O CUCA, em parceria entre Instituto de Química e Prefeitura, oferece 250 vagas gratuitas para estudantes da rede pública; interessados podem se inscrever até 31 de janeiro
ARARAQUARA/SP - O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA), parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura Municipal de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. As 250 vagas, destinadas a estudantes da rede pública, estão distribuídas em três núcleos: Cuca Centro – Manhã (70 vagas), Cuca Centro – Noite (70 vagas) e Cuca Instituto de Química (110 vagas). A seleção segue critérios socioeconômicos e também há reserva de vagas e pontuação adicional para públicos específicos. Para se inscrever, é necessário enviar os documentos e preencher o formulário online, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctbEVwTYqYa7OUMMfIE4r6TrREU9oH1CK4Ve4NVGyN4aSXuA/viewform
O curso pré-vestibular complementa a formação de nível médio, preparando os alunos para os vestibulares das universidades públicas. Podem se inscrever os estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio em 2026. A preferência é por pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica: o cálculo da nota final do processo seletivo leva em consideração os seguintes pesos: 95% (análise socioeconômica) + 5% (análise do Histórico Escolar).
Em caso de disponibilidade de vagas, alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio também poderão participar da seleção. 50% das vagas são destinadas a candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI).
Caso não seja possível realizar a inscrição online, o candidato poderá realizá-la presencialmente no CUCA Centro, localizado na Av. Feijó, 1033, nas seguintes datas e horários: 29/01 (quinta-feira), das 9h às 12h e das 19h às 21h; 30/01 (sexta-feira), das 19h às 21h; e 31/01 (sábado), das 9h às 12h.
Para realizar a inscrição, além de enviar a documentação solicitada, o candidato precisa preencher um questionário socioeconômico. O edital completo com a lista de documentos necessários, critérios de seleção e demais informações pode ser acessado em: https://drive.google.com/file/d/1KaKiLgxSLSiWXmpHI11SsEGCOEygFlDB/view?usp=sharing
O resultado da seleção será divulgado em 14 de fevereiro.
SERVIÇO
Inscrições para o CUCA (Curso Unificado do Câmpus de Araraquara) Unesp
Período: de 13/12/2025 a 31/01/2026
Online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctbEVwTYqYa7OUMMfIE4r6TrREU9oH1CK4Ve4NVGyN4aSXuA/viewform
Mais informações e dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
IBATÉ/SP - Uma ação da Guarda Municipal resultou na apreensão de entorpecentes na Rua Borborema, em Ibaté, após a fuga de três indivíduos que demonstraram comportamento suspeito em uma praça da região.
De acordo com o relato dos agentes, durante o patrulhamento, os guardas notaram três homens abaixados próximo ao parquinho. Assim que perceberam a presença da viatura, os suspeitos deixaram o local às pressas, o que levantou a suspeita de atividade ilícita.
Com o objetivo de localizar possíveis materiais abandonados, a equipe realizou buscas nas proximidades e encontrou uma sacola preta escondida em um cano utilizado para o escoamento de água. No interior da sacola estavam diversas substâncias entorpecentes.
A apreensão totalizou 20 porções de maconha, cinco porções de dry, quatro porções de cocaína e 37 porções de crack. As drogas foram recolhidas e levadas para a Polícia Civil, que ficará responsável pela apuração dos fatos e pela identificação dos envolvidos.
BOTUCATU/SP - O Governo de São Paulo dá um passo histórico no combate à dengue. No próximo domingo, 18 de janeiro, a cidade de Botucatu inicia a vacinação em massa com a Butantan-DV, a vacina 100% brasileira desenvolvida Instituto Butantan, que protege dos quatro sorotipos da doença. A cidade é uma das três escolhidas pelo Ministério da Saúde para um estudo de impacto da imunização.
A campanha será realizada inicialmente no município de Botucatu, escolhido pela sua estrutura de saúde e pela experiência comprovada em operações de vacinação em massa contra a Covid-19. A estratégia tem como meta proteger 90% da população entre 15 e 59 anos e avaliar, em larga escala, a efetividade do novo imunizante, que já demonstrou segurança e eficácia em estudos clínicos anteriores. A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp participa da ação e vai monitorar de perto os casos de dengue do município, a partir de uma análise laboratorial criteriosa. Os resultados vão compor o estudo.
No dia da vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Botucatu e o Espaço Saúde estarão abertos das 8h às 17h para atender a população. A orientação é que os moradores procurem, preferencialmente, a unidade de referência do seu bairro, o que ajuda a organizar e agilizar o atendimento. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Diferente das demais vacinas disponíveis no mercado, a Butantan-DV destaca-se pela tecnologia de dose única, o que permite uma imunização mais rápida da população e reduz drasticamente os custos e a logística de aplicação.
A aprovação da vacina é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3, encaminhados à Anvisa. De acordo com o estudo, no público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros. Resultados anteriores do acompanhamento de dois e 3,7 anos foram publicados no The New England Journal of Medicine e na The Lancet Infectious Diseases, respectivamente.
Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, (exantema (manchas vermelhas) no corpo, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.
A vacina da dengue do Instituto Butantan é a primeira que pode ser aplicada em apenas uma dose no mundo, o que tem potencial de facilitar a adesão do público e a logística da estratégia. Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença.
O Instituto Butantan pretende ampliar a faixa etária de vacinação tanto para o público pediátrico quanto para aqueles acima de 60 anos. Para isso, já recebeu aprovação da Anvisa para avaliar a vacina da dengue na população de 60 a 79 anos. Se os resultados da pesquisa forem satisfatórios, será possível solicitar à agência reguladora a inclusão desse grupo nas recomendações do imunizante. Além disso, mais dados deverão ser coletados para avaliar a possível inclusão das crianças de 2 a 11 anos nas recomendações da vacina. Os estudos clínicos realizados já comprovaram que a vacina é segura nesta faixa etária.
MIRASSOL/SP - Sensação do futebol brasileiro masculino em 2025, o Mirassol terá uma equipe de mulheres pela primeira vez na história do clube. Ex-coordenadora da base do Corinthians, Rafaela Esteves foi anunciada pelo Leão Caipira, na terça-feira (13), como executiva da modalidade feminina.

Segundo o clube do interior paulista, Rafaela terá a missão de "liderar a estruturação, o planejamento e o desenvolvimento do departamento, alinhada ao projeto de crescimento institucional do Mirassol no cenário do futebol feminino". Formada em Educação Física e pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo, a gestora de 39 anos trabalhou na Ferroviária, além do Corinthians.
A vaga à Libertadores conquistada com o quarto lugar no último Campeonato Brasileiro levou o Mirassol a criar o departamento do futebol de mulheres. Uma das exigências da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para os clubes disputarem os torneios continentais masculinos é que tenham um time feminino.
Antes mesmo do anúncio de Rafaela, porém, o Leão Caipira já tinha iniciado a estruturação da modalidade. Em dezembro, o clube comprou um novo centro de treinamento na cidade, a 450 quilômetros de São Paulo. O espaço passa por reforma para receber a equipe feminina e as categorias de base masculinas, do sub-11 ao sub-17. O investimento é de R$ 5 milhões.
A meta do Mirassol é a disputa do Campeonato Paulista Feminino deste ano, por meio do qual pode se classificar à Série A3 (terceira divisão) do Brasileirão de 2027. A Série A1 (primeira divisão), vale lembrar, terá transmissão ao vivo da TV Brasil pelo segundo ano consecutivo.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO/SP - A Universidade de São Paulo (USP) divulgou as obras de literatura para leitura obrigatória que será cobrada dos vestibulandos nos exames de 2030 a 2033. A lista traz mudanças em relação aos autores do ciclo 2026-2029 e amplia gêneros literários e a origem dos autores.
A nova relação foi aprovada em reunião do Conselho de Graduação da universidade, por unanimidade, e traz o retorno de obras de teatro como referência, gênero que esteve de fora nos últimos exames, além de incluir os quadrinhos, por meio de uma graphic novel (romance gráfico).
Será a primeira vez que os autores indígenas serão cobrados na Fuvest, com a obra Originárias: uma Antologia Feminina de Literatura Indígena, uma coletânea de contos de Trudruá Dorrico e Maurício Negro, no biênio 2030-2031, e Fantasmas, de Daniel Munduruku, para 2032-2033.
"Temos a preocupação de trazer visões mais contemporâneas, abordando um espectro de problemas mais amplo e favorecendo a avaliação comparativa entre escolas literárias e as próprias obras", explicou o diretor executivo da Fundação para o Vestibular (Fuvest) Gustavo Monaco.
A abordagem, que tem sido o tom tanto na Fuvest quanto em outros vestibulares e no próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem de uma percepção que Monaco resume como a de que o conhecimento é fracionado apenas por razões didáticas. Ele destaca a importância de os estudantes que chegam à universidade serem capazes de estabelecer relações entre essas concepções e narrativas diferentes.
A ampliação também impacta a correção das questões. A banca de português é a maior da Fuvest, pois todos os candidatos da segunda fase fazem a prova, e são cerca de 30 mil pessoas. Metade das questões envolve literatura, e a correção delas cabe a professores da USP, doutorandos, ex-alunos de doutorados e alunos de pós-doutorado. Com a ampliação, cresce a complexidade das perguntas, e também das respostas.
"Tem sido mais comum, durante a correção, que surjam debates, pois algumas respostas trazem novas formas de pensar os temas, com abordagens que levam a pensar novas formas de comparação", comenta Monaco.
A lista amplia a retomada de autores masculinos, já que as obras cobradas entre 2026 e 2028 tinham somente autoras, e manterá a paridade de gêneros.
Lista de livros para 2030 e 2031
Lista de livros para 2032 e 2033
AGÊNCIA BRASIL
BRASÍLIA/DF - O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com relatório divulgado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), disponível online, a vacina foi considerada cara diante do impacto que poderia ter em relação ao combate a doença.
A vacina recombinante adjuvada para prevenção do herpes-zóster é voltada para idosos com idade maior ou igual a 80 anos e indivíduos imunocomprometidos com idade maior ou igual a 18 anos.
“O Comitê de Medicamentos reconheceu a importância da vacina para a prevenção do herpes-zóster, mas destacou que considerações adicionais sobre a oferta de preço precisam ser negociadas, de modo a alcançar um valor com impacto orçamentário sustentável para o SUS”, afirma o relatório.
O relatório apresenta também um cálculo dos custos em relação a população que seria beneficiada pelo imunizante. “Ao vacinar 1,5 milhão de pacientes por ano, o custo seria de R$ 1,2 bilhão por ano e, no quinto ano, a vacinação dos 471 mil pacientes restantes com um custo de R$ 380 milhões. Ao final de cinco anos, o investimento total seria de R$ 5,2 bilhões. Dessa forma, a vacina foi considerada não custoefetiva”, diz o texto publicado.
Segundo a portaria publicada nesta semana, a matéria poderá ser submetida a novo processo de avaliação pela Conitec, caso sejam apresentados fatos novos que possam alterar o resultado da análise efetuada.
O herpes-zóster é uma condição de saúde causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. Quando a pessoa tem catapora, o vírus permanece no organismo e pode ser reativado ao longo da vida, ocasionando o herpes-zóster. Essa reativação é mais comum em pessoas idosas ou com a imunidade baixa.
Os primeiros sintomas são queimação, coceira, sensibilidade na pele, febre baixa e cansaço. Depois de um ou dois dias, surgem manchas vermelhas que evoluem para pequenas bolhas cheias de líquido. Essas bolhas podem secar e formar crostas. As lesões aparecem em apenas um lado do corpo e seguem o caminho de um nervo, o que dá ao herpes-zóster seu aspecto característico. As áreas mais afetadas costumam ser o tronco, a face, a lombar e o pescoço. Esse processo dura cerca de duas a três semanas.
Segundo informações do relatório divulgado pela Conitec, o herpes-zóster geralmente melhora sozinho, mas em alguns casos pode causar complicações graves, como alterações na pele, no sistema nervoso, nos olhos e nos ouvidos.
Nos casos leves e sem risco de agravamento, o SUS oferece tratamento sintomático com remédios para aliviar a dor, febre e coceira, além de orientações de higiene e cuidados com a pele. Quando o risco é maior, como em pessoas idosas, imunocomprometidas ou com doença grave, recomenda-se o uso do antiviral aciclovir.
De acordo com dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e hospitalares (SIH/SUS), entre 2008 a 2024, foram registrados 85.888 atendimentos ambulatoriais e 30.801 internações de pacientes com herpes-zóster no Brasil.
Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS, entre os anos de 2007 e 2023, 1.567 pessoas morreram por herpes-zóster no país, o que representou uma taxa de mortalidade pela doença de 0,05 óbitos por 100 mil habitantes no período. Do total de óbitos registrados, 90% foram de pessoas com idade maior ou igual a 50 anos, sendo 53,4% em idosos mais de 80 anos de idade.
AGÊNCIA BRASIL
SALVADOR/BA - O calendário de proibição da captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo-uçá para 2026 já está definido. Será de 18 de janeiro a 6 de abril, mas poderá ser estendido até o dia 22, caso o período reprodutivo da espécie atrase.
O defeso ocorre anualmente em períodos diferentes nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Por essa razão é estabelecido um calendário por região, conforme o ciclo reprodutivo da espécie em cada estado.
|
Período de Defeso |
Estados |
|
18 de janeiro de 2026 a 23 de janeiro |
Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia |
|
1º de fevereiro de 2026 a 6 de fevereiro |
Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia |
|
17 de fevereiro de 2026 a 22 de fevereiro |
Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia |
|
3 de março de 2026 a 8 de março |
Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia |
|
18 de março de 2026 a 23 de março |
Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia |
|
1º de abril de 2026 a 6 de abril |
Amapá e Pará |
|
17 de abril de 2026 a 22 de abril de 2026 (caso a andadas reprodutivas continue) |
Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia |
A proibição coincide com o período da chamada andada reprodutiva, que é quando o caranguejo-uçá deixa a sua toca para acasalar, a fêmea carrega os ovos e depois deposita as larvas, para amadurecimento dos filhotes.
De acordo com nota do Ministério da Pesca e Aquicultura, a manutenção de caranguejo-uçá vivo em cativeiro ou de estoque congelado, inteiro ou em partes, para beneficiamento e comercialização no período, deve ser informada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O modelo de formulário para Declaração de Estoque foi disponibilizado no edital publicado nesta terça-feira (13), no Diário Oficial da União, e o documento deve ser entregue até o último dia útil que antecede o início de cada período de defeso.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO/SP - Motoristas de São Paulo já colhem os resultados da nova política do Governo do Brasil que garante a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores. Até 14 de janeiro, 86.770 paulistas tiveram o documento renovado sem a necessidade de deslocamento ao Detran ou pagamento de taxas, o que representa uma economia de R$ 56,86 milhões para a população do estado.
A iniciativa, que entrou em vigor na última sexta-feira (9), beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Em todo o país, 323.459 pessoas já foram beneficiadas pela medida, gerando uma economia total de R$ 226,3 milhões para a população brasileira.
“Por muito tempo, o Sistema de Trânsito Brasileiro (SNT) tratou todos os motoristas como potenciais infratores, submetendo bons e maus condutores às mesmas exigências e burocracias. A renovação automática da CNH muda esse paradigma ao diferenciar quem se comporta bem de quem se comporta mal, premiando o acerto e não apenas punindo o erro”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante o anúncio da medida.
COMO FUNCIONA – A renovação automática ocorre diretamente na base nacional de dados e dispensa a etapa tradicional de comparecimento ao Detran. O documento atualizado fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde também passa a constar o selo de Bom Condutor como reconhecimento pelo comportamento responsável no trânsito.
MAIS DE 10 MILHÕES – Com cerca de 80 milhões de CNHs vigentes no país, a expectativa do Governo do Brasil é que mais de 10 milhões de motoristas possam ser beneficiados pela renovação automática ao longo do tempo, ampliando o alcance da política do Bom Condutor e incentivando práticas mais responsáveis no trânsito.
QUEM NÃO É ELEGÍVEL – A renovação automática, no entanto, não se aplica a todos os condutores. Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício. Já os condutores a partir dos 50 anos podem aproveitar uma única renovação automática da CNH quando o documento vencer, sem taxas ou exames. O benefício é pessoal e só pode ser usado uma vez. Também ficam fora da medida os condutores com prazo de validade da CNH reduzido por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde, assim como os motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias, conforme prevê a legislação de trânsito.
MODERNIZAÇÃO – A modernização dos serviços de trânsito acompanha a crescente adesão da população às ferramentas digitais. Mais de 2,3 milhões de brasileiros já abriram requerimento para a primeira carteira de motorista pelo aplicativo CNH do Brasil. A abertura do processo acontece diretamente pelo aplicativo da CNH do Brasil. A partir daí, o interessado tem a liberdade de escolher como prefere se preparar: pode estudar o conteúdo teórico gratuitamente pela plataforma digital, frequentar uma autoescola tradicional ou combinar as duas opções.
CNH DO BRASIL – Com o novo modelo, o processo de obtenção e gestão da Carteira Nacional de Habilitação passa a ser centralizado em uma plataforma digital única, que acompanha o motorista desde a formação até a renovação do documento. A proposta reduz burocracias, amplia o acesso à informação e contribui para diminuir gastos dos cidadãos com taxas e deslocamentos. Durante o anúncio da nova CNH do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a modernização representa economia direta para as famílias. "É dinheiro que vai sobrar para levar mais comida para casa", afirmou o presidente, em dezembro.
CNH DIGITAL – A CNH digital, disponível por meio do aplicativo oficial do Governo do Brasil, tem a mesma validade jurídica do documento físico e permite que o motorista acesse sua habilitação de forma prática e segura pelo celular. Pelo aplicativo, também é possível acompanhar serviços, receber notificações e verificar informações atualizadas do documento. A ampliação do uso da CNH digital reforça o compromisso do Governo do Brasil com a digitalização dos serviços públicos, oferecendo mais comodidade ao cidadão e fortalecendo uma política de trânsito baseada em tecnologia, eficiência e reconhecimento de boas práticas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
SÃO PAULO/SP - A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (15) uma operação contra uma associação criminosa envolvida em um esquema de venda de ingressos falsos para o show da banda britânica Iron Maiden. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços no Tatuapé, na zona leste da capital, e em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A investigação, por meio do 42º Distrito Policial (Parque São Lucas), começou em dezembro quando um homem compareceu à delegacia informando que havia sido vítima de um golpe. Ele relatou que fez o pagamento de R$ 690 por meio do Pix para adquirir a entrada para o show da banda, mas não recebeu o ingresso. Ao entrar em contato com a plataforma original, descobriu que estava em um site falso que simulava o verdadeiro.
Os policiais descobriram que o valor pago foi destinado a uma empresa facilitadora de pagamentos, que não efetuou o bloqueio ou estorno mesmo após a comunicação da fraude. As diligências revelaram a existência do site falso e de empresas envolvidas no golpe, com constituição recente, alterações societárias suspeitas e diversas reclamações por golpes semelhantes.
“É uma reprodução muito idêntica ao site original. A pessoa tem que estar sempre atenta à grafia na página de endereçamento. Eles sempre trocam ou invertem as palavras. São nesses mínimos detalhes que é possível diferenciar o verdadeiro do falso”, alerta o delegado titular do 42º DP, Alexandre Bento.
A operação Fear of the Pix, que significa “medo do pix”, em referência a um álbum da banda britânica de 1992, cumpriu os mandados nas sedes das empresas investigadas e nos endereços de seus sócios proprietários, após deferimento do Poder Judiciário.
No total, foram apreendidos 13 relógios, três veículos de luxo, R$ 11 mil em espécie, seis computadores e outros documentos que serão análise de investigação.
O caso está sendo registrado no 42º DP como associação criminosa para a prática de estelionato eletrônico.
SÃO PAULO/SP - Entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2026, o MSC Preziosa foi cenário de uma viagem que ficará marcada na memória do público. A segunda edição do Navio do Zezé, apresentada pela PromoAção, encerrou sua temporada com cabines esgotadas, shows emocionantes e encontros inéditos que reforçam o projeto como um dos cruzeiros musicais mais emblemáticos do país.
Com três apresentações exclusivas de Zezé Di Camargo, na turnê “Zezé Rústico”, o navio navegou por diferentes gerações da música brasileira, reunindo um line-up que combinou romantismo, nostalgia e celebração. Passaram pelo palco flutuante nomes como Alexandre Pires, Édson & Hudson, Mato Grosso & Mathias, Durval Lellys, Jota Quest e Wanessa Camargo, criando uma trilha sonora intensa e afetiva para os passageiros.
Um dos momentos mais marcantes da edição foi o encontro surpresa de Wanessa Camargo com Édson & Hudson, que dividiram o palco em uma apresentação inédita e emocionante, arrancando aplausos e coro do público a bordo, daqueles instantes que só acontecem em alto-mar.
Mais do que um cruzeiro, o Navio do Zezé se consolidou como um festival navegante, onde música, afeto e experiências se encontram. A bordo de um dos transatlânticos mais sofisticados do mundo, os passageiros desfrutaram de uma estrutura cinco estrelas, com piscinas infinitas, spa de alto padrão, gastronomia internacional, teatro, escadaria de cristais Swarovski e atrações para todas as idades.
Após uma estreia de sucesso em 2024, no MSC Seaview, esta segunda edição reafirma a força do projeto e a capacidade da PromoAção de transformar grandes encontros musicais em experiências inesquecíveis. O Navio do Zezé desembarca deixando saudade, e a certeza de que já ocupa um lugar especial no calendário dos cruzeiros temáticos brasileiros.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.