fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 19 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - Quatro mulheres e um homem foram qualificados em registro de ocorrência pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar durante a noite desta sexta-feira (19/03) em uma operação conjunta que resultou na interdição de uma casa de prostituição no centro de São Carlos.

Os trabalhos foram realizados pelas equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Procon e o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, após diversas denúncias recebidas, informando que um imóvel localizado na rua Jesuíno de Arruda, estaria sendo utilizado como motel, e no local também estavam sendo realizados diversos programas sexuais.

Na chegada das equipes, um cliente e uma mulher que estavam no local foram abordados e informaram que iriam fazer programa em um dos quartos do imóvel, sendo constatado ainda, quatro quartos que estariam sendo utilizados na finalidade de motel e também para programas sexuais realizados por mulheres que estavam na casa de prostituição.

A equipe do Departamento de Fiscalização, constatou durante as averiguações, que o estabelecimento não possuía permissão para o regular funcionamento como Motel devido à falta de Alvará de Licença, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e a Licença da Vigilância Sanitária, sendo relatado ainda pela equipe presente, que a atividade de motéis não é permitida dentro do perímetro urbano, sendo o imóvel interditado.

Durante a operação, uma mulher que seria a responsável pela casa de prostituição e motel, foi qualificada pelas equipes presentes e todo expediente será protocolado através de oficio a Delegacia de Defesa da Mulher para as devidas providências cabíveis.

O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, informou que a operação teve como objetivo manter e preservar a ordem de segurança e sossego público na região central da cidade.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um trator Massey Ferguson foi apreendido pela Polícia Militar Rodoviária na manhã de hoje, 20, na Rodovia Washington Luis (SP-310), em São Carlos.

Segundo informações, a PMR fez a abordagem no KM 229, sentido sul, a nota de transporte é feita à mão, assim não tem como comprovar se a nota é quente ou fria, e preenchida com número do motor que não condiz com o trator que estava sendo transportado.

Foi feito o contato com o possível dono, mas como é de herança há mais de 40 anos o trator não tem nota e as identificações do trator foi retirada (não é como carro que tem chassi). O dono do trator suposto de Ibitinga, fez o BO de furto do trator no dia 30/12/2020

Quem transportava o trator foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi ouvido e liberado já o trator ficou apreendido.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O assunto de hoje é a compra on line, que a cada dia está mais presenta na vida do consumidor. As vendas por meio da internet simplesmente triplicaram depois da chegada da pandemia e devemos levar em conta ainda que a associações comerciais têm incentivado os lojistas a adotarem as vendas a distância, buscando assim diminuir o prejuízo causado pela proibição da abertura das lojas.

Embora exista familiaridade nas compras à distância, dúvidas surgem em determinados momentos e por isso trago informações importantes para a realização de compras fora do estabelecimento comercial.

As informações abaixo valem para compras on line, telefone, catálogo, rádio, televisão e até mesmo por aplicativos.

Em primeiro lugar, destaco que as compras realizadas à distância como por exemplo nas lojas virtuais, devem funcionar de acordo com o que rege o Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Embora as regras do Código (CDC) sejam rígidas, é mais comum do que imaginamos o consumidor realizar uma compra a distância e não receber o produto. Neste caso, é importante o consumidor guardar o anúncio dos produtos, contrato, os panfletos da publicidade ou a página de venda do produto feita pela internet ou aplicativo. Caso não receba as compras, deverá entrar em contato com a loja e/ou SAC para registrar uma reclamação e anotar o protocolo e nome do atendente.

No caso de não receber o produto mesmo entrando em contato com a loja/empresa, o consumidor tem a opção de procurar o órgão de proteção e defesa do consumidor de sua cidade ou ainda ingressar com ação judicial visando garantir os seus direitos.

 

- Prazo para devolução do produto

Nas compras realizadas à distância, o CDC garante o direito de arrependimento do consumidor. Nesse caso, a compra pode ser cancelada em até sete dias após o recebimento do produto ou início da prestação do serviço, sem ônus ao comprador. O produto deve ser devolvido e o consumidor restituído dos valores pagos.  O Consumidor não precisará justificar os motivos que o levaram a desistir da compra se assim desejar.

No caso de existir vício ou defeito no produto, o consumidor terá 30 dias para reclamar de bens não duráveis e de 90 dias para bens duráveis. Após reclamação, a loja tem 30 dias para reparar o produto, desde que não seja produto essencial.

Destaco como produto essencial por exemplo uma geladeira ou um fogão, sendo que neste caso a loja deverá trocar imediatamente assim que confirmar o defeito no produto.

Em relação a vício oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a contar no momento em que o defeito é detectado pelo consumidor. Oculto é o defeito que não se consegue constatar de imediato e que surge repentinamente com a utilização do produto e que não é decorrente do desgaste natural das peças, como um problema no motor por exemplo. O chamado vício aparente é aquele que pode ser constatado facilmente, como um risco na superfície da geladeira.

 

- Cumprimento da oferta nas compras à distância

Outra questão que também costuma trazer aborrecimentos ao consumidor é a falta de cumprimento a oferta. É importante ressaltar que toda oferta apresentada ao consumidor deve conter informações corretas, claras e precisas. Sobretudo em língua portuguesa, sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados. Devem apontar também, eventuais riscos à saúde e segurança dos consumidores.

 

- Confira o Produto

É muito importante conferir se a oferta corresponde ao produto entregue ou ao serviço realizado. Para isso, teste o produto imediatamente, veja se ele apresenta a qualidade e as características esperadas. Em caso de qualquer irregularidade, como violação da embalagem ou danificação aparente do produto, não o receba. Ou receba e comunique a ocorrência imediatamente ao fornecedor. Além disso, verifique se o produto está acompanhado dos eventuais acessórios e principalmente, se foi entregue o manual de instruções ou orientações.

 

- Como deve ser realizada a publicidade do produto ?

A publicidade deve ser verdadeira e ser veiculada de tal forma que o consumidor a identifique de maneira fácil e imediatamente. Não se pode inserir na publicidade informações que induzam o consumidor a erro, que o engane e que sejam abusivas.

 

- Garantia Legal e Garantia Contratual

De acordo com o Artigo 26 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o prazo de garantia legal é de 30 dias para os produtos não duráveis e de 90 dias para os duráveis. Caso o fornecedor apresente prazo de garantia contratual maior do que o legal, obviamente, ele se compromete com essa oferta.

 

- Produto de “segunda mão” tem garantia?

O código (CDC) não diferencia venda de produto novo, usado, reembalado ou de mostruário. Se o vendedor informar os vícios aparentes no momento da compra e incluir esses vícios na nota fiscal, o consumidor não poderá buscar a reparação. Agora, se o produto apresentar algum vício não relacionado na nota fiscal no ato da compra, o consumidor poderá exigir o reparo no prazo de garantia legal ou garantia contratual, se houver.

 

- Quando o produto não chega ou não é entregue dentro do prazo, o que posso fazer?

Como o código (CDC) prevê que a desistência poderá ser feita no prazo de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, o consumidor que não receber o produto dentro do prazo estipulado, poderá desistir da compra e pedir o dinheiro de volta.

Caso tenha sofrido algum prejuízo de ordem moral (como um presente comprado com antecedência e que seria entregue a um ente querido por exemplo), poderá ainda ajuizar uma ação judicial para reparar esse dano.

 

- Desisti da compra à distância, sou obrigado a aceitar um vale compras ou crédito para compra futura?

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor não prevê que a devolução seja apenas em espécie, no entanto, se a compra foi feita em dinheiro ou cartão, a loja terá que devolver da mesma forma. Entretanto, caso o consumidor aceite a devolução de forma diferente, o vendedor poderá fazê-lo.

 

- Compra Segura

Finalizando, destaco que a compra on line atualmente é a maneira mais segura para se combater a pandemia, porém as compras devem ser realizadas em sites e lojas idôneas e de preferência conhecidas.

Por hoje é só, use mascará e álcool gel, siga as recomendações médicas e sanitárias

 

*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP -  Na manhã de hoje, 20, um acidente de trânsito deixou os pedestres perplexos e curiosos em saber como aconteceu o acidente na Avenida Henrique Gregori, em São Carlos.

O motorista do veículo Creta seguia pela avenida sentido shopping/UPA, quando colidiu em um carro que estava estacionado e acabou ficando com as rodas pra cima, os motivos serão averiguados.

Pelo impacto e pela proporção populares acionaram o SAMU e a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, mas felizmente não houve feridos.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram no local para auxiliar e registrar a ocorrência.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - O artista e empreendedor Tiago Abravanel participou da live de IstoÉ, nesta sexta-feira (19). O Neto do apresentador de televisão e empresário Silvio Santos, falou sobre o início de sua carreira, em 2004, quando ele tinha 17 anos, na peça teatral “TeenBroadway”; contou sobre a estreia na televisão, os sucessos nos musicais e a vida como empresário.

Acostumado com o meio artístico, Tiago é filho da diretora e proprietária do Teatro Imprensa (pertencente ao Grupo Silvio Santos), Cíntia Abravanel.

“Eu tive a oportunidade de entender muito cedo a minha ligação com a arte, de estar conectado com esse universo. O meu playground na infância era a coxia do teatro”, conta.

Abravanel afirma que não gosta de ser rotulado como uma classificação profissional específica e nem tampouco ser chamado de multiartista porque é meio arrogante, segundo ele, que é ator, cantor, dublador, radialista, empresário e apresentador.

“A gente é um monte de coisas dentro de uma caixinha. Basta a gente querer sair da caixa ou não”, pontua.

Para Abravanel, a construção de sua história, correndo atrás dos sonhos, independente da formação familiar, é sua grande conquista de vida.

“Não é porque meu avô é de televisão que eu precisaria ser de televisão. Não é porque minha mãe trabalhava no teatro que eu precisaria estar dentro. Mas depois acabou se tornando a minha paixão, minha real ligação profissional”, avalia.

“Apesar de eu ter privilégios na minha vida como um homem de família de televisão, de possibilidades artísticas, eu sempre corri atrás das coisas que eu acreditava. O meu caminho é só meu. Cada passo, cada tropeço é responsabilidade única e exclusivamente minha”, completa.

O grande divisor de águas na carreira de Tiago Abravanel, diz ele no bate-papo, foi quando ele interpretou o Tim Maia no musical “Tim Maia – Vale Tudo”; um grande sucesso baseado no livro de Nelson Motta.

“Participar do musical me conectou ainda mais à música. Sem dúvida, um divisor de águas na minha carreira”, relembra.

Na entrevista, Tiago Abravanel, fala que hoje vive de música, discorre sua versatilidade, de cantor de churrascaria, passando pelo Bloco Gambiarra ao sucesso do Baile do Abrava.

“Antes da pandemia fazia em média 100 shows por ano. Meu trabalho é baseado neste lugar da criatividade, da festa, da interatividade através da música”, diz.

Quando questionado sobre a relação com o avô, ele revela: “Em casa, é bem diferente do Silvio Santos da televisão, observador e compenetrado” – e diz: “nossa relação nunca foi próxima, mas é um cara que admiro”.

Tiago também contou sobre projetos futuros, que além de expandir seus negócios na área de guloseimas, vai lançar um musical assim que a pandemia acabar.

“Vou produzir, dirigir e atuar em um espetáculo grande, que apesar de falar de uma outra época é super atual”, finaliza, sem mais spoilers.

 

 

*Por: ISTOÉ

Publicado em Celebridades

Aumento da taxa básica de juro seria evitado se o governo fosse mais incisivo sobre problemas fiscais do Brasil

 
SÃO PAULO/SP - O aumento da Selic, a taxa básica de juro da economia brasileira, em 0,75 ponto porcentual, anunciada nesta quarta-feira (17) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), braço do Banco Central (BC) confirma previsão que já havia sido feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP): a medida vem em um momento de aumento da inflação acumulada e da desvalorização do real frente ao dólar.
 
No entendimento da Federação, porém, a taxa poderia ter continuado no mesmo patamar de antes (2%) se o governo federal tivesse se manifestado de forma clara ao mercado sobre como resolver os problemas fiscais do País, o que inclui uma sinalização inequívoca de que não pretende aumentar impostos para cobrir os gastos da União em meio à pandemia e de que, além disso, vai cumprir com teto de gastos determinado há pouco menos de quatro anos.
 
Adotando essa postura, o governo brasileiro faria com que o real voltasse a se valorizar frente ao dólar não apenas por meio da atração de investidores estrangeiros por uma taxa de juro elevada, mas também apresentando a eles uma política econômica previsível e estável – favorecendo a demanda agregada, ponto-chave da recuperação.
 
Para a Entidade, a mudança – o primeiro aumento em cinco anos e oito meses, deixando a taxa em 2,75% – é uma reação à alta de 5,20% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses, impactado principalmente pela subida de 15% nos preços do grupo de alimentos e bebidas, o maior gasto das famílias brasileiras.
 
Nesse sentido, o sinal que o BC manda ao elevar a taxa básica de juro é que não pode demonstrar fraqueza no combate à inflação: caso contrário, o receio do mercado com um descontrole dos juros encareceria ainda mais a dívida e o acesso ao crédito. Logo, ainda que não seja uma boa notícia aumentar a Selic, ela é melhor do que ver um processo inflacionário sem controle daqui para frente.
 
No entanto, a decisão do Copom também diz respeito, principalmente, à desvalorização que o real vem enfrentando frente à moeda internacional: com o avanço das commodities brasileiras no mercado global, os preços do mercado interno acabaram sendo pressionados (como se vê na alta dos alimentos) fazendo com que o comitê ficasse em um dilema entre proteger a moeda nacional da inflação e, por outro lado, incentivar a recuperação da economia – mantendo ou mesmo diminuindo a Selic.
 
Nesse sentido, a elevação da taxa se explica: com o disparo do risco país no começo de 2021, a chegada aos 90% da relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) e as dúvidas do mercado sobre o cumprimento do teto de gastos estatais – ainda mais com a demanda nacional por assistência à população afetada pela crise de covid-19 –, a manutenção da Selic a 2% era inviável e poderia gerar o efeito oposto ao desejado, pressionando as taxas futuras ao invés de reduzi-las.
 
Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Publicado em Economia

ARARAQUARA/SP - Por volta de 6h da manhã da última sexta-feira (19), um motorista de aplicativo de 62 anos foi morto no Jardim Arangá, na cidade de Araraquara. Segundo informações, o homem deixou uma passageira no local e foi abordado por um rapaz armado.

Tudo indica que o motorista esboçou uma reação e o criminoso atirou contra ele, fugindo em seguida.

A passageira ouviu um disparo de arma de fogo e acionou a Polícia Militar. Imagens foram captadas por câmeras de monitoramento. Os policiais foram ao local, mas o motorista já estava morto. Ele foi identificado como Antonio Bezerra Filho e era policial aposentado, que atuou no 17° Batalhão da capital.

A perícia foi acionada. O caso será investigado pela polícia.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, informa que devido ao decreto municipal que dispõe sobre o expediente nas repartições públicas e o cancelamento do atendimento ao público de forma presencial, a troca das medalhas por 1 kg de alimento não perecível da “1.ª Corrida Virtual 2021” está cancelada.

Em reunião do secretário de Esportes e Cultura, Luiz Lopes, com a comissão da corrida, ficou decidido que a troca prevista para acontecer entre 22 e 26 de março, será realizada em outro momento em virtude das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, com nova data a ser informada aos participantes por meio de um comunicado (via e-mail) aos inscritos.

Publicado em Esportes

Estudo busca voluntários para responderem questionário online

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa do Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (Ladi), do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), busca analisar o impacto do distanciamento social nos serviços de fisioterapia voltados a crianças e adolescentes com deficiência física ou atraso motor, em idades entre 0 e 17 anos. A pesquisa é desenvolvida pelo graduando Pedro Bittencourt de Oliveira, sob coordenação de Ana Carolina de Campos, docente do DFisio.

Devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos fisioterapêuticos para crianças e adolescentes com deficiências físicas foram afetados, acarretando mudanças nos hábitos e rotinas das famílias. O estudo tem por objetivo reconhecer aspectos dos serviços de fisioterapia recebidos por essa população durante o período de distanciamento social, assim como compreender a percepção das famílias diante desses serviços. 

"Reconhecer esses aspectos pode facilitar novas maneiras de implementação de serviços fisioterapêuticos que tenham mais adesão por parte da família e das crianças e adolescentes e que façam mais sentido para a realidade deles", defende Oliveira.

Para realizar a pesquisa, estão sendo convidados voluntários que devem ser cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiências físicas ou atraso motor e que frequentavam atendimento fisioterapêutico antes da pandemia. Os participantes responderão um questionário online (https://bit.ly/3aezrTJ) com duração aproximada de 10 minutos. O formulário ficará disponível até o próximo mês de julho. 

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (16) 98251-8553 (Ana Carolina) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 34147620.0.0000.5504).

Publicado em Educação

O jogador Neymar, o humorista e digital influencer Whindersson Nunes e o muralista Eduardo Kobra participam deste projeto tão especial.

 

SÃO PAULO/SP - Marcelo Falcão lança hoje nas plataformas digitais o curta "Céu Aberto", que vem trazer uma mensagem de esperança, garra e superação, com exemplos reais de que tudo é possível se você acreditar em si mesmo. Neste momento em que o mundo passa por uma pandemia nada melhor que uma música para nos motivar e inspirar a cada dia.

O single é uma composição autoral junto com Hungria Hip-Hop, que comenta: "Trabalhar com o Falcão, foi algo que me surpreendeu muito e superou todas as expectativas. Eu esperava que fizéssemos um bom trabalho, pois sentia que tínhamos a mesma energia, mas foi além, e sem dúvidas foi um dos trabalhos mais incríveis que fiz na vida. Além de ter realizado um sonho de moleque, que era de cantar ao lado dele, conseguimos trazer uma mensagem positiva, uma mensagem de esperança, uma mensagem de sonhos".

Felipe Rodarte dividiu com Falcão a produção musical e as filmagens foram dirigidas por Mess Santos: dois dias gravaram no Vidigal, Rio de Janeiro e um dia no Allianz Parque, São Paulo.

"O filme conta a história de um menino que tem o sonho de se tornar jogador de futebol. Ele nasceu em uma comunidade e enfrenta diversas dificuldades que essa realidade impõe. Há uma passagem de tempo na história e esse garoto aparece anos depois chegando no objetivo dele. Esta ideia veio ouvindo a música que traz esperança, cada verso te inspira e motiva a seguir adiante", declara o diretor.

Os atores são do projeto social "Nós do Morro", na comunidade do Vidigal: "Uma curiosidade interessante foi que os dois atores que escolhi são parecidos (na versão do menino no RJ e do jovem em SP) e ambos tem de verdade essa vontade de jogar bola. Este trabalho está recheado de coincidências boas", explica Mess.
Whindersson Nunes e Eduardo Kobra contam de forma resumida suas histórias, que são exemplos de superação, positividade e objetivos alcançados apesar das adversidades e de todos que diziam que não daria certo.

Neymar, que é uma representação autêntica deste sonho de meninos de todo canto do país, não ficou de fora e também participou com sua declaração mostrando que com fé e determinação se chega onde quiser.

"O Hungria comigo nesta história é uma oportunidade de estar perto não só do meu público, mas do público mais novo também e mostrar que eu sou o mesmo Falcão, que continua abordando temas que geram desconforto na sociedade e fazendo que a molecada a cada dia acredite mais nos seus sonhos. Tive a oportunidade de ter meus amigos de infância comigo neste projeto e isso tem um significado muito importante para mim. Este "clipe filme" é toda realidade que eu vivi e a que toda molecada de periferia deste país vive. Minha mensagem é que você pode sim fazer todas as mudanças positivas na sua vida, só depende de você", finaliza Marcelo Falcão.

Vale ressaltar que todas as medidas de segurança sanitária foram observadas e respeitadas durante as gravações.

Assista agora Céu Aberto
Ouça agora Céu Aberto

Publicado em Pop & Arte

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.