SÃO CARLOS/SP - Um homem registrou um boletim de ocorrência contra seu ex-sogra, acusando-a de agressão. O incidente teria ocorrido na noite de segunda-feira, 21, no bairro São Carlos 1.
A vítima ao registrar o Boletim de Ocorrência, disse aos policiais que foi à casa da ex-mulher para entregar os filhos, já que possuem guarda compartilhada. Durante a visita, o vigilante tentou falar com a ex-esposa sobre a rotina das crianças.
O desentendimento escalou quando, ao descer do carro, a ex-sogra teria agredido o vigilante. O caso agora será investigado pelas autoridades competentes. A vítima busca medidas para garantir sua segurança quando for à casa da ex-mulher para buscar as crianças.
A situação levanta questões sobre conflitos familiares e a importância de manter um ambiente seguro para as crianças envolvidas.
SÃO CARLOS/SP - Um caso de estupro de uma adolescente autista ocorrido no final de semana, vem sendo investigado pela Polícia Civil de São Carlos.
Na segunda-feira, um boletim de ocorrência (B.O), foi registrado pela mãe da vítima no Centro de Triagem de São Carlos.
De acordo com os relatos da mãe, uma festa ocorreu na sua residência, onde amigos e familiares se confraternizaram. O acusado do estupro seria o namorado de uma sobrinha.
Nos finalmente da confraternização, a mulher e seu cunhado teria levado o namorado da sobrinha embora, porém no meio do caminho os dois homens se estranharam e teriam se agredido e a mãe da autista ficado com o aparelho celular do acusado.
Algum tempo depois, o acusado retornou à casa da mulher para pegar o objeto telefônico, quando a filha autista gritou por socorro. Ao irem ao quarto, a jovem de 16 anos relatou que teria sido estuprada pelo sujeito em questão, e inclusive teria sido obrigada a pegar no órgão genital masculino.
A mãe disse aos policiais que um fone de ouvido estava dentro da fralda geriátrica da filha, sem falar dos arranhões e marcas que a vítima estava pelo corpo.
São vagas nas especialidades de medicina intensiva pediátrica e medicina intensiva
SÃO CARLOS/SP - Até a próxima quinta-feira, dia 24 de outubro, estão abertas as inscrições no Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de médicos para atuação no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A seleção ocorre para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, por tempo determinado, para manutenção dos serviços assistenciais no Hospital. São duas vagas para a modalidade de Medicina Intensiva Pediátrica e três vagas para Medicina Intensiva.
A carga horária para as vagas é de 24 horas semanais e o salário é de R$ 10.787,12. Há vagas para pessoas com deficiência e para pessoas pretas. A seleção consta de avaliação curricular de títulos e experiência profissional. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 24 de outubro, conforme as instruções do edital, a acessível em https://bit.ly/3YhWhAS.
Este processo seletivo é executado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem coordenação da Comissão de Seleção Técnica designada pela Equipe de Governança do HU-UFSCar. As informações completas estão no edital, que pode ser acessado no site https://bit.ly/3YhWhAS.
SÃO CARLOS/SP - O atleta da ASA/ADN São Carlos, Eli Polli Silva Santos, conquistou pódio na corrida Night Run São Carlos Clube, realizada na noite de sábado, 19, em São Carlos, com o percurso de 5 quilômetros.
O atleta fez o tempo de 19m03s e conquistou a terceira colocação geral.
Eli é considerado na equipe, um atleta dedicado e que vem em uma crescente. “Ele tem muita vontade e com certeza vai crescer muito ainda, parabéns ao atleta e ao técnico Paiutto”, disse o coordenador Altair Maradona Pereira.
Ao final da prova, Eli disse que a prova foi bem desafiadora com subida na largada e nos dois quilômetros finais. “Embora o final da prova tenha sido bem desafiador consegui manter a posição e garantir o meu lugar no pódio. Fico feliz por mais uma vez representar a ASA. Agradeço ao professor Paulo Cesar Paiutto pelos treinos, pois estão gerando ótimos resultados”, disse o atleta.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está contratando empresa especializada na implantação do Programa de Educação Maker para as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) da Rede Municipal de Educação, via sistema de registro de preços, a partir de 2025, conforme Ata de Registro de Preços n.º 107/2024, Pregão Presencial 58/2023 - Processo nº 19810/2023. A vencedora da licitação foi a empresa Besouro Agência de Fomento Social LTDA, de Porto Alegre/RS e o valor do investimento é de R$ 3,6 milhões.
Os recursos serão utilizados na aquisição de 16 containers com isolamento acústico, mobiliários, equipamentos como mesas digitalizadoras, impressoras 3D, smartphones, tablets, Smartvs LED 50”, materiais escolares e contratação de serviço de capacitação e metodologia inovadora de educação maker, com 30h de formação continuada para professores.
As primeiras unidades que devem receber a implantação do Programa Maker, a partir do próximo ano, são as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) Arthur Natalino Deriggi, Afonso Fioca Vitali, Ulysses Ferreira Pícolo e Janete Maria Martinelli Lia.
“O Programa de Educação Maker será implantado nas escolas de ensino fundamental, a princípio serão contempladas quatro unidades com salas makers estilo container, projetadas, climatizadas, mobiliadas e com os equipamentos apropriados para o desenvolvimento deste programa com os alunos. Os professores também vão receber capacitação continuada ao longo do ano, com o apoio de monitores pedagógicos especializados. Os cursos vão envolver ainda música, cinema, robótica, empreendedorismo, arquitetura social”, detalhou a secretária municipal de Educação, Paula Knoff.
Ainda de Acordo com a SME, por questões orçamentárias, não foi possível implementar o Programa de Educação Maker neste ano, entretanto a licitação foi concluída, o objeto foi homologado com a empresa vencedora do certame licitatório e a expectativa é começar a implementação da Educação Maker nas primeiras EMEB’s já partir do próximo ano.
ENSINO MAKER - O conceito do ensino maker ainda é desconhecido para muitos pais, mas traz diversos benefícios para os estudantes, principalmente para a educação básica. Por meio dessa metodologia de educação, o ensino maker incentiva o aprendizado através do “aprender fazendo”.
Tem como objetivo principal estimular na criança a vontade e iniciativa de buscar soluções criativas e aproveitar os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento.
O ensino maker é uma moderna metodologia de educação e tem como objetivo proporcionar que o aluno se torne protagonista do próprio aprendizado, conectando-o à realidade cotidiana e do mercado de trabalho.
No ensino maker, o professor atua como mediador da aprendizagem, incentivando os alunos a buscar o conhecimento e possibilitando engajamento maior entre o aluno, colegas e professores. As escolas que oferecem essa metodologia possuem espaços colaborativos para que os alunos possam desenvolver competências e habilidades fundamentais para a vida.
Com essa metodologia, os estudantes se tornam mais criativos, resolutivos, autônomos, empáticos e aprendem a trabalhar em grupo, uma vez que as aulas estimulam a comunicação, a reflexão, o pensamento ágil, dentre outras competências.
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária (VISAM) e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação de Desenvolvimento Urbano, realizou nesta segunda- feira (21/10), uma operação para coibir ilícitos penais e administrativos em comércios de depósito de sucatas em várias regiões da cidade.
As equipes realizaram vistorias em quatro estabelecimentos com denúncias de receptação de produtos e fiação furtados. Os militares também verificam a ficha criminal dos proprietários e possíveis ilícitos penais no local. Todos os produtos tiveram a procedência penal verificada.
O Departamento de Fiscalização verificou a documentação e regularidade dos referidos comércios. Dois estabelecimentos foram interditados pela ausência de Alvará de Licença, informou o chefe de Fiscalização de Posturas, Marcelo Celenza.
Para o diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Penela, a junção de forças entre a Polícia Militar e os órgãos do município foi importante para o sucesso da fiscalização. “A operação tem como objetivo coibir a utilização inadequada desses estabelecimentos, e manter a saúde pública nesses locais”, disse Penela.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, estas ações serão intensificadas para coibir furtos de fiação e cabos na cidade.
Durante a operação 02 estabelecimentos foram interditados e 04 estabelecimentos foram vistoriados.
SÃO CARLOS/SP - Os candidatos que prestaram o concurso público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) têm até esta terça-feira, 22/10, para apresentar recursos referentes ao gabarito das provas aplicadas para as 28 funções de níveis fundamental completo, médio, médio técnico e superior. A empresa organizadora do certame, MSCONCURSOS, com sede em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ainda faz levantamento do índice de abstenção nas provas realizadas no último domingo, 20/10.
O local de provas foi o Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Os candidatos da opção I fizeram o exame no período da manhã e os candidatos da opção II no período da tarde. Pela manhã, os portões fecharam às 9h. Já à tarde, às 14h. A prova teve duração de três horas.
EMPREGOS/FUNÇÕES– Auxiliar de Manutenção Geral, Controlador Externo de Abastecimento, Encanador, Motorista, Assistente Administrativo, Fiscal Ambiental, Fiscal Leiturista, Técnico em Informática, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em
Química, Operador de ETE, Eletricista de Manutenção, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Aferidor de Hidrômetro, Fiscal de Instalações Hidráulicas, Operador de Automação, Operador de ETA, Analista Jurídico, Analista de Sistemas, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Jornalista.
O salários para as 36 vagas nas 28 funções, nos quatro níveis de escolaridade, variam de R$ 2.546,00 a R$ 8.881,00. O acompanhamento das divulgações acerca do concurso público do SAAE São Carlos, em suas respectivas etapas, deve ser feito exclusivamente no site da empresa MSCONCURSOS: www.msconcursos.com.br.
Dúvidas podem ser esclarecidas das 9h30 às 12h30, e das 14h às 18h (horário de Brasília), através do telefone (67) 3253-6683, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . O resultado definitivo do concurso será divulgado no dia 14 de janeiro de 2025.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e o Instituto ACORDE (Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional) é parceria do Programa de Apadrinhamento Afetivo e Financeiro.
O programa é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e foi instituído no Tribunal de Justiça de São Paulo em 2015 como uma maneira de possibilitar que as crianças e adolescentes acolhidos, que são aquelas afastados de suas famílias biológicas por meio de medida protetiva de acolhimento institucional, tenham experiências fora da instituição e criem laços com outras pessoas, contribuindo para seu desenvolvimento social, educacional e cultural.
Ter padrinho ou madrinha afetivo possibilita a criança e ao adolescente ter uma nova referência social e familiar de cuidado e afeto, por meio da convivência periódica.
O apadrinhamento financeiro consiste em contribuir financeiramente para o desenvolvimento da criança e/ou do adolescente apadrinhado, sem necessariamente criar vínculos afetivos.
Para tanto, ele poderá financiar alguma atividade que contribua para o desenvolvimento e bem-estar do adolescente, conforme sua necessidade, como atendimentos médicos, odontológicos, terapias diversas como psicologia, psicomotricidade relacional, fonoaudiologia, entre outras. Poderá também investir em cursos profissionalizantes, cursos de idiomas e informática, música e esportes, reforço escolar e dança.
No município de São Carlos, o programa foi sancionado pela lei Nº 18.032 de 08 de dezembro de 2016 e tem como objetivo fortalecer o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes que se encontram nos serviços de acolhimento institucional e com poucas possibilidades de retorno à família de origem.
De acordo com Ingrid Cazella, secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, em São Carlos 40 crianças e adolescentes, entre 0 a 17 anos, estão em uma das em 3 unidades de Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente.
Para se cadastrar e ter maiores informações sobre o Programa de Apadrinhamento Afetivo e Financeiro é só entrar em contato pelo telefone (16) 3419-4080 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para ser um Padrinho Financeiro, você pode doar através da Chave Pix e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Banco SICOOB.
IBATÉ/SP - O Campeonato de Futebol Amador de Ibaté 2024 continua movimentando a cidade, com as quartas de final marcadas para os dias 22 e 24 de outubro. Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Dagnino Rossi, um palco tradicional do futebol amador ibateense, onde as equipes buscam um lugar nas semifinais.
Segundo o secretário adjunto de esportes, Raul Seixas II, o campeonato, além de valorizar os talentos locais, promove a integração e o lazer para a comunidade. “O Futebol Amador em Ibaté vai muito além das quatro linhas. É um evento que reúne famílias, amigos e toda a comunidade em torno do esporte, reforçando o espírito de união e competitividade saudável”, afirmou. Ele ainda convidou a população para assistir às partidas: “É uma grande oportunidade para todos virem ao estádio, apoiar nossos times e fazer parte dessa festa do esporte.”
Quartas de final – Datas e Horários:
Terça-feira, 22 de outubro:
19h15: Boleiragem F.C. x Boca Juniors F.C.
20h30: Ynvictus F.C. x Authentic F.C.
Quinta-feira, 24 de outubro:
19h15: CDHU F.C. x Bayer F.C.
20h30: Juventus F.C. x Reliquias F.C.
Os vencedores dessas partidas avançarão para as semifinais, que ocorrerão no dia 30 de outubro. As disputas prometem ser intensas, com equipes que demonstraram alto nível técnico durante a fase de grupos.
Calendário das fases finais:
Semifinais: 30 de outubro, às 19h15 e 20h30.
Disputa pelo 3º lugar: 3 de novembro, às 19h15.
Grande Final: 3 de novembro, às 20h30.
A Secretaria de Esportes convida toda a população de Ibaté para prestigiar os jogos e torcer pelas equipes que seguem firmes na competição. As partidas no Estádio Municipal Dagnino Rossi prometem ser emocionantes e com grande público presente, reforçando a tradição do futebol amador na cidade.
BRASÍLIA/DF - A Yamaha alcançou na última segunda-feira (14) a marca de 5 milhões de motocicletas produzidas no Brasil. Um modelo Fazer 250, na cor Racing Blue, cruzou o fim da linha de produção de sua planta em Manaus (AM) às 9h40 (horário de Brasília).
Instalada no país desde novembro de 1970, quando iniciou a importação da FT 50 Mini Enduro e da R5 de 350 cc, a marca inaugurou sua primeira fábrica fora do Japão em 10 de outubro de 1974, em Guarulhos (Grande São Paulo), com a RD 50, apelidada de "Cinquentinha".
Em 1985, transferiu-se para Manaus (AM), onde atualmente fabrica motocicletas de 125 cc a 900 cc e motores de popa de 15 HP.
Não se tratou de aleatoriedade uma Fazer 250 atingir a marca história para a divisão brasileira da Yamaha. "Escolhemos esse modelo por ser um dos mais vendidos da gama e por ser um ícone da marca, e o azul é nossa cor oficial", explica Rafael Lourenço, gerente de relações institucionais da Yamaha Motor do Brasil.
Tanto o exemplar anterior como o posterior também são da linha Fazer 250 e igualmente azuis. Ambos serão despachados para alguma das 594 concessionárias da marca no país. A unidade festiva, contudo, será mantida pela Yamaha como peça histórica.
O marco de 5 milhões de motos em 50 anos de produção ocorre simultaneamente a uma renovação de produtos da Yamaha, que na última semana apresentou oito novidades -entre elas a Neo's Connected, a primeira scooter elétrica da marca.
Composta por duas baterias de lítio removíveis para reabastecimento doméstico e um motor elétrico de 2,4 kW montado no cubo da roda traseira, a opção eletrificada começará a ser produzida em janeiro de 2025.
A safra de lançamentos deve manter a Yamaha na segunda posição no mercado nacional, atrás apenas da Honda. Produzindo no Brasil desde 1976, a conterrânea e principal rival da Yamaha caminha para alcançar 30 milhões de unidades produzidas ainda neste ano, também em Manaus.
"A produção de cada uma é fundamentalmente o retrato da participação de mercado delas", resume o consultor automotivo Milad Kalume Neto.
De acordo com dados da Fenabrave (associação dos revendedores), das 932.940 motocicletas comercializadas no primeiro semestre de 2024, 70% foram da Honda, 17,52% da Yamaha e 3,27% chinesa Shineray.
FOLHAPRESS
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.