fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 27 Junho 2021

Sincomercio e ACISC participam de reunião na Prefeitura de São Carlos, na tarde desta segunda-feira (28), e pedem que o município não decrete lockdown

 

SÃO CARLOS/SP - Representantes do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), como entidades que representam o comércio de São Carlos, participaram na tarde desta segunda-feira (28) de uma reunião com o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 do Município.

Durante a reunião foram discutidas novas regras e restrições para o setor do comércio varejista na cidade, considerando o agravamento da pandemia nas últimas semanas e a decisão de muitos municípios da região em decretar lockdown, na tentativa de conter a disseminação do vírus.

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio, lembrou que as entidades já haviam enviado ofício ao presidente do Comitê, Mateus de Aquino, pedindo que São Carlos não adote lockdown, o que foi reforçado durante o encontro. “Já ficamos muito tempo com suas portas fechadas e sempre seguimos todas as restrições e protocolos sanitários. O setor do comércio varejista não é o responsável pelo aumento dos casos e a recuperação da economia nesse setor somente será possível, neste momento, com a permanência do funcionamento dos estabelecimentos. Não podemos fechar de novo. Não podemos ter mais demissões e fechamentos de empresas no comércio. Sabemos que é urgente a necessidade de aceleração da vacinação no âmbito do Plano Nacional de Imunização – PNI e fazemos um apelo para o consumidor: cuide-se e, quando chegar a sua vez, tome a vacina. Só assim conseguiremos manter nossos negócios e nossos empregos”.

Já o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, destacou a parceria com o Sincomercio e com a Prefeitura para que São Carlos não adote o lockdown. “Isso seria muito prejudicial para o nosso município. Estamos visando a economia, que tem que girar, assim como os empregos que tem que ser mantidos. Portanto, somos favoráveis a algumas medidas que possam ajudar no enfrentamento, mas neste momento não queremos que seja adotado o lockdown. Estamos, sim, dispostos a ajudar no combate à pandemia, inclusive intensificando as campanhas de prevenção à Covid”.                                                                     

As entidades aguardam, agora, a decisão da Prefeitura que deve publicar, nos próximos dias, novas restrições para São Carlos.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus se reuniu na nesta segunda-feira (28/06) com diversos segmentos da sociedade para propor novas medidas temporárias de prevenção à disseminação da COVID-19.

Continua depois da publicidade

Durante a reunião o coordenador do Comitê, Mateus de Aquino, juntamente com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, apresentou números da doença no município, como a média móvel de novos casos confirmados, a evolução dos casos, total de casos por mês que em junho já chegou a 2.875, total de mortes que já chegou a 76 somente neste mês, a situação da ocupação de UTI/SUS e a vacinação contra a COVID-19 na cidade que já ultrapassou 137 mil doses aplicadas.

A indicação do Comitê Emergencial é que as medidas devem ser ainda mais restritivas devido ao aumento de novos casos no município. As recomendações serão repassadas ao prefeito Airton Garcia e dizem respeito a redução no horário do comércio e no horário de atendimento presencial nos mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência), hoje permitido até às 20h.

A redução no horário das academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, parques e clubes foi outro tema discutido.

 

A redução na capacidade máxima de ocupação que está em 40% também foi uma das propostas do Comitê. 

“Continuamos nos baseando na média móvel de casos que aumentou de 118 para 168,43. Também utilizamos o índice de ocupação de leitos UTI/SUS que se mantém alto desde o início de junho, sempre acima de 90%, alias na maioria dos dias ultrapassa 97%. Para conseguirmos frear a contaminação é preciso muita união. A responsabilidade está nas mãos de todos”, explica Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Comunicação.

Marcos Palermo, secretário de Saúde, afirmou que não basta somente abrir mais leitos de UTI ou enfermaria e sim trabalhar para conter a disseminação da doença. “Claro que temos que atender quem está infectado, mas precisamos conscientizar as pessoas da importância dos protocolos sanitários, do distanciamento e da vacinação. Nesse momento é preciso recuar, impor mediadas mais restritivas, para depois continuarmos avançando. A flexibilização depende da atitude de todos”, avalia Palermo, lembrando que o Hospital Universitário (HU/UFSCar) deve instalar 6 novos leitos de UTI para COVID-19.

“Estamos prontos para intensificar, se necessário, mais a fiscalização. Já intensificamos as operações para evitar aglomerações e também conscientizar a população que a pandemia não acabou e que continua necessário o cumprimento de todos os protocolos sanitários. Infelizmente as pessoas continuam não comprimindo as medidas necessárias para o enfrentamento da doença com a realização de festas e aglomerações em vias públicas”, alerta o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.

Em São Carlos as denúncias de aglomerações devem ser realizadas no telefone 153 da Guarda Municipal.

Todas as medidas discutidas pelo Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus serão apresentadas ao prefeito Airton Garcia ainda nesta terça-feira (29/06), se as restrições forem aprovadas um novo decreto deve ser editado pelo município.

Publicado em Coronavírus

ESPANHA - Thorgen Hazard finalmente saiu da sombra do irmão Eden ao garantir a vitória da seleção da Bélgica sobre Portugal em Sevilha, neste domingo (27), e uma vaga nas quartas de final da Eurocopa.

O meia do time alemão Borussia Dortmund bateu com efeito de fora da área e a bola girou para a esquerda e depois para a direita no ar antes de cair na rede dos atuais campeões europeus.

Continua depois da publicidade

O primeiro a parabenizá-lo foi o capitão belga e seu irmão mais velho, Eden, cuja exibição contrastava com a do irmão quando teve que deixar o campo antes do final do jogo com a suspeita de um estiramento muscular.

"Acho que temos que esperar para ver o que acontece com Eden", disse Thorgen, cujo gol foi o único da partida. "Julgando pelo número de mensagens que recebi no celular, realmente acho que é o gol mais importante da minha carreira".

Foi o segundo gol do torneio para Thorgen, que soma oito para a Bélgica em 38 partidas.

"Não foi fácil contra o campeão europeu. Foi duro no segundo tempo, mas nos defendemos bem e nos classificamos, isto é o mais importante".  "Estamos muito felizes com esta classificação. Vamos descansar antes de pensar sobre o próximo passo".

A Bélgica enfrentará a Itália em Munique na próxima sexta-feira (2 de julho).

 

 

*Por Mark Gleeson / REUTERS

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta segunda-feira (28/06) mais uma morte por COVID-19 no município, totalizando 430 óbitos. Trata-se de um homem de 77 anos que estava em leito de estabilização da UPA Santa Felícia aguardando transferência para hospital público, via CROSS, e evoluiu a óbito.

São Carlos contabiliza neste momento 22.739 casos positivos para COVID-19 (244 resultados positivos foram divulgados hoje), com 430 óbitos confirmados e 129 descartados. Dos 22.739 casos positivos, 20.795 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 42 óbitos sem internação, 1.902 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.411 receberam alta hospitalar e 388 positivos internados foram a óbito. 21.863 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 40.335 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (295 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 120 pessoas, sendo 29 adultos na enfermaria. 9 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 5 estão em Unidades de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 66 pessoas, sendo 43 em leitos de UTI/SUS e 23 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 9 crianças estão internadas neste momento. Duas crianças ocupam vagas de UT/SUS. 8 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,73% (43 adultos estão internados). 

Neste momento o município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria.

UPA – 19 pessoas estão neste momento sendo atendidas em leito de estabilização da UPA do Santa Felícia e do Centro de Triagem. Os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

Continua depois da publicidade

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 74.824 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 72.277 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.547 ainda continuam em isolamento domiciliar.
A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 49.719 pessoas já realizaram coleta de exames, 34.427 tiveram resultado negativo para COVID-19, 14.977 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 315 aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

Iguatemi São Carlos tem loja com produtos esportivos especializados em manter o calor do corpo; especialista dá dicas que facilitam os treinos

 

São Carlos/SP – Manter a rotina de exercícios físicos em dias frios pode parecer tarefa difícil. Com as baixas temperaturas, é comum o desejo de deixar de lado os compromissos com o corpo e a saúde. Mas não é só no verão que a prática se faz necessária, muito pelo contrário, como orienta o preparador físico Leonardo Zavaglia. É preciso manter a frequência das atividades ao longo de todo ano, e a utilização de roupas específicas para cada temperatura ajuda nesse hábito.

Segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), estima-se, para 2021, um crescimento de 10,4% na produção de vestuário, em volume. Desse total, a moda fitness representa cerca de 20% dos itens produzidos. Vanessa Nascimento, gerente da Track&Field do Iguatemi São Carlos, afirma que as tecnologias específicas, aliadas a cortes anatômicos, tornam as peças confortáveis e bastante procuradas, uma vez que facilitam a movimentação nas mais diversas modalidades de esporte, tanto em dias frios quanto dias quentes.

“Nosso portfólio atende a todas as estações, mas, nesta época, casaco e corta vento são os mais procurados”, diz. Ela se refere ao casaco Power Cool, feito em tecido que funciona como térmico, que ajuda a manter a temperatura do corpo, possui secagem rápida e dedeira para proteger até a palma da mão. Além dele, a loja disponibiliza opções impermeáveis e peças em Thermodry, que permite que a pele respire e o suor seja transportado para o ambiente externo.

Outras opções da Track&Field, no Iguatemi São Carlos, contam com a tecnologia Outlast, desenvolvida para a NASA, recomendada para pessoas com sudorese intensa (excesso de suor) por gerenciar a temperatura ideal e controlar a umidade.  

Além da escolha da roupa, com peças apropriadas para que a prática seja confortável, algumas dicas ajudam na prática de exercício com segurança e bem-estar. O preparador físico Leonardo Zavaglia ressalta que é fundamental o aquecimento antes de iniciar qualquer atividade, principalmente no inverno. “O ideal é iniciar o exercício em um ritmo leve, para preparar a musculatura e as articulações, que ficam enrijecidas sob temperaturas baixas”, explica.

Leonardo destaca também a importância de beber bastante água. “É imprescindível manter a hidratação. Tenha sempre com você uma garrafa de água. Mesmo que a sede seja menor no inverno, o consumo deve ser o mesmo, de, no mínimo, 2 litros por dia.”

Continua depois da publicidade

 Outro ponto, de acordo com o educador físico, é lembrar que a persistência é o que gera resultado. “Unindo foco, conforto e cuidado, os treinos ganham liberdade de movimentos e disposição para a prática das mais diversas modalidades, em todos os climas e estações do ano”, diz.

Para conferir as opções de roupas de ginástica no Iguatemi São Carlos, o horário de funcionamento do shopping é de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 12h às 20h. Praça de alimentação e restaurantes funcionam todos os dias, das 11h às 20h.

 

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 12h às 20h. Praça de alimentação e restaurantes, todos os dias, das 11h às 20h

Publicado em Comércio

Prisão e apreensões ocorreram durante o cumprimento de uma ordem judicial

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 54 anos, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, na última sexta-feira (25), em Ribeirão Preto, no interior do Estado. Na ação, uma carabina calibre 22 e mais de 100 munições do mesmo calibre foram apreendidos.

Os trabalhos foram desempenhados por equipes da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da cidade.

Continua depois da publicidade

Durante apurações, os agentes descobriram que o autor estava armazenando armas de fogo sem autorização em seu imóvel e solicitaram à Justiça um mandado de busca e apreensão para o endereço do investigado – rua Guerino Fonzar.

A ordem judicial foi decretada e cumprida, resultando na apreensão da carabina e de 114 munições.

Publicado em Ribeirão Preto

Não é só o sol forte que é prejudicial, a exposição a luzes artificiais também pode causar danos, por elas emitirem radiações; uso do protetor solar deve ser uma constante

 

SÃO CARLOS/SP - Neste período de distanciamento social, o celular, o tablet, o computador e a televisão têm se tornado ainda mais presentes no dia a dia das pessoas, seja para informar, seja para entreter, trabalhar ou estudar. Entretanto, é comum não levar em conta que, além da praticidade, esses dispositivos eletrônicos emitem uma luminosidade que pode trazer prejuízos à pele. O alerta é da docente Alessandra Sant´Ana, do curso Técnico em Estética do Senac São Carlos.

“Luzes artificiais, como lâmpadas, computadores e aparelhos de celular, emitem radiações que podem causar manchas e o envelhecimento precoce. Essa luminosidade tem capacidade de penetrar na pele, alcançando suas camadas superficiais, provocando perda de vitalidade e aumentando os sinais de envelhecimento”, explica.

A boa notícia é que os efeitos podem ser facilmente anulados com o protetor solar, que deixa de ser um recurso usado apenas em situações de exposição ao sol, no verão, e passa a ser fundamental também em todas as outras estações, inclusive no inverno, e em casa. A docente também reforça para a falsa sensação de que, no frio, os raios solares são menos danosos.

            “Embora no inverno o sol esteja mais fraco e a claridade seja menor, é errado pensarmos que os raios não nos atingem. Em termos comparativos e estatísticos, é praticamente a mesma intensidade dos dias ensolarados do verão”, pontua Alessandra.

A radiação solar é responsável por muitos sinais na pele, como flacidez, envelhecimento precoce e manchas. Há também problemas graves que os raios ultravioletas podem causar, como queimaduras, lesões e até câncer de pele.

Continua depois da publicidade

Para Silvia Helena Crempe, docente da área de beleza e estética do Senac São Carlos, usar o protetor solar todos os dias é fundamental.  “Não se esqueça de proteger o rosto, assim como o corpo, locais específicos e de contato constante com o sol, como mãos, colo, peito do pé, orelhas e braços”, reforça.

A loção cria uma barreira, capaz de evitar que os raios UVA e UVB penetrem na pele e provoquem queimaduras mais sérias. “A recomendação é reaplicá-lo a cada duas horas ou sempre que houver situações que possam minimizar sua eficácia, como a prática de atividades físicas”, orienta Silvia.

Aprimorando o conhecimento

            Se você deseja saber mais sobre a área de beleza e estética, o Senac São Carlos está com inscrições abertas para o curso Técnico em Estética, com valores promocionais. Para mais informações, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos

Publicado em Educação
 

SÃO CARLOS/SP- O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) assinaram, nesta segunda-feira (28), um aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) autorizando de forma opcional o comércio de produtos não essenciais de São Carlos a funcionar no feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, no dia 9 de julho, sexta-feira, das 9h às 13h.

Buscando estimular as vendas no setor, essa será a quarta data que o comércio de São Carlos abre em feriados em 2021, após a retomada das lojas dentro da fase de transição do Plano SP de contingência à Covid-19, em 19 de abril.

 

Assim como nos feriados anteriores, de Corpus Christi, no dia 3 de junho; Tiradentes no dia 21 de abril e do Dia do Trabalho em 1º. de maio, o acordo prevê o pagamento de 100% de hora extra em folha para o funcionário que irá trabalhar no dia.

Publicado em Comércio

BRASÍLIA/DF - O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 3,4 pontos na passagem de maio para junho deste ano. Com essa, que foi sua segunda alta consecutiva, o indicador atingiu 107,6 pontos, o maior patamar desde fevereiro deste ano (107,9 pontos).

O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado da indústria no futuro, subiu 5 pontos e atingiu 104 pontos. Já o Índice Situação Atual (ISA), que mede a percepção sobre as condições do presente, subiu menos: 1,8 ponto e chegou a 111,3 pontos.

Continua depois da publicidade

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 1,6 ponto percentual, para 79,4%, maior valor desde janeiro (79,9%).

“A recuperação das economias externas e o avanço do processo de vacinação no país contribuem para o aumento do otimismo das empresas. Apesar disso, é preciso cautela considerando que o setor ainda enfrenta dificuldades ainda com a escassez de insumos, aumento dos custos que incluem a mudança de bandeira para a energia elétrica, podendo ser fatores limitadores para uma recuperação mais robusta no segundo semestre”, afirma a economista da FGV Claudia Perdigão.

 

 

*Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

Um homem foi preso na ação; autor buscou os entorpecentes no Estado do Mato Grosso do Sul

 

ÁLVARES MACHADO/SP - A Polícia Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), prendeu um homem, de 37 anos, que transportava 138 tabletes de maconha. O flagrante ocorreu na última sexta-feira (25), na rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Álvares Machado, no interior do Estado.

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) participava de uma operação nacional para o combate do tráfico de entorpecentes, quando suspeitou do condutor de um Fusca e realizou a abordagem.

Após busca veicular, os militares encontraram diversos tabletes de maconha, que somaram mais de 100 quilos. As drogas estavam escondidas no assoalho, na parte interna da lataria traseira e debaixo dos bancos.

Continua depois da publicidade

Questionado, o condutor do carro disse que buscou os entorpecentes na cidade de Dourados (MS) e realizava o seu transporte para pagar uma dívida com traficantes.

Todo o entorpecente foi apreendido para perícia e o Fusca recolhido.

O suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia do Município, onde foi indiciado por tráfico de drogas e teve a prisão preventiva solicitada. Depois, ele foi encaminhado ao cárcere, permanecendo à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.