fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 12 Março 2022

SÃO CARLOS/SP - O coordenador de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV), professor Manoel de Andrade e Silva Reis, apresentou na manhã de sexta-feira (11/03), no auditório do Paço Municipal, para o prefeito Airton Garcia e representantes de entidades e associações, o trabalho da metodologia que será utilizada para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos.

Manoel de Andrade e Silva Reis apresentou as cinco etapas do plano que incluem o reconhecimento do município; definição de prioridades, objetivos e metas; detalhamento do plano de trabalho; elaboração do plano de mobilidade e aprovação do plano. 

“Estamos na fase de entendimento sobre a mobilidade urbana e identificação de formadores de opinião e grupo de interesses, considerando visões políticas, econômicas e sociais. Também já definimos um plano de comunicação visando a transparência e engajamento da população durante todo o processo de desenvolvimento do Plano”, explicou o Coordenador da FGV, garantindo que as cinco etapas devem ser concluídas até o final de setembro.

O coordenador ressaltou que o prazo estipulado pelo Governo Federal para finalização do Plano é abril de 2023. “São Carlos está dentro do prazo para que tenha a compreensão da sua realidade e as necessidades desta área”.

Já o representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), engenheiro Douglas Barreto, falou sobre os benefícios que irão ser oferecidos à população com a implementação do Plano de Mobilidade. “Acessibilidade, sustentabilidade, segurança, qualidade no deslocamento, além da melhoria da mobilidade das pessoas. A cidade que quer incorporar um deslocamento saudável e sustentável, precisa de um plano de mobilidade. Vamos participar de todas as etapas e a comunidade em geral também poderá participar das três audiências públicas e opinar pelo site”, finalizou o diretor da AEASC.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, o município já dispõe de um banco de dados. “Agora vamos iniciar a segunda etapa quando serão coletadas sugestões, através de entrevistas com os principais formadores de opinião do município. Os resultados servirão de base para a elaboração das prioridades, objetivos e metas que nortearão o Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos. Depois já iniciaremos a pesquisa de origem e destino que será feita por meio das antenas de celulares. Na sequência serão estudados todos os modais de transporte que existem na cidade”, garantiu o secretário.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal realizará na próxima quinta-feira (17), às 19h, uma audiência pública para discussão de assuntos relacionados ao Projeto de Recreação da rede municipal.

A realização da Audiência Pública foi solicitada pela vereadora Raquel Auxiliadora, que questiona as recentes alterações feitas pela administração municipal no projeto de educação esportiva e social, ministrado por educadores físicos no contra turno escolar.

O debate sobre o tema terá transmissão ao vivo pelo canal 8 da Net, pela rádio São Carlos AM 1450, online via Facebook e canal do YouTube, por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.  

Publicado em Política
Palestras serão online e gratuitas

 

SÃO CARLOS/SP - No dia 15 de março, acontece o II Workshop Meninas nas Ciências, cujo objetivo é incentivar o ingresso de jovens no Ensino Superior, destacando a presença de mulheres nas diferentes áreas da Ciência. A ação busca também motivar o interesse de meninas pelas Exatas e Tecnologias, para minimizar a lacuna histórica da presença feminina nessas áreas. O evento é gratuito e contará com duas palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube no canal Meninas nas Ciências (https://bit.ly/3hQZ5jW). 
Às 19 horas, ocorre a primeira palestra com a pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Ceará e doutora em Química de Produtos Naturais, Margareth Borges Coutinho Gallo, que abordará o tema "Superando desafios". Em seguida, às 19h40, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e doutora em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ingrid David Barcelos, ministrará a segunda palestra com o tema "A importância da diversidade na ciência".
As inscrições devem ser feitas pelo site do Workshop (https://bit.ly/35JRJvX). Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos que obtiverem pelo menos 75% de presença nas atividades, e sorteio de livros, patrocinado pela EdUFSCar.
Publicado em Educação
Domingo, 13 Março 2022 08:57

Receita de Frango Cremoso na Travessa

SÃO PAULO/SP - O chef Edgar Rodrigues (@chefedgarrodrigues) ensina como fazer um delicioso Frango Cremoso na Travessa.  Os ingredientes da receita podem ser encontrados com facilidade no Quitanda, mercado de produtos frescos localizado na rua Mateus Grou, em Pinheiros. 

Para maior comodidade, o cliente ainda pode comprar e receber em casa os itens pelo delivery do estabelecimento que oferece produtos de qualidade com uma vasta variedade que incluem itens de mercearia, frutas, verduras, legumes, sucos frescos e refeições congeladas para facilitar a rotina. Vamos à receita?

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo;
  • 1 cebola cortada em cubos;
  • 1 dente de alho;
  • 1 kg de frango cozido e desfiado;
  • 1 xícara (chá) de molho branco;
  • 2 xícaras (chá) de queijo cremoso;
  • Sal;
  • Pimenta do reino;
  • Orégano;
  • 1 pacote de pão de forma sem casca;
  • 200g de muçarela.

 

Modo de Preparo do Recheio:

  1. Cozinhe o frango e desfie. Em uma panela, adicione o óleo e aqueça, adicione a cebola e o sal para refogar.
  2. Em seguida, acrescente o frango cozido e desfiado. Depois, adicione o molho branco e o queijo cremoso, e una os ingredientes. Adicione a gosto a pimenta do reino e orégano. Reserve.

Montagem:

  1. Em uma travessa, monte uma camada de pão de forma, uma de recheio e por cima o queijo muçarela. Use o orégano para aromatizar!
  2. Repita o pão, recheio, o queijo com orégano e leve para gratinar.
  3. O forno deve estar pré-aquecido a 200 graus. Deixe por 10 minutos para derreter o queijo e sirva!
Publicado em Culinária

Hopi Night Atlântida traz toques de mitologia para as noites do País Mais Divertido do Mundo

 

VINHEDO/SP - O Parque Temático Hopi Hari já começou os preparativos para receber os visitantes em sua próxima temporada: Hopi Night Atlântida. O País Mais Divertido do Mundo traz um espetáculo a céu aberto com música eletrônica, convidando todos a mergulharem de cabeça na história perdida de Atlântida. A programação inicia no próximo dia 25 e segue até 12 de junho. Vale lembrar que, durante este período, a programação diurna segue normalmente.

Ao submergir neste fantástico mundo de sonhos, cuja música é o elemento principal de conexão, o público conhecerá a jornada da Tribo do Sol, o único povo restante na Terra. Isso porque a extrema poluição dos oceanos incitou a fúria do deus Poseidon, que se vingou fazendo a água tomar conta de tudo. É aí que aparecem os protagonistas: a guerreira Anaya, que quer evitar o colapso de seus semelhantes a todo custo; e Darion, um menino que foi encontrado próximo ao mar e acolhido pela tribo.

Darion, ao tornar-se adulto, foi incumbido de atravessar os oceanos em busca de caça e de paz. Entretanto, no meio do caminho, ele começa a ter pistas sobre sua origem e, através da raiva de Poseidon, foi engolido pelas águas, indo parar em Atlântida. Perplexo com o que vê, ele acaba caindo nas garras de Caríbdis, um ser que representa todo o lixo da humanidade. Distante dali, na Tribo do Sol, Anaya percebe que Darion não vai voltar e sai em busca dele pelos reinos líquidos, ficando cara a cara com o grande deus do mar. O destino de Darion, de sua tribo e do resto do mundo está nas mãos dessa guerreira que traz à tona, nesta vivência, o poder da união.

Contudo, quem pensa que o propósito da temporada termina por aí, está enganado. Utilizando-se do lúdico para pensar a realidade, o Hopi Night tem buscado assuntos que possam ser abordados também pelo aspecto educativo. O diretor artístico do Parque, Rogério Barbatti, explica: “No caso de Atlântida, fala-se sobre o mau trato com o lixo, que prejudica não só as águas, mas impacta o solo, o ar e todos os seres. Entramos nesse assunto de forma sutil, com dinamismo e diversão e, assim, esperamos contribuir um pouco com o despertar de uma mentalidade mais consciente sobre nosso efeito, enquanto humanos, nos ambientes em que convivemos”.

Em paralelo à narrativa fictícia, este Hopi Night tem um significado especial à parte. “O tema Atlântida era o que havíamos escolhido para a temporada em 2020, que não aconteceu por causa da pandemia. Realizar essa atração este ano é a concretização de um sonho para todos nós. De um lado, a história traz a mensagem da importância da união para salvar o planeta. Do outro, depois de dois anos, estaremos celebrando a nossa união, logo após os nossos esforços coletivos pela saúde do mundo”, comenta Barbatti.

PROGRAMAÇÃO Mesmo que o evento temático principal da temporada aconteça à noite, no País Mais Divertido do Mundo, a diversão começa cedo. São mais de 40 atrações para aproveitar ao longo dia, junto com uma grade de apresentações que acontecem em diversas regiões do Parque. Em Wild West, por exemplo, há o espetáculo O Forasteiro exclusivamente para quem for almoçar no Saloon, com sessões às 13h30 e 14h30. Em Infantasia, no Klapi Klapi Show, haverá sempre um espetáculo para a criançada durante à tarde.

A peça Alice de Volta ao País Mais Divertido do Mundo, que já estava em cartaz na temporada de Verão, continua no Theatro de Kaminda, em Kaminda Mundi, a partir das 16h. Com um enredo inspirado em Alice no País das Maravilhas, clássico conto de Lewis Caroll, o espetáculo busca reacender nos corações a importância de sonhar.

Por fim, às 18h30, as atenções se voltam para o palco situado entre as regiões de Infantasia e Wild West. A imersão começa com a apresentação das primeiras cenas da história, com coreografias, efeitos especiais e uma cenografia desenvolvida especialmente para a ocasião. Depois, os DJ’s residentes Marcos Thorpe e Igor Mezaki, surgem em meio aos personagens e, com suas habilidades musicais, ajudam a contar o restante desta aventura até 20h30.

COVID-19 Os protocolos anticovid-19 continuam sendo seguidos e podem ser conferidos aqui.

FUNCIONAMENTO Com a entrada da nova temporada, o Parque passa a funcionar das 11h às 20h30 (saiba mais aqui). Porém, as atrações estão sujeitas a alterações, então o recomendado é que o visitante consulte o cronograma logo na entrada do País Mais Divertido do Mundo. Todas as informações sobre ‘Passaportis’ podem ser conferidas no site de Hopi Hari, disponível aqui. O Parque Temático Hopi Hari fica na rodovia dos Bandeirantes, km 72, Moinho, Vinhedo (SP).

O Hopi Hari ressalta que não se responsabiliza por ‘Passaportis’ adquiridos fora de seus canais oficiais de vendas.

VÍDEOS HOPI NIGHT ATLÂNTIDA

Horizontal
Teaser 1 - Clique aqui 

Vertical (sugestão para rede sociais, formato Reels e Story)
Chamada 1 - Clique aqui 
Chamada 2 - Clique aqui 

SERVIÇO
Hopi Night Atlântida – Parque Temático Hopi Hari
Data: de 25 de março até 12 de junho - calendário aqui
Horário: das 11h às 20h30*
Ingressos: Clique aqui
Central de Vendas: (11) 4210 4000
Serviço de Atendimento: (11) 4290 0333
Local: Hopi Hari - Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Moinho, Vinhedo (SP) - Mapa aqui

*Programação sujeita a alterações

Publicado em Outras Cidades

Você já ouviu falar de “artrite psoriásica”?

 

SÃO CARLOS/SP - Muito bem, caso não tenha ouvido falar, a artrite psoriásica (APs) é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase. A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo, sendo que a grande maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite. Segundo uma importante cartilha divulgada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, (http://www.reumatologia.org.br/downloads/cartilhas/CartilhaSBR_A4_ARTRITE%20PSORI%C3%81STICA.pdf)

entre 5% e 40% das pessoas que tem psoríase podem apresentar dores e inflamação nas articulações, desenvolvendo assim um quadro de “artrite psoriásica”.

Dentro desta realidade, pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Clínica MultFISIO Brazil, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Hagler Institute for Advanced Study (Universidade A&M do Texas Texas -EUA), iniciaram, recentemente, uma pesquisa que visa proporcionar um novo tratamento para a diminuição das dores provocadas pela artrite psoriática através da utilização de ultrassom e laser, explorando assim a ampla versatilidade apresentada pelo equipamento desenvolvido no IFSC/USP e que tem aberto sucessivas portas para novos e inovadores tratamentos fisioterápicos.

O Dr. Antonio Eduardo de Aquino Júnior, um dos autores da pesquisa publicada neste mês de março no “Journal of Novel Physiotherapies”, relata o estudo que foi feito sobre o novo tratamento aplicado a uma paciente com 51 anos de idade, residente em São Carlos, portadora de psoríase há 16 anos e que entre 2018 e 2019 começou a manifestar um quadro (diagnosticado) de artrite psoriásica. “A psoríase é uma doença que tem, também, uma relação direta e muito próxima com o foro emocional das pessoas, sendo que a possibilidade de um paciente manifestar um quadro de artrite psoriásica ronda entre os 30% e os 40%. A psoríase já tem na sua essência uma condição inflamatória (crônica) e que não fica localizada. Ao longo do tempo são formadas citocinas inflamatórias - marcadores inflamatórios - que podem provocar outro quadro inflamatório nas articulações, o que provoca as mesmas características de dores que são muito semelhantes às da  artrite reumatóide”, salienta o pesquisador. A paciente, que se disponibilizou para realizar esta pesquisa, apresentava, além desse quadro, um outro caracterizado por fibromialgia: tudo somado, seu estado comprometeu grandemente o equilíbrio emocional, principalmente manifestado por depressão, ansiedade e insônias, embora estivesse ampla e conveniente medicada.

 

Com dores generalizadas pelo corpo, a paciente foi submetida a 14 sessões de tratamento - conforme está relatado no artigo científico publicado - tendo os pesquisadores conseguido reduzir em 75% as dores causadas pela artrite psoriásica e em 60% as dores provocadas pela fibromialgia. Em termos de dores generalizadas no corpo e na restauração da qualidade de vida da paciente, foram registradas melhoras em 60%. O pesquisador comemora, dizendo que “Conseguimos um ganho imenso. A paciente, que é artesã, voltou a trabalhar sem sentir a intensidade das dores que anteriormente sentia em todo o corpo e principalmente nas mãos, tendo recuperado a mobilidade e muito de sua qualidade de vida”. Para o Dr. Antonio de Aquino Junior, esta pesquisa indica que o tratamento poderá ser igualmente utilizado em casos de dores provocadas pela artrite reumatóide, mas sempre mantendo os medicamentos prescritos pelos médicos. Estudos já estão sendo desenvolvidos nesse sentido por forma a se observar os resultados. A paciente relatada nesta matéria continua a ser acompanhada pelos pesquisadores do IFSC/USP através de sessões periódicas, no sentido poderem observar a evolução da recuperação de sua qualidade de vida e a diminuição das dores.=

Este tratamento, executado de forma sistêmica na palma das mãos e na planta dos pés, representa uma evolução significativa comparativamente à série que foi realizada anteriormente, em 2018.

SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 14 e 22 de março, alunos do ensino público e as comunidades de São Carlos, Araraquara e Jaboticabal terão 15 apresentações da peça educativa “Enguiçou”, projeto cultural da companhia Circo Teatro Sem Lona, patrocinado pela AB Triângulo do Sol, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo é ensinar e relembrar, de forma lúdica, as principais regras de trânsito e as medidas de segurança que devem ser adotadas por todos, para a prevenção de acidentes.

Em São Carlos, a peça será apresentada somente para alunos de escolas municipais, nos dias 14, 15 e 16 de março. No primeiro dia, as apresentações acontecerão às 8h e às 14h, na EMEB “Prof. Afonso Fioca Vitali” (Cidade Aracy). No dia 15, será a vez dos alunos da EMEB “Ulysses Ferreira Picollo” (Residencial Eduardo Abdelnur) assistirem à peça, às 8h30 e às 15h30. E no dia 16, haverá uma apresentação na EMEB “Carmine Botta” (Bela Vista), às 14h.

Após a apresentação da peça, as crianças participarão de um jogo de perguntas e respostas e de uma oficina em uma mini pista de trânsito. Ao final das atividades, elas ainda ganham cartilhas educativas e divertidas sobre o tema, com caça palavras, desenhos para colorir e labirinto.

As programações de Araraquara e Jaboticabal serão divulgadas em breve.

O espetáculo

A peça “Enguiçou” é conduzida por um narrador que introduz de forma lúdica as leis de trânsito. Divertida e nada monótona, a peça vai esmiuçando as principais regras de trânsito, que devem ser respeitadas tanto pelo motorista quanto pelo pedestre. Regras como atravessar as ruas na faixa, respeitar os semáforos e sinalizações, aguardar a passagem dos carros e, só então, atravessar as ruas. No carro, usar cinto de segurança, não dirigir usando o celular, nem alcoolizado, entre muitas outras medidas de segurança.

A peça é educativa e visa educar e conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito, estimular o respeito mútuo e orientar as crianças como se comportarem nas ruas e avenidas.

Publicado em Trânsito

ITÁPOLIS/SP - A Polícia Ambiental de Araraquara-SP e Ibitinga-SP, realizou na última sexta-feira (11), uma fiscalização em uma madeireira localizada no distrito industrial III, em Itápolis.

Após fiscalização no estoque de madeiras, foi constatado que pelo local existia 35,7447 metros cúbicos de madeira e em seu DOF (documento de origem florestal) constava 25,8875 metros cúbicos, ou seja, uma diferença total de 9,8572 metros cúbicos.

Diante dos fatos, foi lavrado um Auto de Infração em desfavor da Madeireira por ter em depósito 9,8572 metros cúbicos de madeira, sem licença válida para armazenamento.

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - A morte da ex-vocalista do Calcinha Preta, Paulinha, pode terminar com condenações de homicídio e estelionato. Isso porque no laudo do corpo da cantora foi confirmado que seu fígado e rins estavam extremamente comprometido em decorrência dos remédios de emagrecimento que ela tomava. Segundo o Diário do Nordeste, os profissionais que deram receita dos medicamentos podem ser culpados pela morte.

O laudo do fígado e dos rins da cantora apontaram que os órgãos estavam sobrecarregados com uma quantidade grande de substâncias que tinham que filtrar. Uma reportagem do Domingo Espetacular mostrou que uma receita de Paulinha continha 17 substâncias para o tratamento de diferentes sintomas: depressão, falta de memória, concentração e emagrecimento.

De acordo com o Diário do Nordeste, existe a possibilidade de alguns profissionais da área (ou não) tenham receitado os medicamentos encontrados no corpo de Paulinha. Caso seja comprovado que eles são os responsáveis pela morte de Abelha, eles podem ser condenados por homicídio culposo se o juiz que julgasse o caso entendesse a situação como negligência, imprudência ou imperícia. Neste caso, a pena varia de um a três anos de prisão.

Publicado em Celebridades

ITIRAPINA/SP - Devido a situação do Covid em todo país, em dezembro de 2021 a prefeitura de Itirapina decidiu suspender a realização de grandes eventos na cidade como: de carnaval e de aniversário da cidade.

Publicado em Itirapina

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.