SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos viveu um momento de celebração da educação pública nesta terça-feira (14). O vereador Lineu Navarro protocolou e entregou pessoalmente uma moção de congratulações à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, que na próxima semana representará o Brasil no International Creativity and Innovation Award (ICIA) 2026 – Global Round, em Phnom Penh, capital do Camboja. A moção foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Segundo Lineu, o convite para participar desse importante evento demonstra o potencial dos alunos e de toda a escola. “É um reconhecimento importante para a educação pública brasileira e coloca São Carlos no cenário internacional da inovação sustentável”, destacou Lineu.
A escola atende cerca de 700 estudantes do ensino fundamental (anos finais) e médio, funcionando em modelo de ensino integral desde 2014. Para a diretora Lucinei Tavoni, a homenagem representa um incentivo ao trabalho aos alunos e toda a comunidade escolar, que se dedicam a esse projeto, que transforma realidades.
DE SÃO CARLOS PARA O MUNDO - O convite para o evento global partiu de uma pesquisadora residente nas Filipinas, integrante da Royal Academy of Engineering, que atua como uma das organizadoras do ICIA 2026.
A iniciativa que levou a escola ao cenário mundial é o Clube de Ciências TESLA – Reaproveitamento de matéria orgânica para produção de biogás e biofertilizante. Coordenado pelas professoras Bárbara Daniela Guedes Rodrigues e Isabel Cristina Santana Kakuda, o projeto envolveu alunos do 6º ano do ensino fundamental e do ensino médio na construção de biodigestores caseiros, equipamentos de baixo custo que transformam resíduos orgânicos em biogás (fonte de energia alternativa) e biofertilizante.
Mais do que laboratório, o projeto tem aplicação social real. O Assentamento Nova São Carlos foi o primeiro local beneficiado com a tecnologia, e novos biodigestores deverão ser instalados em comunidades próximas, promovendo saneamento, redução de poluentes e geração de energia limpa.
Lineu relembra que não é a primeira vez que a Sebastião de Oliveira é destaque no cenário internacional. Em 2021, o mesmo trabalho foi campeão nacional do programa Solve for Tomorrow, que estimula soluções científicas para problemas reais. A escola também já marcou presença em congressos internacionais de aprendizagem solidária em Buenos Aires e Montevidéu.
Mais recentemente, durante a COP28, realizada em Dubai (Emirados Árabes Unidos), alunos do clube de ciências apresentaram um estudo sobre mitigação do gás carbônico da atmosfera por meio da produção de algas – outro exemplo da relevância ambiental da instituição. Lineu reforçou ainda que, em parceria com outros parlamentares, busca conquistar recursos para colaborar com a viabilização do evento.
SÃO CARLOS/SP - Na tarde desta quinta-feira (16/04), o Departamento de Controle e Defesa Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, realizou o resgate de um equino em situação de maus-tratos no bairro Ipê Mirim.
O animal apresentava baixo escore corporal e lesão na região auricular, indicando a necessidade de atendimento imediato. Após o resgate, o equino foi encaminhado ao Canil Municipal, onde já recebeu os primeiros cuidados, incluindo avaliação clínica e início do tratamento adequado.
De acordo com o diretor do Departamento de Controle e Defesa Animal, Lucas Jordão, a ação foi fundamental para garantir a recuperação do animal. “Foi uma ação essencial. Esse animal precisava de atendimento imediato, já recebeu todo o cuidado necessário e, muito em breve, estará recuperado e em boas condições”, destacou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Alexandre Wellington de Souza, ressaltou a importância do trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura na proteção dos animais. “É fundamental destacar o trabalho realizado diariamente pela Prefeitura de São Carlos na proteção da vida e da integridade dos animais no município.
Estamos consolidando uma política pública séria, permanente e comprometida com a defesa animal, além de conscientizar a população sobre a responsabilidade dos tutores”, afirmou.
Segundo o secretário, após a recuperação, o animal será microchipado e poderá ser disponibilizado para adoção, desde que esteja em plenas condições de saúde.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal reforça que o Departamento de Controle e Defesa Animal seguirá intensificando as ações de fiscalização, o atendimento às denúncias e as medidas de proteção, reafirmando o compromisso da administração municipal com o bem-estar animal.
Casos de abandono e maus-tratos podem ser denunciados à Ouvidoria pelo telefone (16) 3362-1080.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que haverá mudanças no funcionamento dos serviços públicos municipais durante o ponto facultativo de segunda-feira (20/04) e o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na terça-feira (21/04).
Na área da saúde, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos sem interrupções. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) funcionarão normalmente, em regime 24 horas.
As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Aracy, Redenção, Vila Isabel, São José e Santa Felícia estarão abertas na segunda-feira (20/04), das 7h30 às 13h. Já a Farmácia de Alto Custo atenderá também na segunda (20/04), porém das 7h30 às 14h.
Na terça-feira (21/04), a Farmácia da UPA Aracy fará a dispensação de medicamentos para uso agudo — como analgésicos, antitérmicos e antibióticos — mediante prescrição médica. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 18h. Medicamentos de uso contínuo não serão fornecidos neste dia.
As UBSs e Unidades de Saúde da Família (USFs) permanecerão fechadas durante todo o período, com retomada do atendimento na quarta-feira (22/04), a partir das 7h.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não terá atendimento presencial nos dias 20 e 21 de abril, mas seguirá disponível pelo telefone 0800-300-1520. O atendimento presencial será retomado na quarta-feira (22/04).
A Casa do Trabalhador e o Procon também estarão fechados na segunda e terça-feira, reabrindo normalmente no dia 22.
O Mercado Municipal funcionará nos dois dias, das 9h às 13h. Já o Parque Ecológico permanecerá fechado na segunda-feira (20/04) e abrirá para visitação gratuita na terça-feira (21/04), das 8h às 16h30.
Os serviços de emergência, como Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Defesa Civil, poderão ser acionados pelo telefone 153 durante todo o período.
A coleta de lixo será realizada normalmente, sem alterações no cronograma.
A Prefeitura de São Carlos reforça a importância de atenção aos horários diferenciados durante o feriado prolongado.
SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta quinta-feira (16/04), Santa Rita do Passa Quatro sediou a oficina preparatória da Operação SP Sem Fogo, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na região de Araraquara. O encontro reuniu representantes de 26 municípios e teve como objetivo preparar as equipes locais para o período de estiagem, com foco na prevenção e combate a incêndios em vegetação.
Durante a capacitação, foram entregues 1.066 itens do kit estiagem, que incluem equipamentos de proteção individual — como luvas, óculos, capacetes e lanternas — além de materiais utilizados no combate a focos de incêndio, como sopradores e abafadores. A iniciativa fortalece a estrutura das brigadas municipais, garantindo maior capacidade de resposta diante de ocorrências.
A programação abordou temas como previsão meteorológica para o período seco, operacionalização dos planos de contingência, crimes ambientais e técnicas de combate a princípios de incêndio. Um dos destaques foi a capacitação inédita voltada ao atendimento de animais atingidos por queimadas, conduzida por médicos veterinários voluntários da Defesa Civil.
A Defesa Civil de São Carlos esteve presente no evento, reforçando o compromisso regional com a prevenção de desastres. O diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero, destacou a importância da iniciativa. “A preparação é fundamental para que possamos agir com rapidez e eficiência. Esse treinamento nos dá condições de proteger vidas e reduzir os impactos da estiagem em nossa região”.
A Operação SP Sem Fogo integra ações estratégicas do Governo de São Paulo para enfrentar o período de estiagem de forma coordenada, envolvendo municípios de diferentes regiões do Estado. Ao todo, serão realizados 16 treinamentos em diversas localidades, consolidando uma rede de agentes capacitados e equipados para atuar na prevenção e resposta a incêndios.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal da Gestão da Cidade e Infraestrutura realizaram, nesta quinta-feira (16/04), uma operação em depósitos de sucata em diferentes regiões de São Carlos. A ação foi definida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e teve como objetivo coibir ilícitos penais e administrativos.
As equipes vistoriaram três estabelecimentos que haviam sido alvo de denúncias de receptação de produtos e fiação furtada. Durante as inspeções, os agentes verificaram a ficha criminal dos proprietários e a procedência dos materiais encontrados. Nenhuma irregularidade penal foi identificada.
O Departamento de Fiscalização analisou a documentação dos comércios. Um estabelecimento localizado na região do bairro São Carlos VIII foi interditado por ausência de Alvará de Licença, conforme informou o chefe de Fiscalização de Posturas, Marcelo Celenza.
O diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal da Gestão da Cidade e Infraestrutura, Rodolfo Penela, destacou a relevância da atuação conjunta entre os órgãos municipais. Segundo ele, a operação busca garantir que os estabelecimentos funcionem de forma adequada, preservando a segurança e a saúde pública. No total, três estabelecimentos foram vistoriados e um interditado.
SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Carlos recebe, entre os dias 24 e 27 de abril, na Praça do Mercado Municipal, mais uma edição do Feirão Casa Paulista, consolidando uma importante conquista da Prefeitura, por meio da Progresso e Habitação São Carlos - PROHAB.
A realização desta edição também é resultado de uma agenda de trabalho e articulação institucional do prefeito Netto Donato, do presidente da PROHAB, Marquinho Amaral e do diretor administrativo Cesinha Maragno com o chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Rômulo Ripa, fortalecendo o alinhamento entre município e Governo do Estado para ampliar o acesso à moradia.
Nesta edição, o município será contemplado com 1.314 cartas de crédito, no valor de R$ 11 mil cada, totalizando um investimento de mais de R$ 14 milhões destinados à população de São Carlos. O recurso representa um avanço significativo na política habitacional local, ampliando oportunidades para famílias que buscam melhores condições de moradia.
De acordo com o presidente da PROHAB, Marquinho Amaral, tem direito a carta de crédito aquelas famílias das faixas 1 e 2, ou seja, com renda mensal de R$ 3.200,00 (Faixa 1) e de R$ 3.200,01 até R$ 5.000,00 (Faixa 2), sob avaliação da Caixa Econômica Federal.
O feirão contará com a participação de construtoras credenciadas, apresentando empreendimentos disponíveis e oferecendo atendimento personalizado, além de simulações de financiamento habitacional por meio da Caixa Econômica Federal, com possibilidade de utilização do FGTS.
A iniciativa reforça um modelo de desenvolvimento que alia crescimento urbano com responsabilidade social, promovendo inclusão, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que estimula práticas equilibradas e sustentáveis no setor habitacional.
“O Feirão Casa Paulista não é apenas um evento, é uma oportunidade concreta de transformação na vida das pessoas, especialmente para aquelas famílias que sonham com a casa própria. Esse feirão também mostra que é possível unir desenvolvimento urbano com responsabilidade social”, ressalta Netto Donato, prefeito de São Carlos.
A Prefeitura de São Carlos segue empenhada em viabilizar ações concretas que ampliem o acesso à moradia digna, fortalecendo políticas públicas e construindo uma cidade cada vez mais estruturada e inclusiva.
Serviço:
Local: Praça do Mercado Municipal de São Carlos
Data: 24 a 27 de abril
Horário: Das 9h às 18h
A participação é gratuita. Os interessados devem comparecer com documentos pessoais para atendimento e orientações.
Concessionária prevê circulação de mais de 622 mil veículos;
dados recentes reforçam a eficiência das ações em feriados prolongados
SÃO CARLOS/SP - A Ecovias Noroeste Paulista deu início, a 0 hora de de hoje (sexta-feira, 17/04), à “Operação Tiradentes”, que seguirá até as 23h59 da quarta-feira (22/04), com atuação intensificada nos 600 quilômetros de rodovias sob sua administração. A iniciativa tem como focos reforçar a segurança viária, garantir a fluidez do tráfego e ampliar o suporte aos usuários em um período marcado pelo aumento de veículos nas estradas.
Histórico recente reforça a eficiência operacional da concessionária durante as operações especiais realizadas em feriados prolongados. A “Tiradentes” ocorrerá na sequência de outra mobilização especial feita neste mês. Entre os dias 2 e 6 de abril, na “Operação Paixão de Cristo e Páscoa 2026”, mais de 512 mil veículos circularam pela malha viária da concessionária.
No período, foram registrados 34 acidentes - índice 22% menor em comparação ao mesmo feriado de 2025. Foram, também, 486 atendimentos aos usuários, incluindo 72 pré-hospitalares, 227 socorros mecânicos e 187 remoções por guincho, reforçando a eficiência operacional das equipes.
Previsão de fluxo e trechos com maior movimento
Na “Operação Tiradentes”, a expectativa é que mais de 622 mil veículos circulem pelas rodovias da Ecovias Noroeste Paulista, entre elas a Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), além de trechos das SP-333, SP-351 e SP-323, que conectam importantes polos regionais.
A previsão é de tráfego mais intenso em corredores estratégicos, especialmente na SP-310, nos trechos entre São Carlos, Araraquara, Matão e Taquaritinga (com previsão de 227 mil veículos), além da região de Catanduva, São José do Rio Preto e Mirassol (previsão de 97 mil veículos).
Também é esperado aumento no fluxo da SP-326, entre Matão e Bebedouro (180 mil veículos); na SP-333, entre Borborema e Jaboticabal (82 mil veículos); na SP-323, na região de Taquaritinga (19 mil veículos); e na SP-351, em Catanduva (com previsão de 17 mil veículos).
Os picos de movimento devem ocorrer, principalmente, amanhã e na quarta-feira da semana que vem, com maior concentração de veículos nas primeiras horas da manhã, entre 6 e 8 horas, e no fim da tarde, entre 17 e 19 horas.
Obras e intervenções durante o período
Durante a “Operação Tiradentes”, haverá restrições na execução de obras, serviços de conservação de rotina e transporte de cargas especiais. Os trabalhos de implantação de terceiras faixas na SP-310, em São Carlos, São José do Rio Preto e Mirassol também seguirão as mesmas restrições.
Nesta sexta-feira (17/04), as obras acontecerão apenas até as 13 horas nas rodovias SP-310, SP-326, SP-333, SP-323 e SP-351. No sábado (18/04) e na terça-feira (21/04) não haverá obras, tanto no período diurno como no noturno, em todas as rodovias. No domingo (19/04) e na segunda-feira (20/04), os serviços estarão totalmente liberados. Por fim, na quarta-feira (22/04), eles serão retomados de forma gradual, com liberação após as 12 horas na SP-310 e após as 11 horas na SP-326, SP-333, SP-323 e SP-351.
Prevenção e segurança viária
A Ecovias Noroeste Paulista reforça a importância do planejamento antes de pegar a estrada, destacando que a maior parte dos atendimentos registrados está relacionada a veículos quebrados.
Nas operações especiais, esse tipo de ocorrência representa 39,15% do total, sendo 30,82% por pane mecânica, 5,28% por pneu furado, 1,28% por pane seca (falta de combustível) e 1,76% por falhas elétricas.
Em condições normais de tráfego, esse índice é ainda maior, chegando a 48,5% das ocorrências, com predominância de problemas mecânicos (38,1%), seguidos por pneu furado (6,0%), panes seca (3,1%) e elétrica (1,3%).
Diante desse cenário, a Ecovias Noroeste Paulista orienta os motoristas a realizarem a revisão preventiva dos veículos e a adotarem comportamentos seguros, como o uso do cinto de segurança e a realização de pausas durante viagens longas.
A concessionária oferece 20 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferecem, gratuitamente, estrutura com banheiros masculino, feminino e inclusivo, água potável, espaço pet, carregadores para veículos híbridos e elétricos e totem com comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa.
Estrutura operacional reforçada
Para garantir atendimento ágil, a “Tiradentes” contará com 57 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos leves e pesados e viaturas de inspeção de tráfego. O monitoramento será realizado 24 horas por dia, por meio de 619 câmeras e 79 sistemas automáticos de detecção de incidentes. Em caso de emergência, os usuários podem acionar a concessionária pelo telefone 0800-326-3663 ou pelo sistema SOS.ECO.BR.
Outro destaque é o sistema de pedágio eletrônico Free Flow, no qual a Ecovias Noroeste Paulista é pioneira no Estado de São Paulo. Os pórticos estão instalados em quatro pontos estratégicos: no quilômetro 179 da SP-333 (Laurentino Mascari), em Itápolis; no 110 da SP-333 (Carlos Tonanni), em Jaboticabal; no 307 da SP-326 (Faria Lima), em Dobrada, e no 357 da mesma rodovia, em Taiúva, permitindo a cobrança automática sem necessidade de parada.
Durante o feriado prolongado, a previsão é que passem pelos quatro pórticos do Free Flow 194 mil veículos: em Taiúva (60 mil veículos), Dobrada (53 mil), Jaboticabal (51 mil) e Itápolis (30 mil veículos).
Motoristas com TAG ativa têm a cobrança feita automaticamente. Quem não possui TAG pode pagar, em até 30 dias, pelos canais oficiais: site pedagiodigital.com, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista, WhatsApp 0800-326-3663 ou totens disponíveis na SP-326, em Santa Ernestina, Jaboticabal, Pitangueiras, Bebedouro e Colina, e na SP-333, em Barrinha, Taquaritinga e Borborema.
SÃO CARLOS/SP - Os servidores municipais de São Carlos decidiram, na tarde desta quarta-feira, encerrar a greve da categoria após assembleia conduzida pelo sindicato (SINDSPAM). A maioria dos trabalhadores presentes optou por aceitar a proposta apresentada pela Prefeitura, colocando fim ao movimento.
Durante a votação, parte dos servidores optou por não se manifestar, enquanto um grupo menor se posicionou contra o acordo.
Entre os principais pontos definidos, ficou estabelecido que não haverá aumento real nos salários neste ano. Como medida compensatória, a administração municipal anunciou reajuste no vale-refeição, que passa a ser de R$ 1.320,00 mensais, com acréscimo de R$ 120,00 para os servidores de carreira.
A proposta também inclui a reposição salarial de 3,81%, com base na inflação medida pelo IPCA, além da continuidade do benefício da cesta básica. Outro avanço apontado é o compromisso da Prefeitura em encaminhar, no segundo semestre, um projeto de reformulação do plano de carreira, com previsão de implantação a partir de 2027.
Em relação aos triênios, congelados durante a pandemia, foi confirmado o desbloqueio do benefício, com pagamento retroativo a janeiro deste ano.
Sobre os dias de paralisação, a Prefeitura informou que não há possibilidade de anistia, e que a reposição das horas deverá ser discutida entre o sindicato e a administração municipal.
Com o fim da greve, os serviços públicos devem ser retomados gradualmente nos próximos dias, encerrando um período de negociações e mobilização dos servidores.
SÃO CARLOS/SP - A partir desta quinta-feira (16/04), terá início mais uma etapa das obras de macrodrenagem na Avenida Getúlio Vargas, em São Carlos, no sentido rodovia Washington Luís, entre o Spani Atacadista e a indústria Latina. A intervenção tem previsão de durar uma semana – caso não ocorram imprevistos – e será realizada diariamente das 7h às 17h, período em que o trânsito sofrerá alterações.
Durante as obras, a pista ficará parcialmente interditada e os veículos deverão compartilhar faixas com o sentido contrário. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana alerta que os motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo trecho, que contará com sinalização da construtora responsável e apoio de agentes de trânsito da Prefeitura.
As obras fazem parte do projeto de combate às enchentes na região. A intervenção contempla a instalação de novas galerias pluviais, redes de drenagem e um dissipador de energia para direcionar o grande volume de águas até o Córrego do Gregório.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é mitigar os recorrentes problemas de alagamento que afetam a região em períodos de chuvas intensas.
SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de fortalecer e consolidar o apoio técnico, a formação e a capacitação de empreendimentos de base solidária, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Carlos, por meio do Departamento de Economia Solidária (DES), realizou uma reunião com membros da Incubadora Pública de Economia Solidária (IPES) “Jussara Florêncio”.
O encontro teve como foco a apresentação das ações desenvolvidas junto aos empreendimentos autogestionários de economia solidária, voltados à geração de renda sustentável, valorização da cultura local e promoção do desenvolvimento humano.
Durante a reunião, foram apresentados avanços como a elaboração de metodologia para coleta de dados em campo, levantamento de informações sobre outras incubadoras municipais, além de visitas técnicas realizadas nas cidades de Araraquara e Rio Claro. Também foram destacados o mapeamento dos empreendimentos existentes, a análise em andamento do cadastramento municipal e a atuação na organização de eventos, como a Semana de Economia Solidária, entre outras iniciativas.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou a importância das ações contínuas da incubadora. Segundo ele, atividades de fomento, prospecção, incubação e assessoria são fundamentais para ampliar as oportunidades de geração de trabalho e renda de forma sustentável. O secretário também afirmou que a proposta é consolidar a incubadora como uma política pública permanente e inovadora no município.
Responsável pelo projeto de implementação da IPES, o professor da UFSCar, Wagner de Souza Leite Molina, explicou que o encontro teve como objetivo apresentar à Secretaria e ao DES o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe. Ele ressaltou ainda o compromisso dos gestores com a iniciativa e a perspectiva de integração da economia solidária em diferentes projetos da administração municipal, por meio de ações transversais entre secretarias.
O diretor do DES, José Eduardo de Araújo, avaliou como positivos os avanços alcançados até o momento. Segundo ele, a equipe responsável apresentou um balanço das atividades, incluindo estudos técnicos e escutas com representantes do movimento social, como o Fórum, o Conselho e a Praça XV. Também foram realizadas visitas para conhecer experiências bem-sucedidas na região, com o objetivo de orientar a construção de políticas públicas mais eficazes.
Membro da equipe da incubadora, Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho destacou que a IPES representa uma antiga demanda do movimento de economia solidária. Para ele, a institucionalização da incubadora fortalece a organização dos empreendimentos, além de contribuir para o aprimoramento das metodologias de atuação e incubação.
Histórico - Instalada na sede do Departamento de Economia Solidária, a IPES representa uma conquista coletiva do movimento e do Conselho Municipal de Economia Solidária, que atuam de forma integrada no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à autogestão e ao cooperativismo. O projeto é resultado de uma parceria firmada em junho de 2025 entre a Prefeitura de São Carlos e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio da Fundação de Apoio Institucional (FAI/UFSCar).
O investimento total é de R$ 145,8 mil, oriundos do Fundo Municipal de Economia Solidária, com base na Lei Municipal nº 15.196/2010, que instituiu o Programa de Fomento à Economia Solidária.
Atualmente, São Carlos conta com 17 empreendimentos econômicos solidários e três entidades de apoio cadastradas no Conselho Municipal. Ao todo, mais de 280 pessoas participam diretamente dessas iniciativas, sendo cerca de 70% mulheres, além de aproximadamente mil beneficiários indiretos.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.