a gente lança tem uma energia diferente e esse que está chegando, tenho certeza que será incrível. Em todos os nossos trabalhos, a gente sempre pretende mostrar o que é a nossa essência, sempre tentando colocar um pouco das nossas referencias, de tudo o que a gente ouve e absorve, de outros estilos musicais”, diz Juan.

“Esse novo EP esta incrível! A gente sempre procura trazer um trabalho diferente, mas com a nossa cara, é isso que queremos mostrar para esse Brasil afora”, completa Vinícius.

A dupla começou em 2010, fizeram shows em barzinhos por 6 anos, ganharam o público e desde 2018 são artistas das gravadora Universal Music. O último trabalho, "Pra Todo Mundo Ver", foi dividido em três EP’s e trouxe participações especiais de Zé Neto e Cristiano, Dilsinho, Felipe Araújo e Turma do Pagode.

Essa versatilidade, marca registrada da dupla, poderá ser vista novamente nesse próximo projeto e em breve serão anunciadas as datas dos próximos lançamentos. Além de “Parece Briga”, serão mais dois singles também com videoclipes, “Mal Acostumado” e “Feliz Sem Mim”. Todas essas músicas farão parte do EP, com previsão de lançamento para o final de novembro, com 6 faixas inéditas e 1 regravação.

No último final de semana, a dupla foi surpreendida no início da live que estavam participando. Foi entregue a placa comemorativa do YouTube pelos 100 mil inscritos no canal oficial e ainda o Single de Platina, pelos 80 mil singles vendidos de “Cortesia”, e o Single de Ouro pelos 40 mil singles vendidos de “Poema Bobo”.

“A gente fica muito feliz com essa conquista, porque a gente sabe o quanto é difícil essa nossa caminhada, mas esse reconhecimento e o carinho dos nossos fãs, os responsáveis por nos fazer chegar até momentos como esse, faz tudo valer a pena”, comemorou Vinícius.

Assista o clipe de "Parece Briga": http://www.youtube.com/watch?v=_NeK1Y0EbWI 

Publicado em Pop & Arte

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31