fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 07 Abril 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou nesta quarta-feira (08/04) que recebeu do Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório referenciado pelo Governo do Estado de São Paulo para a realização de exames da COVID-19, mais um resultado positivo para a doença. Trata-se de um homem, de São Carlos, que morreu no último fim de semana.

32 pessoas estão internadas neste momento, sendo 19 adultos (enfermaria), 3 crianças (enfermaria), 7 adultos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 1 criança na UTI. Duas pessoas de outros municípios continuam internadas em São Carlos, sendo uma na UTI e 1 na enfermaria.

Uma senhora de 88 anos, de outro município, internada em São Carlos no último dia 6 de abril, morreu nesta quarta-feira (8/4). De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a morte é contabilizada para a cidade onde a pessoa morava.

Portanto o município contabiliza neste momento 4 casos positivos, com uma morte confirmada, outras 9 mortes SUSPEITAS continuam em investigação. 38 casos já foram descartados, já que o IAL liberou outros 2 resultados negativos para a COVID-19.

NOTIFICAÇÕES - Devido à mudança no sistema de notificação de casos suspeitos da COVID-19, todas as pessoas que foram anteriormente notificadas realizaram coleta de exame e já cumpriram o período de isolamento domiciliar. Porém, o município adotou um sistema de notificação de Síndrome Gripal, onde já passaram em atendimento nos serviços públicos e privados 1.154 pessoas desde o dia 21 de março. Essas pessoas não realizam mais exame para COVID-19, porém são colocadas em isolamento domiciliar por 14 dias após o atendimento.
O novo protocolo do Ministério da Saúde recomenda coleta de exame somente para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (internados) e para profissionais da saúde com Síndrome Gripal.
O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

Universidades e empresas se unem a hospital numa força-tarefa em prol da saúde

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa recebeu 90 máscaras doadas por uma rede formada por pesquisadores da USP e da UFSCar. As Face Shields, como são conhecidas, estão sendo usadas pela equipe do hospital (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas) que está cuidando dos pacientes com suspeita de Coronavírus. “Esses protetores faciais são um dispositivo a mais para proteger todo o rosto (olhos, nariz e a boca) contra partículas, sprays e respingos de fluídos corporais. Esses acessórios geralmente não são usados ​​sozinhos, mas em conjunto com outros equipamentos de proteção”, explica o diretor clínico da Santa Casa, Flávio Guimarães.

AS MÁSCARAS

As máscaras Face Shields, usadas para complementar os Equipamentos de Proteção Individual na Saúde, foram desenvolvidas por pesquisadores na Europa. Em seguida, foram aperfeiçoadas por vários grupos ao redor do mundo, incluindo a equipe formada por cientistas do Departamento de Engenharia Mecânica da USP, em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar e o Centro Federal Renato Archer (CTI), de Campinas. A tiara 3D é feita de ABS (um tipo de composto plástico) e a viseira feita de PET G (um material atóxico). “Depois de conversar e entender as necessidades dos profissionais da área da saúde, a própria Santa Casa conduziu um teste de esterilização usando um tipo específico de água oxigenada e o resultado foi satisfatório. Nós e o hospital constatamos ainda que a higienização das máscaras pode ser feita também com água e sabão ou álcool 70%”, explica a pesquisadora do Departamento de Engenharia Mecânica, Zilda de Castro Silveira.

Os protótipos foram feitos em impressoras 3D do laboratório do Departamento de Engenharia Mecânica da USP. Mas esse tipo de equipamento demora pelo menos 1 hora e meia para fazer 1máscara, devido às características especificas para fazer esse equipamento, diferente do processo tradicional.

Para otimizar o processo e produzir as máscaras em larga escala, o grupo de pesquisa da Escola de Engenharia da USP (EESC-USP), em conjunto com o Departamento de Engenharia de materiais e de produção da UFSCar, conseguiu firmar uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer).

As empresas afiliadas à ABINFER, ligadas ao setor de ferramentaria e de injeção plástica e espalhadas por São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, estão trabalhando para começar a produzir as Face Shields a partir da semana que vem. O objetivo do grupo é entregar 400 mil máscaras para o Ministério da Saúde até o dia 7 de abril.E conta com o apoio dos cientistas para produzir esses equipamentos.

Publicado em Coronavírus

RIO DE JANEIRO/RJ - Nesta última terça-feira (07), o jornalista e apresentador Marcelo Cosme, do programa ‘Em Pauta’, da GloboNews, resolveu sair do isolamento social e fazer uma caminhada em uma praia do Rio de Janeiro, mas logo foi reconhecido e começou a ser filmado por um telespectador que ficou revoltado com a postura do profissional de comunicação de furar a quarentena diante desta grave pandemia do coronavírus.

Identificado como Alexandre Monteiro, o rapaz que filmou Marcelo criticou o fato dele “achar um absurdo ter pessoas na rua” durante seu programa, sendo que por trás das câmeras o próprio vai de contra a recomendação de ficar em casa.

“Quero filmar bem a sua cara, pra mais tarde você dizer lá no GloboNews Em Pauta que é um absurdo as pessoas estarem na praia, né?” questionou Alexandre. Marcelo Cosme então retruca: “Você me respeita. Você está me perseguindo há dois dias. Não sou do grupo de risco”, diz o jornalista. “Ah, não é? Mas a população toda é? Não pode trabalhar, não pode fazer nada que você faz escândalo no GloboNews Em Pauta, né? Seu lacrador”, grita. Em seguida, Marcelo Cosme deixa Alexandre falando sozinho e sai andando do local.

Assista ao vídeo em que Marcelo Cosme aparece caminhando pela praia:

https://youtu.be/kfq4wSstuUQ

*Por: ISTOÉ GENTE

Publicado em Celebridades

SÃO PAULO/SP - Luciana Gimenez tem 50 anos de idade e continua sendo uma das mulheres mais bonitas da TV brasileira. Na madrugada desta quarta-feira (8), a musa usou o perfil da sua rede social para responder algumas perguntas dos internautas. De macacão de unicórnio e comendo chocolate na cama, ela aproveitou a quarentena para falar de temas polêmicos.

A apresentadora foi perguntada sobre como foi o seu relacionamento com o roqueiro Mick Jagger, 76, da banda Rolling Stones. O astro é pai de seu primogênito, Lucas Jagger, de 20 anos de idade. “Podia ser melhor. É um dos meus melhores amigos e pai do Lucas. Amo de paixão.”, revelou.

Ao ser questionada se é feliz, Gimenez foi direta. “Eu sou muito feliz. Sou feliz, sim. Uma coisa interessante: você pode até, de vez em quando, estar triste, porque você ter momentos de tristeza não quer dizer que você não seja feliz. E eu sou muito feliz”, finalizou.

 

*Por: Shayane Medina / FAMOSIDADES

Publicado em Celebridades

Médico infectologista foi alvo de tuíte do presidente por não ter revelado quais medicamentos usou para tratar seu quadro de covid-19

Mencionado em um tuíte do presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quarta-feira (8), o infectologista David Uip, coordenador do centro de contingência do coronavírus do governo de São Paulo, manifestou-se sobre a publicação durante entrevista coletiva nesta tarde.

Mais cedo, o presidente escreveu na rede social: "Cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz. Dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da COVID-19. Seriam questões políticas, já que um pertence à equipe do governador de SP?".

E emendou: "Acredito que eles falem brevemente, pois esse segredo não combina com o Juramento de Hipócrates que fizeram. Que Deus ilumine esses dois profissionais, de modo que revelem para o mundo que existe um promissor remédio no Brasil".

Além de Uip, o outro médico a quem Bolsonaro se referiu é o cardiologista Roberto Kalil FIlho, do Hospital Sírio-Libanês e do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

Uip começou sua fala "lamentando" que haja pessoas preocupadas com o tratamento pessoal dele, mas direcionou a crítica ao presidente.

"Presidente, eu respeitei o seu direito de não revelar o seu diagnóstico [Bolsonaro não mostrou seu exame negativo para covid-19], respeite o meu direito de não revelar o meu tratamento. Eu nunca revelei tratamento dos meus pacientes, eu nunca revelei a doenças dos meus pacientes sem ser autorizado. Então, presidente, por favor, me respeite e respeite o meu direito à privacidade."

O governador de São Paulo, João Doria, lembrou que foi o próprio David Uip, em conversa com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que sugeriu a distribuição da cloroquina em toda a rede pública.

O infectologista ressaltou que o uso do medicamento depende de prescrição médica, deve ser feito em hospital e com consentimento do paciente.

"Nada mudou, a cloroquina, desde a semana passada, está indicada para pacientes internados, desde que prescrita por médicos, com aceite formal no papel assinado pelo paciente. Temos uma enorme experiencia com cloroquina. Usamos a cloroquina há muitos anos no tratamento da malária. É uma droga importante, com efeitos colaterais não desprezíveis. É um medicamento que deve ser utilizado sob prescrição e observação médica."

Doria disse que os ataques aos médicos partiram "mais uma vez, sob orientação do dito gabinete do ódio, em Brasília", e que objetivam "destruir a reputação de pessoas".

"Não foi nenhum médico no Brasil que afirmou por várias vezes que a gravíssima epidemia do coronavírus era uma 'gripezinha' ou um 'resfriadozinho'. Nenhum brasileiro ouviu isso de um médico, portanto, respeito com os médicos no Brasil."

Roberto Kalil Filho

Logo após os tuítes do presidente, ainda internado, Kalil Filho concedeu uma entrevista à rádio Jovem Pan e admitiu que recebeu o medicamento, junto a outros, mas ressaltou ter uma preocupação, pois como médico e professor universitário, tinha que respeitar a ética médica.

"Tudo o que eu não quero, pela ética médica, é influenciar outros tratamentos. Se eu estou falando para milhares de pessoas e falo que usei cloroquina, todo mundo vai querer inadvertidamente usar cloroquina. Então, essa é uma responsabilidade muito grande."

No entanto, ele disse que na condição de paciente, recebeu a proposta de tratamento da equipe médica que incluía a hidroxicloroquina.

"Aí você vai me perguntar, você melhorou só por causa da hidroxicloroquina? Provavelmente não, porque [foi] uma gama de remédios. Deve ter ajudado? Espero que sim, provavelmente sim."

David Uip ressaltou que é um direito do paciente revelar o tratamento, assim como é um direito manter sigilo.

*Por R7

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Procon e o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano com o apoio da Guarda Municipal  e Policia Militar realizaram na manha e tarde desta quarta- feira( 08) operações especificas em supermercados para verificar o cumprimentos dos Decretos Municipais e recomendações em relação ao funcionamento dos supermercados na cidade.

A Diretora do Procon Juliana Cortês , Chefe de Fiscalização Andre Zambon e o Diretor de Fiscalização Rodolfo Tiberio Penela realizaram vistorias em quatro estabelecimentos para verificar o cumprimento do controle de acesso estipulado na recomendação do Ministério Público e Decretos Municipais.

A Diretora do Procon Juliana Cortês informou que serão realizados operações especificas em supermercados para verificar o cumprimentos das exigências pelos supermercados. O período de orientações já foi realizado e partir de agora qualquer irregularidade constatada o local será multado, inclusive com a possibilidade de Interdição, caso não haja a solução dos problemas.

O Chefe de Fiscalização Andre Zambon disse que todas as irregularidades constatadas estão sujeitas a aplicação de multas e demais sanções previstas no Código de Posturas do Municipio.

O Diretor de Fiscalização Rodolfo Tiberio Penela informou que haverá operações especificas em atividades de deposito de gás e supermercados  periodicamente para que as normas sejam fiscalizadas e cumpridas.Nessa operação um supermercado foi autuado por excesso de aglomeração  de pessoas, disse Penela.

O Secretario de Segurança Pública Samir Antônio Gardini disse que as operações continuam sendo realizadas 24 horas por dias, para garantir o cumprimento das vedações e exigências dos Decretos Municipais.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Governo paulista registrou nesta terça-feira 67 novos óbitos nas últimas 24 horas, um recorde. Com isso, um total de 371 pessoas já morreram no Estado mais populoso do Brasil por causa do novo coronavírus, segundo o levantamento oficial, com 5.682 casos confirmados da doença. Apesar de a cidade de São Paulo ser o epicentro da Covid-19 no Estado e no Brasil, a preocupação do Governo João Doria (PSDB) vem recaindo nesta semana em cidades do interior, onde as medidas de isolamento social vêm sendo menos efetivas, com registros de maior circulação de pessoas do que na capital, segundo os dados de mobilidade analisados pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). De acordo com um estudo feito pela instituição, a Covid-19 vem chegando a centros regionais fora da capital paulista a partir dos principais eixos rodoviários e têm potencial para atingir localidades nos arredores em “efeito cascata”.

Os pesquisadores da UNESP, que integram o Centro de Contingenciamento do Coronavírus do Estado, se debruçaram sobre vários dados e estudos do IBGE para identificar os principais eixos rodoviários que ligam a capital paulista a outros polos regionais do Estado. “Na medida que o tráfico aéreo foi interrompido, essa difusão se dá pelo asfalto por esses eixos e num efeito cascata", explica o professor Raul Guimarães, do Laboratório de Geografia da Saúde na UNESP. O levantamento identificou 13 municípios de médio porte que são o destino da Covid-19: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga.

“Então, para além da metrópole, estão aparecendo casos nesses 13 principais centros e, em seguida, em municípios predominantemente urbanos que tem forte relação com esses centros”, acrescenta Guimarães. De acordo com o professor Carlos Magno, epidemiologista da Faculdade de Medicina da Unesp (Botucatu), trata-se, em primeiro lugar, de um “modelo hierárquico”, em que coronavírus faz seus principais “saltos” da metrópole para outras cidades a partir desses eixos; e depois, “um modelo de contiguidade”, em que o vírus se espalha para as localidades vizinhas.

A boa notícia diz respeito à velocidade de expansão do coronavírus no Estado, explica Magno. Os indicadores de velocidade mostram que, se antes uma pessoa podia contagiar outros 4,5 indivíduos, essa taxa caiu para 2. “O isolamento social é até hoje a única medida conhecida para reduzir o número de mortes e de internação”, explica. A curva de crescimento no interior, porém, se encontra “duas ou três semanas” atrasada. “O isolamento deve ser feito em todo o Estado, não faz sentido decretar em algumas cidades e em outras não”.

O mecanismo

Um exemplo de como o vírus se espalha facilmente por cidades vizinhas se dá nos arredores da capital paulista. A segunda cidade com mais contágios registrados é São Bernardo, polo industrial vizinho da principal metrópole da América Latina. Lá foram registrados 129 casos e 6 óbitos até esta terça.

Até agora, dos 645 municípios do Estado, 121 já possuem ao menos um caso da covid-19. Isto é, 20% do total. Por ora, os municípios rurais do entorno não vem registrando muitos casos. “Mas é uma questão de tempo. A partir do momento que espalhar, você entra naquela fase descontrolada [da epidemia]”, alerta Guimarães, para quem apenas as medidas de isolamento social poderiam frear a dispersão pelo interior.

Essa foi uma das motivações de Doria para estender a quarentena por mais 15 dias, até o dia 22 de abril. De acordo com o professor Magno, a taxa de isolamento social na capital paulista gira em torno de 60%, mas cai para pouco mais de 40% em cidades do interior. A média do Estado ficou em 54%. "A orientação é aumentar o rigor. Se houver necessidade de mais medidas restritivas não teremos hesitação em fazer”, afirmou o governador em coletiva de imprensa nesta segunda-feira. O professor Magno acredita que existe “uma falsa sensação de segurança” no interior, o que reduz “a eficácia da mensagem de isolamento”.

Durante a coletiva de imprensa, Doria ainda avisou que a Polícia Militar está autorizada não só a dar orientações como também evitar aglomerações, lançando mão de medidas coercitivas que podem, inclusive, “penalizar as pessoas com penas previstas em lei” e “levar à prisão”. São medidas como essa que, segundo Magno, explicam a importância de identificar a dinâmica da expansão do coronavírus. “Você não vai poder colocar medidas de vigilância nos 645 municípios, mas você pode escolher os 30 mais relevantes nos quais, se houver um grande isolamento social, você protege os vizinhos”, explica o professor da UNESP. Ainda nesta semana, o Ministério da Saúde falou em flexibilizar as medidas de isolamento em cidades menores onde menos de 50% da rede de saúde esteja comprometida.

Para o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, é preciso aumentar o distanciamento social em até 70% para evitar um colapso do sistema de saúde. “Se nós conseguirmos aumentar o distanciamento social, que estava em média de 54%, para 70%, o número de leitos no estado de São Paulo será suficiente para essa primeira onda epidêmica. Se nós não aderirmos a essa proposta do estado, nós teremos mais dificuldade com leitos", afirmou nesta terça em coletiva de imprensa.

*Por: FELIPE BETIM / ELPAÍS

Publicado em Ciência & Saúde

Equipes levam informações sobre uso de equipamentos de segurança e esclarecem dúvidas de colaboradores

 

SÃO CARLOS/SP - Diante da pandemia do coronavírus, a Unimed São Carlos está atuando para levar informações a toda população e minimizar, ao máximo, a disseminação do vírus. Assim, a cooperativa vem disponibilizando atendimento especial de orientação sobre o Covid-19 aos colaboradores de suas empresas parceiras.

As equipes do SOU - Saúde Ocupacional da Unimed São Carlos realizam visitas agendadas a essas empresas, tomando todas as precauções de segurança para a não disseminação da Covid – 19. O grupo, formado por médico e Técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho da Unimed, apresenta as informações sobre o vírus, formas corretas de higienização e tiram dúvidas dos colaboradores. Durante o encontro, ainda são repassadas orientações sobre o uso de Equipamento de Prevenção Individual (EPI) e prevenção respiratória.

A Coordenadora do SOU, a médica Maria Angélica Robin de Siqueira, enfatiza a importância de levar informação de qualidade às empresas parceiras. “Diante de tantas informações, vindas por diferentes canais, é importante nossos profissionais orientarem os colaboradores de nossos parceiros sobre cuidados, tanto no trabalho como com sua família, para que, juntos, tenhamos ainda mais sucesso no enfrentamento desse momento de crise. Estamos tomando todo cuidado necessários para evitarmos contato e a disseminação do coronavírus”, enfatiza a médica.

Saúde Ocupacional da Unimed São Carlos

Com o foco na prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores, o Saúde Ocupacional Unimed (SOU) elabora e administra programas exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e demandas do E-Social de empresas.

Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - O vereador Leandro Guerreiro de São Carlos, postou em seu perfil do Facebook sua indignação tanto com o governador João Doria, quanto com o prefeito Airton Garcia, por aumentar o prazo do isolamento social devido a pandemia do Covid-19.

Em seu primeiro decreto Doria determinou que o isolamento fosse de 24 de março até o último dia 07 de abril, porém o governador estendeu o prazo até o próximo dia 22 de abril, e o prefeito de São Carlos acompanhou a decisão do governador o que revoltou o vereador Leandro.

“Eu falo na cara do governador ele é safado e vagabundo, pois o povo quer trabalhar. Nenhum momento estou falando pro povo não se cuidar, da pra se cuidar e trabalhar ao mesmo tempo. Eu não tenho medo, os adversários podem jogar as mortes que tiver nas minhas costas porque eu não ligo pros ataques deles. Se eu sou o prefeito eu enfrento o Doria e o comércio de São Carlos estaria funcionando” (sic) disse Leandro em sua live.

Assista a live na íntegra.

https://www.facebook.com/leandroalgusto.amaral/videos/1978902515588000/

Publicado em Política

Hospital Amaral Carvalho conta com mais de 100 Ligas de Combate ao Câncer, que proporcionam acolhimento e atendimento integral das necessidades dos mais carentes; priorizar a assistência social é um dos diferenciais da instituição

       

   JAÚ/SP - No Dia Mundial de Combate ao Câncer (8/abr), o Hospital Amaral Carvalho (HAC) ressalta a importância do trabalho voluntário e do apoio social. Com uma rede composta por mais de quatro mil pessoas que amparam pacientes oncológicos, a instituição sabe dos impactos desse tipo de atividade.

Além do tratamento especializado, com foco na segurança do usuário, o HAC prioriza o acolhimento e atendimento integral das necessidades do doente. "Não se trata apenas da quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou outros procedimentos médicos, esses são imprescindíveis para a cura. Mas a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes dependem também do suporte que recebem: saber dos seus direitos, a ajuda para retirar um medicamento, a doação de itens de higiene ou alimentos, uma visita ou palavra de conforto de voluntários. Atividades desse tipo fazem toda diferença", relata o diretor de Apoio Social Eduardo Piragino.

   Há 24 anos, o HAC viabiliza e mantém parceria com grupos de voluntários em várias cidades, a maioria do interior paulista, para prestação de assistência a pacientes carentes. Hoje, são mais de 100 Ligas de Combate ao Câncer que oferecem apoio aos doentes e seus familiares. "Esse trabalho é de extrema importância. Um estudo do Registro Hospitalar de Câncer do HAC comprovou que, nas cidades onde voluntários atuam, os índices de cura e sobrevida são 12,4% superiores", afirma.

    De acordo com o diretor, essa rede é fundamental para a continuidade no tratamento. "Sabemos que há um índice de abandono de tratamento de câncer no estado de São Paulo por dificuldades socioeconômicas, porém, no Hospital Amaral Carvalho já faz alguns anos que esse índice é zero, justamente pela cobertura de assistência social promovida pela instituição e as Ligas de Combate ao Câncer que zelam pelos pacientes em suas cidades".

Outros serviços

   O HAC oferece assistência aos usuários através do Centro de Apoio ao Paciente (CAP), local amplo que acomoda pacientes ambulatoriais enquanto aguardam pelas consultas e procedimentos, e o Espaço Cultural Amaral Carvalho (Ecac), que desenvolve atividades como passatempos e oficinas de arte e culinária.

   Pacientes que residem em outros municípios e precisam permanecer na cidade por dias consecutivos, mas não têm condições de custear hospedagem e alimentação, podem ficar nas Casas de Apoio do HAC, gratuitamente. "Nesses locais, têm à disposição leito com roupas de cama, toalhas de banho, itens de higiene pessoal, pelo menos cinco refeições diárias, apoio de equipe multiprofissional, transporte ao hospital e atividades de entretenimento", relata o diretor.

   O hospital mantém ainda o setor de Assistência Social, que dá instruções sobre direitos, orienta sobre altas hospitalares, transporte e outras dúvidas dos pacientes.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.