SÃO CARLOS/SP - A Fatec São Carlos realizou o evento “RH em Pauta: Desafios da Mulher em Ambientes Corporativos”, reunindo alunas do curso de Gestão de Recursos Humanos, profissionais convidadas e representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Unidade São Carlos. A iniciativa buscou promover reflexões sobre obstáculos, oportunidades e competências necessárias para o protagonismo feminino no mercado de trabalho.
O encontro contou com a participação de Micaela Santos, analista comercial da Piccin, que relatou sua experiência no setor do agronegócio; Valéria Macedo, agente local de inovação do Sebrae, que abordou os caminhos do empreendedorismo e inovação para mulheres; e Gabriela Bassi, especialista em recrutamento e seleção, que trouxe a visão sobre as competências mais valorizadas pelas empresas. A roda de conversa também teve a presença do Defensor Público Jonas Zoli Segura, coordenador auxiliar da unidade da Defensoria Pública em São Carlos, que destacou a relevância da garantia de direitos e da equidade de gênero no ambiente profissional.
A dinâmica envolveu debate orientado, perguntas das alunas e orientações da Defensoria, focados nos temas: : resiliência, liderança, inovação, networking, comunicação, equilíbrio emocional, visão estratégica, denúncias e combates à assédios e violências.
“É muito importante oportunizar às nossas graduandas de RH compreender o que acontece na prática do mercado: as habilidades necessárias para se destacar, as oportunidades de crescimento e os obstáculos enfrentados nesta jornada”, ressaltou a coordenadora do curso, professora Rosamel Muñoz.
O evento reforçou o papel da Fatec São Carlos em promover discussões atuais e necessárias, aproximando a formação acadêmica da realidade do mundo do trabalho e estimulando as futuras profissionais de RH a atuarem como agentes de transformação social.