SÃO CARLOS/SP - O Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, o Luisão, em São Carlos, estará aberto ao público neste sábado, 25 de abril, para que os torcedores possam acompanhar de perto os preparativos do Grêmio Desportivo São-Carlense para a semifinal do Campeonato Paulista da Série A-4. O treino acontece das 9h às 11h, e os portões estarão abertos das 9h ao meio-dia, promovendo uma interação direta entre jogadores e torcida em um momento decisivo da competição
A iniciativa vem após a vitória do Lobão nas quartas de final, no último domingo, 19 de abril, quando o time derrotou o Barretos por 1 a 0, com gol de Gilvan, diante de quase 2 mil torcedores presentes no Luisão. O resultado garantiu a classificação para a semifinal contra o Internacional de Bebedouro, marcada para domingo, 26 de abril.
Além da abertura do treino, haverá venda de camisas oficiais do clube no sábado. Os ingressos para a partida custarão R$ 10 até sábado. No dia do jogo, os valores serão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
O secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Fernando Carvalho, destacou a importância da iniciativa. “Esse contato direto entre torcida e jogadores é fundamental para estimular o elenco em um momento tão decisivo. O apoio das arquibancadas faz diferença e fortalece ainda mais o espírito da equipe”, disse.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos - FESC, realiza nos dias 1º e 2 de maio a tradicional Festa do Trabalhador, um evento gratuito que promete reunir a população com muita música, cultura e opções de lazer.
A programação acontece no Campus 1 da FESC, localizada na Rua São Sebastião, 2.828 – Vila Nery, e contará com apresentações musicais ao vivo, além de praça de alimentação para o público.
Na sexta-feira (1º de maio), as atividades começam às 14h e seguem até as 22h. O destaque da noite fica por conta do Grupo Mistura Sertaneja, com tributo à dupla Mato Grosso & Mathias, além da participação especial de Denis Lucas. O evento também contará com apresentação de Wagner Seixas.
Já no sábado (2 de maio), a festa continua das 15h às 22h, com shows das bandas Conexão Amazônica (tributo à Legião Urbana) e Doce Veneno, trazendo ao público um repertório repleto de clássicos do rock nacional.
A Festa do Trabalhador na FESC reforça o compromisso da instituição em promover eventos culturais acessíveis, valorizando os trabalhadores e proporcionando momentos de integração e entretenimento para toda a comunidade.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Edson Ferraz esteve na manhã desta quarta-feira (22), no ginásio da Santa Felícia, em São Carlos, ao lado do secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, para acompanhar de perto a situação após os episódios registrados durante o evento universitário- Economíadas.
O evento universitário, que movimentou a cidade nos últimos dias, também foi marcado por ocorrências graves, entre elas a agressão ao influenciador Clóvis Roberto de Leão, de 27 anos, que chegou a ficar em coma e segue em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, registros de brigas e o uso de sinalizadores em ambiente fechado geraram preocupação quanto à segurança dos participantes.
Durante a vistoria no ginásio, foi constatado que, apesar das imagens que circularam nas redes sociais, não houve dano estrutural no espaço. No entanto, o vereador destacou que a situação exige atenção.
“A ausência de dano estrutural não diminui a gravidade do que aconteceu. O uso de sinalizadores em local fechado representa um risco real e poderia ter causado consequências ainda mais sérias. Precisamos tratar isso com responsabilidade”, afirmou.
Segundo o secretário Fernando Carvalho, a Prefeitura já iniciou o levantamento das demandas necessárias e entrou em contato com a organização do evento, que se comprometeu a realizar os reparos e adotar as providências cabíveis junto às atléticas envolvidas.
Edson Ferraz reforçou seu posicionamento como defensor do esporte e dos eventos universitários, destacando a importância dessas iniciativas para a economia local.
“Eventos como o Economíadas têm um papel importante para São Carlos. Movimentam a economia, geram empregos e trazem visibilidade para a cidade. Mas isso precisa caminhar junto com organização, respeito e segurança para todos”, pontuou.
O vereador também afirmou que continuará acompanhando o caso e cobrando medidas para que situações como essa não se repitam.
“Nosso papel é garantir que esses eventos continuem acontecendo, mas com responsabilidade. A segurança das pessoas precisa ser prioridade”, concluiu.
SÃO CARLOS/SP - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza no próximo dia 24 de abril, às 19h, uma solenidade especial de entrega da Medalha MMDC no Teatro do Sesc São Carlos. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Capitão Telhada.
A Medalha MMDC carrega em sua sigla os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, jovens que morreram em 23 de maio de 1932 durante protestos que marcaram o início da Revolução Constitucionalista de 1932.
Instituída por decreto do Governo do Estado em 1962, a honraria é concedida a civis e militares que se destacam pelos relevantes serviços prestados à sociedade, valorizando princípios como dedicação, integridade e compromisso com o Estado de São Paulo.
Durante a cerimônia em São Carlos, mais de 50 personalidades e instituições serão homenageadas. Entre os nomes confirmados estão Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, além de Luiz Deoclécio Massaro Galina.
Também serão reconhecidas as unidades Sesc São Carlos e Sesc Araraquara, em razão das contribuições prestadas à população local e regional por meio de ações culturais, educacionais e sociais.
O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas, e será realizado no Teatro do Sesc, localizado na Avenida Comendador Alfredo Maffei, nº 700, no Jardim Gibertoni.
SÃO CARLOS/SP - Um homem de 39 anos foi preso na noite deste sábado (18) durante uma ação da Guarda Municipal no bairro Jardim Hikari, em São Carlos.
De acordo com as informações, a equipe do Grupo de Apoio Motorizado (GAM) realizava patrulhamento pela Rua Alois Partel, por volta das 19h52, quando avistou seis indivíduos em um local já conhecido por denúncias de tráfico de entorpecentes.
Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com os suspeitos. No entanto, após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que um dos abordados possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de ameaça, expedido pela Comarca de Tupã.
Diante da situação, o homem foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos.
Ele permaneceu à disposição da Justiça e foi recolhido à cadeia pública para cumprimento da ordem judicial.
SÃO CARLOS/SP - A operação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), denominada “Moralização”, mobilizou equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura na noite de sexta-feira (17) e madrugada de sábado (18), em diversos bairros da cidade.
A ação teve como objetivo coibir o funcionamento irregular de bares e estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles que operam fora do horário permitido, além de combater a perturbação do sossego, pancadões e bailes funks.
Durante a operação, as equipes realizaram a abordagem e revista de 20 pessoas, não sendo localizado nenhum ilícito penal. Ao todo, 13 bares foram vistoriados. Desses, 01 foi multado por descumprimento de horário e 07 foram notificados por irregularidades administrativas.
De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, as operações de controle de barulho e perturbação do sossego são definidas no âmbito do GGIM e contam com acompanhamento e determinação do promotor de Justiça Sérgio Domingos de Oliveira.
SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos foi premiado durante o 39º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 8 e 10 de abril, em Santos. A conquista ocorreu no âmbito da 22ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que reuniu iniciativas inovadoras de todo o estado.
O reconhecimento foi concedido ao projeto “envelheSER na cIDADE: práticas e cuidados em Saúde Mental”, que recebeu o Destaque OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), figurando entre as 20 experiências municipais selecionadas pela relevância e alinhamento com diretrizes internacionais. O trabalho passa a ser referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta potencial de disseminação para outros países das Américas.
A iniciativa foi desenvolvida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), em parceria com a residência multiprofissional em saúde mental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto foi fundamentado em dois eixos articulados: oficinas de educação permanente com equipes de Estratégia de Saúde da Família focadas em desafios do envelhecimento e manejo de instrumentos de rastreio geriátrico (10-CS, Katz, Lawton, GDS e GAI). As ações foram realizadas no Centro de Convivência do Idoso
“Roberto Kabbach” e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com foco no cuidado integral à população idosa, especialmente na área da saúde mental.
Nesta edição, a Mostra registrou número recorde de participação, com 2.702 trabalhos inscritos, evidenciando o compromisso dos municípios paulistas com a qualificação do SUS. Além do prêmio da OPAS, também foram concedidos reconhecimentos em outras categorias, como o Prêmio David Capistrano e menções honrosas.
“Receber esse reconhecimento em um evento tão importante para a saúde pública é motivo de muito orgulho para São Carlos. O projeto ‘envelheSER na cIDADE’ mostra que é possível avançar no cuidado com a saúde mental da nossa população idosa de forma humanizada, integrada e inovadora. Esse prêmio reforça o compromisso das nossas equipes com a qualidade do SUS e evidencia que estamos no caminho certo, construindo políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas e que podem, inclusive, servir de referência para outras cidades e países”, disse o secretário de Saúde Leandro Pilha, parabenizando a equipe.
A diversidade e a qualidade dos projetos apresentados reforçam a capacidade dos municípios em desenvolver soluções inovadoras e eficazes para os desafios da saúde pública, contribuindo para a melhoria do atendimento à população.
Representaram São Carlos na premiação a chefe de Seção de Apoio à Saúde Mental, Carmen Pereira, além das profissionais Carolina Squassoni, do CAPS II, e Amanda Peres, do CAPSiJ.
SÃO CARLOS/SP - Uma operação conjunta realizada nesta sexta-feira (17/04), pela Polícia Militar com apoio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, vistoriou cinco depósitos de sucata em São Carlos. A ação teve como objetivo apurar denúncias de receptação de fiação furtada e coibir irregularidades administrativas nos estabelecimentos.
Durante a operação, os produtos encontrados foram analisados quanto à procedência e as fichas criminais dos proprietários foram consultadas pela PM. No campo administrativo, o Departamento de Fiscalização verificou a documentação exigida para o funcionamento dos comércios. Dois dos cinco depósitos foram interditados por não possuírem alvará de funcionamento.
O diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Penela, destacou a importância da ação integrada. “O trabalho conjunto com a Polícia Militar é fundamental para combater não apenas irregularidades comerciais, mas também problemas de saúde pública”, afirmou.
As operações de fiscalização em depósitos de sucata devem continuar nos próximos meses, como parte da estratégia de enfrentamento ao crime e também de combate à proliferação do mosquito da dengue no município.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SMSPMU) realiza no próximo dia 22 de abril, das 9h às 10h30, a ação educativa “Pit Stop da Segurança”, voltada especialmente aos motociclistas do município. A iniciativa conta com a parceria da concessionária Esport Motor Honda e a participação do DETRAN-SP.
O objetivo da ação é reforçar a segurança no trânsito por meio de atividades de orientação e prevenção. Durante o evento, será oferecido gratuitamente um check-list básico nas motocicletas, com a verificação de itens que possam apresentar irregularidades ou desgaste, comprometendo a segurança dos condutores.
Além da inspeção, os participantes receberão materiais informativos com orientações sobre pilotagem segura, destacando boas práticas para o dia a dia no trânsito. A atividade integra o cronograma permanente do Departamento de Educação para o Trânsito da SMSPMU.
Agentes de Trânsito também participarão da ação, atuando diretamente na orientação dos motociclistas e no fortalecimento das iniciativas educativas junto à população, com apoio institucional do DETRAN-SP.
O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Sebastião Batista, ressalta a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada. “A união de esforços amplia o alcance das ações educativas e contribui para a construção de uma cultura de segurança no trânsito, com foco na prevenção de acidentes e na preservação de vidas”, afirmou.
A ação será realizada na sede da concessionária, localizada na Avenida São Carlos, nº 736. A Secretaria convida os motociclistas a participarem da iniciativa, que busca incentivar um trânsito mais seguro e responsável.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Instituto Nosso Rumo, divulgou, no Diário Oficial do Município, o edital de convocação para matrícula e entrega de documentos referentes ao Curso de Formação Específica da Guarda Municipal – 3ª Classe, do concurso público regido pelo Edital nº 001/2024.
Estão convocados os candidatos habilitados nas etapas anteriores — provas objetivas, exame antropométrico e de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico específico e toxicológico, além da investigação social e comportamental — seguindo a ordem de classificação.
A matrícula será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, das 10h às 15h, na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Seção de Recrutamento e Seleção de Servidores, localizada na Rua Episcopal, 1575, no Centro.
No ato da matrícula, os candidatos deverão apresentar: portaria de afastamento, caso sejam servidores públicos municipais, estaduais ou federais, uma foto 3x4 e cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias “A e B”.
O edital alerta que o não comparecimento nos dias e horários estipulados implicará na exclusão automática do candidato, sendo convocados os próximos classificados. Também não haverá segunda chamada para matrícula ou para atividades do curso. O resultado do Curso de Formação Específica será divulgado nos sites do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br) e no portal da Prefeitura, por intermédio do Diário Oficial do Município.
Em reunião realizada no dia 15 de abril, com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos (SINDSPAM), o prefeito Netto Donato destacou que a convocação enaltece o compromisso da atual gestão com a segurança pública. “Um dos objetivos do nosso governo é fortalecer o quadro de servidores da Guarda Municipal. Essa convocação mostra que estamos avançando nesse compromisso de valorização do servidor público”, afirmou.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.