fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 29 Março 2022

SÃO CARLOS/SP - Um homem de 45 anos ateou fogo na residência que mora por estar revoltado com a mãe que não deu dinheiro para comprar entorpecentes. O caso ocorreu no Jardim Dona Francisca, em São Carlos.

Segundo informações, o sujeito é usuário de drogas e teria pedido dinheiro para comprar a droga, mas com a negativa da mãe ele ateou fogo em uma toalha e jogou na sala, onde a mãe rapidamente foi e apagou. O indivíduo não gostando da atitude de sua genitora acabou agredindo a senhora.

Revoltado, ele foi para o quarto e se trancou. Indignado, ateou fogo no quarto e com a densa fumaça saiu sem ferimentos, mas tinha inalado um pouco de fumaça.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Dando continuidade aos trabalhos, hoje, 30, a Guarda Municipal, Polícia Militar e Fiscalização realizaram mais uma operação FERRO VELHO II, para averiguações em pontos de compra de fios, ferros e afins, na região sul da cidade (Zavaglia, Vila Isabel, Jd. Santa Tereza e Jd. Beatriz).

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e o Conselho Municipal do Direitos da Mulher, com apoio da Câmara Municipal de São Carlos, realiza nesta quinta-feira (31/03), a 7ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com o tema “Mulheres em Luta”.

A Conferência será realizada online pelos canais da Câmara Municipal de São Carlos (Facebook, YouTube e TV - canal 8 da NET São Carlos), a partir das 19h desta quinta-feira. No dia da Conferência serão disponibilizados para os inscritos os formulários de votação das propostas e eleição das conselheiras.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, a Conferência é um espaço para discutir as conquistas e lutas permanentes por direitos.

“A 7ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres traz a discussão acerca das demandas das mulheres ao longo de 18 anos de implantação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher no nosso município. Assim, certamente será um momento fundamental para a discussão e construção de políticas públicas para a transformação social da vida das mulheres em nossa cidade. Acima de tudo, é criar um espaço para ouvirmos as mulheres de São Carlos, a fim de garantir em nossa cidade, ações que contribuam para a promoção da igualdade de gênero, combate à discriminação e a cultura patriarcal e machista, que são as raízes sociais da violência contra a mulher”, ressalta a secretária.

Vanessa Soriano também relatou os números de São Carlos. Em 2019 foram atendidas 138 mulheres; em 2020, 91 mulheres passaram pelos serviços municipais; em 2021 esse número subiu para 143 atendimentos de mulheres vítimas de violência e esse ano já foram registradas 25 ocorrências.

Publicado em Política

EUA - Jim Carrey ficou "enojado" com a ovação de pé para Will Smith após sua vitória no Oscar depois que ele deu um tapa em Chris Rock durante a cerimônia.

O astro, de 60 anos, classificou Hollywood como "covarde" depois que Will foi elogiado ao ganhar a estatueta de Melhor Ator por seu papel em ‘King Richard: Criando Campeãs’, apesar do comediante Chris Rock ter levado um tapa dele ao vivo no palco apenas 40 minutos antes por uma piada que ele fez sobre a cabeça raspada de sua esposa, Jada Pinkett Smith.

Jim disse: "Fiquei enojado. Fiquei enojado com a ovação de pé. Hollywood é apenas covarde em massa e realmente senti que isso é uma indicação muito clara de que não somos mais o clube legal.”

O astro de ‘Sonic - O Filme’ também afirmou que se ele estivesse na mesma posição que Chris - que até agora se recusou a prestar queixa - ele estaria processando Will por centenas de milhões de dólares.

Publicado em Celebridades

Durante esse período, foram doadas mais de 17 toneladas de tampinhas plásticas. Em 2022, os recursos arrecadados vão ser direcionados para a revitalização do Centro Cirúrgico

 

SÃO CARLOS/SP – A Campanha “Tampinha Solidária completou 2 anos e, durante esse período, foram doadas mais de 17 toneladas de tampinhas plásticas. Essas tampinhas foram vendidas para uma empresa de reciclagem e o dinheiro arrecadado foi usado na compra de 22 cadeiras de rodas. 

“Várias empresas de São Carlos, entidades de classe, condomínios residenciais e voluntários aderiram à campanha e passamos a receber doações de todo o município. Esse envolvimento de toda a comunidade é fundamental. Com esses valores, pudemos adquirir essas 22 cadeiras de rodas para o hospital e, ainda, realizar um trabalho em prol do meio ambiente”, afirma o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.

Neste ano, uma das grandes necessidades da Santa Casa é a revitalização do Centro Cirúrgico. Por isso, a Instituição decidiu direcionar a Campanha Tampinha Solidária para este objetivo.

 “A Santa Casa lançou em janeiro a Campanha ‘Você Já Ajudou a Salvar Uma Vida?’, para que consigamos revitalizar o Centro Cirúrgico. O hospital precisa investir R$ 1,5 milhão na compra de monitores, instrumentais cirúrgicos e os aparelhos de anestesia. Somos o único hospital da região equipado para atender cirurgias complexas (cirurgias de urgência e emergência, cardíacas, ortopédicas, oncológicas, pediátricas, ginecológicas, partos, neurocirurgias, entre outras). Com a Campanha da Tampinha Solidária agora, quem não puder fazer a doação em dinheiro, vai poder ajudar de outras formas”, afirma o Coordenador de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Diego Torres da Silva.

Podem ser doadas tampinhas de água, refrigerante, leite, maionese, achocolatados, creme dental, shampoo, condicionador, amaciante, sabão líquido, café, catchup, detergente, requeijão, leite, potes de sorvetes, dentre outros similares. O importante é que as tampas estejam limpas e sem nenhum rótulo de papel. Além das tampinhas, o hospital também está arrecadando lacres de metal.

Publicado em Cidadania

BRASÍLIA/DF - As cirurgias de varizes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país caíram, em média, 69% ao longo de 2021, na comparação com o ano de 2019, antes da pandemia de covid-19. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) analisou dados do Ministério da Saúde e fez um alerta, que vai além da questão estética:

“Sem o cuidado devido, as varizes implicam em perda de qualidade de vida, sobretudo para as mulheres, em quem são mais prevalentes, que podem sofrer com dores e desconforto, comprometendo sua rotina. Além disso, as varizes podem evoluir para situações graves e de difícil reversão, como as úlceras de estase, que são feridas crônicas de difícil cicatrização e que tem grande impacto econômico e na qualidade de vida do paciente”, ressaltou Julio Peclat, presidente da SBACV.

Números

Há dois anos, a rede pública contabilizou a realização de 68.743 cirurgias de varizes na rede pública. O volume inclui tratamentos cirúrgicos de varizes bilateral e unilateral, bem como a ressecção (extração) das veias. Em 2020, ano em que a pandemia foi decretada, em março, esse total caiu 59%, com o registro de 28.354 operações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular mesmo diante do esforço dos serviços espalhados pelo país de retomada do atendimento em 2021, a quantidade de cirurgias realizadas no ano passado ainda foi insuficiente para recuperar os patamares pré-pandemia. O déficit foi de 24% no volume de cirurgias para varizes. O dado absoluto foi de 21.604 procedimentos.

Ao longo de dez anos (2011-2021), o SUS realizou 552.332 operações de varizes, com uma média anual de 55.233 casos atendidos. Assim, o resultado alcançado ano passado foi de apenas 40% desse número.

Estados

Em um recorte estadual, os dados mostram que 26, dos 27 estados brasileiros, diminuíram o número de cirurgias para varizes realizadas ao longo de 2021, na comparação com 2019.

As principais variações foram observadas nas seguintes unidades: Acre (-95%), Espírito Santo (-92%), Mato Grosso do Sul (-92%), Bahia (-84%), Paraná (-84%), Distrito Federal (-74%), Minas Gerais (-73%), Ceará (-70%), Pará (-70%) e São Paulo (-67%). Em outros estados os índices variaram de -15% (Alagoas) a -66% (Paraíba). O único estado a registrar resultado positivo foi o Mato Grosso (44%).

Apesar de em em todas as regiões brasileiras ter sido registrado um comportamento semelhante, em termos proporcionais, a Região Norte teve o pior desempenho, com queda de 72% no número de cirurgias, no período de avaliação. Na sequência, aparecem o Sul (- 71%), o Sudeste (-70%), o Nordeste (-63%) e o Centro-Oeste (-51%).

Para Mateus Borges, diretor de publicações da SBACV que coordenou o levantamento, é necessário entender que varizes são um problema de saúde pública, com consequências individuais e coletivas.

Para os especialistas da SBACV a baixa procura durante a pandemia deveu-se ao receio de pacientes irem a consultórios e hospitais para consultas e cirurgias por receio de se exporem ao novo coronavírus. Isso resultou em um “apagão” desse tipo de cirurgia.

Borges entende que, passado o cenário crítico da pandemia, é preciso promover uma campanha de esclarecimento para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados. O presidente da SBACV acrescenta que isso deve ocorrer com a adoção de medidas de planejamento e reforço da infraestrutura de atendimento para acolher a demanda reprimida.

Doença

Varizes são veias alongadas, dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele e que, em função de sua fase de desenvolvimento, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Os membros inferiores (pés, pernas e coxas) são os mais acometidos.

As causas da doença são variadas e incluem predisposição genética, gravidez e idade avançada. Além disso, a prevalência da condição é mais comum em mulheres.

Quando não tratada, a doença pode dar origem a outras complicações. As principais e de maior risco são: flebites, tromboses, além de manchas nas pernas e feridas (úlceras). Também podem evoluir para a insuficiência venosa, com sintomas como sensação de peso, cansaço e queimação nas pernas, bem como dormência, alterações de mudança da textura da pele - deixando-a mais suscetível a lesões -, úlceras, infecções e sangramento.

Publicado em Ciência & Saúde
Pós-Graduação oferece ampla formação baseada em conhecimentos da área de gestão, negócios e engenharia

 

SOROCABA - Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Master in Business Engineering (MBE), ofertado pelo Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação oferece uma ampla formação baseada em conhecimentos da área de gestão, negócios e engenharia a partir do uso de ferramentas e técnicas analíticas para que se possa melhorar as operações internas e externas das organizações.
Sua concepção foi motivada pela pressão constante que as organizações recebem para aumentar sua competitividade. Uma forma de se alcançar esse objetivo é por meio da incorporação pelo capital intelectual de novas práticas de gestão aliadas a conhecimentos técnicos. Com isso, esse capital intelectual poderá utilizar habilidades de pesquisa, análise e avaliação de problemas complexos e abordagens metódicas para a tomada de decisões.
O MBE da UFSCar aborda conceitos de operações, de cadeia de suprimentos, relacionados a projetos, Seis Sigma, controle estatístico e melhoria da qualidade, engenharia econômica e análise de custos. O corpo docente é formado por professores doutores da UFSCar que atuam na área, além de especialistas e profissionais com reconhecida competência no setor.
Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Um jovem de 18 anos foi detido pela Guarda Municipal após descumprir uma medida protetiva que tem a seu desfavor.

Segundo consta, uma jovem de 15 anos, namorava o sujeito em questão, mas terminaram e a moça foi à Polícia e fez uma medida protetiva contra o ex. Na noite de ontem, 29, o rapaz ficava passando de moto em frente a casa da ex-namorada, foi quando a mãe da menor acionou a Guarda Municipal.

Publicado em Policial

PIRACICABA/SP - Um indivíduo foi preso pela Polícia Militar, às 19h14 da última segunda-feira (28), após invadir uma residência para tentar furtar um automóvel. Ele ainda chegou a entrar em luta corporal com a vítima, antes de ser detido até a chegada da PM. O caso ocorreu na rua Vereador Elídio Antonio Maniero, no bairro Santa Teresinha, em Piracicaba.

A Polícia Militar informou que fazia patrulhamento de rotina pelo município, quando tomou ciência, via Copom, de uma tentativa de furto de veículo em uma residência, onde o criminoso havia sido detido pelo dono do imóvel.

No local, os Policiais entraram em contato com o morador do imóvel. Ele informou que estava dentro de sua casa, quando, por volta das 19h, começou a ouvir barulhos no seu quintal. Ao sair da casa para checar o que estava acontecendo, a vítima teria flagrado o indivíduo dentro de seu carro, tentando dar partida.

Assim que a vítima se aproximou do veículo, o indivíduo abriu às pressas a porta do automóvel e, munido de uma faca, anunciou o roubo. Ambos entraram em luta corporal e o indivíduo acabou desarmado pela vítima após levar um soco; na sequência, o sujeito foi contido até a chegada das viaturas ao local.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Um homem de 54 anos, se entregou na Central de Polícia Judiciária de São Carlos, na tarde de ontem, 29.

O sujeito estava com mandado de prisão preventiva e foi até a Polícia acompanhado de seu advogado. O mando de Prisão Preventiva foi expedido no último dia 15 de março pelo juiz de direito da 1ª Vara Criminal de São Carlos, Dr. Antônio Benedito Morello. 

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.