fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 16 Abril 2020

SÂO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta sexta-feira (17/04) a situação epidemiológica do município para o novo coronavírus (COVID-19).

São Carlos contabiliza 10 casos positivos (nesta sexta foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz 2 novos resultados positivos: uma mulher de 34 anos e 1 criança menor de 1 ano. Nem a mulher e nem a criança precisaram de internação).

Neste momento a cidade contabiliza 10 casos confirmados e 2 mortes confirmadas. Subiram para 173 os casos suspeitos descartados. Nesta sexta outros 10 exames negativos para a doença foram liberados pelo IAL e laboratórios credenciados.
Estão internadas 21 pessoas, sendo 11 adultos (enfermaria), 4 crianças (enfermaria), 4 adultos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 2 crianças na UTI.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 1.340 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 1.040 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 300 ainda continuam em isolamento. Essas pessoas não realizam mais exame para a COVID-19 (protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde).
O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - A troca de indiretas nos perfis do Instagram do jornalista Evaristo Costa e do padre Fábio de Melo agora têm um objetivo maior: arrecadar doações para o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) do Vale do Paraíba. “A Live do século” será transmitida no dia 25/04, às 18h.

“Cara a cara pela primeira vez. E por uma boa causa”, diz a legenda da postagem sobre a transmissão da dupla que é a “Maior Rivalidade do Brasil”.

https://www.instagram.com/p/B_CpYE5Af51/?utm_source=ig_embed

“Agora vão colocar tudo em pratos limpos! Eu vou assistir e ser testemunha da história!!”, comentou Cid Moreira. Para quem não sabe, os dois amigos fazem comentários ácidos para divertir os seguidores no Instagram e Twitter desde 2019.

https://twitter.com/pefabiodemelo/status/1234128985916944385?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1234128985916944385&ref_url=https%3A%2F%2Fvejasp.abril.com.br%2Fcultura-lazer%2Fevaristo-e-padre-fabio-de-melo-se-enfrentam-em-live-por-uma-boa-causa%2F

Juntos, a dupla soma mais de 26 milhões de seguidores só no Instagram e esperam arrecadar fundos para que a GACC continue a atender mais de 500 crianças em todas as fases do tratamento contra o câncer.

Sobre a GACC

Desde 1996, o grupo mantém um complexo hospitalar planejado para atender jovens e crianças com câncer, entre 0 a 19 anos. Os valores arrecadados permitem que o Hospital receba todos os casos encaminhados para diagnóstico e início imediato de tratamento sem fila de espera. O tratamento integral também é oferecido sem custo nenhum aos pacientes.

A partir de R$30, é possível fazer doações no próprio site da GAAC.

 

*Por: Fernanda Almeida / VEJASP

Publicado em Celebridades

SALVADOR/BA - A cantora Ivete Sangalo está sendo acusada de gordofobia por uma publicação feita em seu Instagram. Ao “brincar” com hábitos alimentares adquiridos nesta quarentena pelo novo coronavírus, a artista foi criticada pelo modo que encontrou para falar sobre isso: mostrando o corpo gordo como algo ruim.

Para falar sobre suas percepções acerca do isolamento que todos estamos vivendo, a cantora fez uma "piada" que tem sido bastante recorrente neste período de quarentena: a de que todos vamos engordar devido ao tempo confinados, o que seria indesejado por todos, ou seja, reforçando a ideia preconceituosa de que gordo é sinônimo de ruim.

No post em questão, Ivete compartilhou a imagem de dois bonecos que seguram suas barrigas e choram. Na legenda da imagem, a cantora escreveu: “Como vai pança? Ah, eu to bem, crescendo e aprendendo hahahahahaha. Minha barriga não ta obedecendo a quarentena, só fica saindo.”

https://www.instagram.com/p/B_Al6gFnpFJ/?utm_source=ig_embed

Nas redes sociais, internautas apontaram os fatores problemáticos da publicação de Ivete e o porquê o comentário da cantora pode ser lido como gordofóbico.

"Ela, que está longe de ser uma mulher que tem 'pança', fazendo piada enquanto pessoas realmente gordas sofrem com gordofobia todo santo dia", escreveu um internauta no Twitter.

https://twitter.com/alefbass1/status/1250579645268930561?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1250579645268930561&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.vix.com%2Fpt%2Fcomportamento%2F585078%2Fivete-sangalo-e-acusada-de-gordofobia-por-post-no-instagram

No Instagram, a jornalista Naiana Ribeiro e defensora do movimento body positive, que fala sobre a aceitação da própria imagem, também explicou por que a postagem reproduz ideias gordofóbicas e é prejudicial.

"Os dois bonequinhos estão apertando a barriga e chorando ao olhar para ela. Isso mostra que ninguém quer ser gordo e ninguém quer engordar. E não é que necessariamente eles são gordos. O grande problema é a mensagem como essa, que claramente é preconceituosa, pode fazer com que pessoas se sintam mal. E pessoas são, tipo, qualquer pessoa, porque são raríssimas aquelas que seguem o padrão considerado ideal, com o corpo de barriga negativa. E muita gente vai se sentir mal vendo essa postagem", explicou Naiana.

 

*Por: VIX.com

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos, deteve um rapaz com drogas na Rua José Vicente de Vitta, região sul da cidade.

Segundo consta, uma viatura estava realizando patrulhamento, quando avistaram o rapaz dispensando algo beirando a calçada e perto de um terreno baldio. O sujeito ao ver a viatura saiu caminhando como se nada estivesse acontecendo, porém o mesmo foi abordado.

Os GMs ao realizar vistoria corporal, foram encontrados 01 porção de maconha, 01 isqueiro e R$ 20,00 em dinheiro. Ao voltar ao local onde o indivíduo estava, foi localizado 11 eppendorfs cheios de substância semelhante à cocaína, mais 3 porções de maconha. O suspeito assumiu ser o possuidor do entorpecente, e alega que comercializava para matar sua fome.

Diante dos fatos, C.A.M, de 18 anos, foi conduzido à DISE.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - O Brasil registrava ao menos 30 mortes de profissionais de enfermagem causadas pela Covid-19 até esta quarta-feira (15), de acordo com balanço do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O levantamento retrata o impacto das infecções do novo coronavírus entre enfermeiros, técnicos e assistentes

Outros 4 mil profissionais estão afastados pela doença, sendo 552 com diagnóstico confirmado e mais de 3,5 mil em investigação. Ao todo, já são mais de 4,8 mil denúncias por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar, de acordo com o Cofen (Cofen).

Os números chamam a atenção pela escalada de casos reportados por enfermeiros responsáveis ou coordenadores das áreas de atendimento. Em 5 de abril, eram 230 casos suspeitos ou confirmados. Dez dias depois, o número saltou para 4.089 – quase 18 vezes mais.

"Os dados refletem o avanço da pandemia e têm nos preocupado muito. O maior problema hoje na enfermagem é a falta de equipamento de proteção individual (EPI). Há denúncias de reúso de máscara N95 e outras que são feitas com material duvidoso. Se a pandemia avança e não temos EPI, a tendência é ter um maior número de profissionais contaminados e mais afastamentos", afirma Gilney Guerra, conselheiro federal.

Denúncias de falta de EPIs

Segundo Guerra, os profissionais de enfermagem estão na linha de frente no atendimento aos pacientes com coronavírus. Ao todo, há 2.263.132 profissionais de enfermagem registrados nos conselhos da profissão em todo o país, segundo o Cofen.

Guerra cita que, em tempos de pandemia, segue-se uma resolução da Anvisa que determina um técnico de enfermagem para cada dois leitos de UTI e um enfermeiro para cada 10 leitos. São eles que monitoram os equipamentos de ventilação mecânica para ajudar os casos graves da doença e administram os medicamentos

Nem sempre, de acordo com Guerra, esses profissionais fazem o trabalho com a segurança necessária. De 13 de março a 16 de abril, o Cofen registrou 4.806 denúncias de falta de equipamentos de proteção individual, proibição do uso do material existente na instituição, pedidos para que os profissionais adquiram seus próprios materiais de segurança e também para que reutilizem materiais descartáveis.

"Fala-se muito que os profissionais de saúde são heróis, mas é preciso lembrar que o herói adoece, precisa de EPI para trabalhar, e precisa ser respeitado nas suas limitações", afirma Guerra.

De acordo com o Ministério da Saúde, o problema está no fornecimento dos produtos. Cerca de 90% dos materiais são produzidos na China, que encerrou a produção devido à pandemia e, agora, os países enfrentam uma disputa entre si na compra dos materiais.

Necessidade de contratação emergencial

O conselheiro federal de enfermagem alerta que há profissionais de grupo de risco trabalhando na linha de frente de combate ao Covid-19. De acordo com os dados do Cofen, entre os profissionais afastados por suspeita ou confirmação do novo coronavírus, 38% têm entre 31 e 40 anos; 23% têm entre 41 e 50 anos; 7,95% têm entre 51 e 60 anos e 1% é acima de 60.

"Entendemos que estamos em uma pandemia, mas é preciso haver uma contratação emergencial e remanejamento desta força de trabalho. Colocar um enfermeiro diabético, hipertenso, ou com mais de 60 para atuar não é correto. Temos um registro de 9% de desemprego na área, estes profissionais precisam ser chamados porque, quando um enfermeiro se contamina, ele precisa ser afastado por 15 dias", alerta.

A importância do trabalho dos enfermeiros foi lembrada pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson no último fim de semana. Ao receber alta do hospital onde esteve internado por Covid-19, Johnson citou o nome de vários enfermeiros e fez um agradecimento emocionado a dois, em especial, que estiveram com ele nos momentos mais críticos da doença.

"A razão para o meu corpo voltar a ter oxigênio foi por eles estarem a todos os segundos da noite ao meu lado, me olhando, eles estavam pensando como agir e cuidando de mim, fazendo as intervenções que eu precisava", afirmou.

*Por G1

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (17) a prorrogação do período de quarentena no estado de São Paulo até o dia 10 de maio. A medida é utilizada para evitar a propagação do vírus, diminuindo a circulação de pessoas nas ruas.

É a segunda vez que a quarentena é prorrogada em São Paulo. A prorrogação valeria até o dia 22 de abril, mas o governador decidiu renová-la até maio. A medida vale para os 645 municípios do estado.

“Vamos ampliar a quarentena para evitar o colapso da saúde pública e também do sistema privado”, disse Doria. Durante a quarentena no estado, somente podem funcionar os serviços considerados essenciais, tais como os de logística, alimentação, saúde e segurança pública.

“Há um mês tínhamos a primeira morte [por coronavírus]. Hoje já são 853 mortes. Infelizmente, os casos estão em expansão. As enfermarias dos hospitais públicos estão recebendo muitos pacientes e alguns deles já estão no limite”, disse o governador, justificando a prorrogação da quarentena.

 

*Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Coronavírus

BRADÍLIA/DF - Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59 desta sexta-feira (17), para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição. A solicitação é feita, exclusivamente, por meio da plataforma virtual Página do Participante, dentro do site do Enem. O procedimento não garante a participação no exame. As inscrições devem ser realizadas de 11 a 22 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, o participante habilitado para a isenção em 2019 que não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir nova gratuidade neste ano. O processo também deve ser realizado pela Página do Participante.

Tem direito à isenção da taxa quem cursar a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; tiver cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A pessoa precisa também declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Cadastro

Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão ter o login único do governo federal, pelo portal gov.br. O acesso poderá ser realizado por meio da Página do Participante do Enem. A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

Enem Digital

O exame digital será oferecido a partir deste ano, com implantação gradual e aplicação-piloto para 100 mil pessoas de todo o país. A estrutura das provas é a mesma do modelo impresso.

A modalidade tem edital próprio, mas as regras para pedidos de isenção e justificativas de ausência são as mesmas.

As provas da versão digital estão previstas para 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, para 1º e 8 de novembro.

*Por Agência Brasil, com informações do Ministério da Educação

Edição: Aécio Amado

 

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia assinou nesta quinta-feira (16/04) e publica na edição desta sexta-feira (17/04), no Diário Oficial do Município, o Decreto Nº 163 que dispõe sobre o fornecimento de vale alimentação aos alunos da rede municipal de ensino durante o período de suspensão das aulas, determinada pela administração municipal para conter o avanço do novo coronavírus na cidade.
O vale alimentação será entregue para as famílias de cada aluno matriculado na rede municipal de ensino no valor de R$ 50,00 por mês e deve ser utilizado, exclusivamente, na aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais da cidade. O repasse desses recursos é para suprir as condições mínimas de alimentação dos alunos que estudam em uma das 60 unidades escolares do município.
A contratação da empresa para realizar a expedição dos vales será realizada baseada no artigo 4º-G da Medida Provisória nº 926, de 20 de março de 2020.
O Decreto terá validade tão somente enquanto perdurar a situação de Pandemia, extinguindo-se com o retorno das atividades escolares.
Caberá a Secretaria Municipal de Educação a identificação e a distribuição do vale alimentação entre as famílias de alunos contemplados com o benefício. Já os recursos, aproximadamente R$ 770 mil por mês, serão repassados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela aquisição dos produtos da merenda escolar.
A suspensão das aulas foi anunciada em 16 de março e iniciou de forma gradativa na primeira semana. Em 23 de março foi suspensa oficialmente por tempo indeterminado.
Na Educação Infantil foram matriculados para esse ano letivo 9.276 crianças e no Ensino Fundamental I e II 6.265 alunos, totalizando 15.541 alunos na rede municipal de ensino.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Por volta das 18h de ontem, 16, a Polícia Militar deteve quatro pessoas na Rua da Paz, no CDHU, em São Carlos.

De acordo com informações, a Força Tática com apoio do 11º BAEP, em operação realizada no CDHU, foi até o condomínio 6, e alguns indivíduos que ao perceberem a presença da viatura saíram correndo e durante o percurso dispensaram uma sacola contendo em seu interior cocaína, maconha e crack, mas dois homens e duas mulheres foram detidos.

Em posse de informações os Militares foram até o Bloco 03, Condomínio 05, onde foi localizado em uma sacola várias porções de maconha, embalagens para embalar a droga e uma caixa contendo vários rádios comunicadores.

Sendo assim partes conduzidas até o plantão policial onde foi lavrado RDO, e as partes permaneceram a disposição da justiça.

As partes foram encaminhadas ao Plantão Policial, onde a ocorrência foi apresentada, ficando à disposição da justiça.

Apreendidos:

  • R$60,90
  • 01 tijolo de maconha
  • 140 invólucros de maconha
  • 112 microtubos de cocaína
  • 188 pedras de crack
  • Anotações referentes ao tráfico
  • Apetrechos para o tráfico de drogas

[caption id="attachment_42643" align="aligncenter" width="724"] Divulgação[/caption]

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) a 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do Número de Identificação Social - NIS - é igual a 2.

Também nesta sexta-feira, ela deposita o auxílio emergencial de R$ 600 para 1.958.268 de pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro (inscritas no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família).

O crédito será feito na conta poupança digital da Caixa aberta pelo banco para cada beneficiário.

Saque em dinheiro

O auxílio emergencial começará a ser sacado em dinheiro no próximo dia 27. Os saques ocorrerão conforme o mês de nascimento do beneficiário. A medida visando reduzir os efeitos do coronavírus na economia brasileira.

As retiradas ocorrerão no dia 27 para os nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 28 para os nascidos em março e abril, dia 29 para os nascidos em maio e junho e no dia 30 para os nascidos em julho e agosto. Em maio, será a vez de os nascidos em setembro e outubro sacar o benefício no dia 4; e os nascidos em novembro e dezembro, no dia 5.

O dinheiro poderá ser retirado sem a necessidade de cartão em casas lotéricas, caso elas estejam abertas, e em caixas eletrônicos.

A Caixa informou que não é necessário retirar o dinheiro porque o valor depositado na poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos e contas domésticas e para transferências ilimitadas para contas da Caixa, permitindo até transferências mensais gratuitas para outros bancos nos próximos 90 dias.

Bolsa família

Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber o auxílio emergencial hoje, nos casos em que o valor é mais vantajoso que o recebido pelo programa de transferência de renda.

O pagamento será feito para os beneficiários com Número de Identificação Social – NIS 1. Amanhã, será a vez de 1.359.786 famílias com NIS 2. Os valores serão creditados de acordo com o NIS até o dia 30 deste mês, quando será pago para aqueles com NIS 0.

 

*Por: Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil 

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.