fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Breaking News
 
Comitê emergencial de combate ao coronavírus decide retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público Foto: Flávio Pereira/CMSJC

Comitê emergencial de combate ao coronavírus decide retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público

Escrito por  Nov 26, 2022

SÃO CARLOS/SP - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde desta sexta-feira (25/11) com representantes das secretarias de Saúde, Segurança Pública, Serviços Públicos, Comunicação e do Departamento de Fiscalização. A pauta da reunião foi a decisão do Governo do Estado que retomou a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte coletivo.
Os membros do Comitê decidiram seguir a medida adotada pelo Governo do Estado e o decreto com a nova regulamentação será publicado na edição do Diário Oficial do Município, edição deste sábado (26/11).
A partir da próxima segunda-feira (28/11) novamente será obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo de passageiros, no transporte coletivo escolar, bem como nos respectivos locais de acesso (embarque e desembarque). Em ambientes hospitalares, unidades de saúde, consultórios e demais locais destinados a prestação de serviços de saúde, públicos ou particulares, também se mantém a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, em consonância com as disposições constantes do Decreto Estadual nº 67.299, de 24 de novembro de 2022. O decreto recomenda, ainda, o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.
“Nesses últimos dias nós tivemos um aumento muito grande dos casos de COVID-19 na cidade, e por recomendação dos técnicos da Secretaria de Saúde, entendemos a necessidade de retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo e no escolar. Também recomendamos para que todos os são-carlenses voltem a utilizar a máscara em ambientes fechados e nos eventos com aglomeração de pessoas, além de permanecerem seguindo os protocolos sanitários. Completar o ciclo de vacinação é outra atitude importante para que a doença não avance”, explicou Netto Donato, secretário de Planejamento e Gestão.
De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, o período é preocupante. “Tivemos um aumento dos números de casos de COVID-19 no município. No mês de outubro tivemos 66 casos positivos de COVID, já no mês de novembro até o dia 24, foram registrados 1.302 casos positivos. Só da semana passada para essa o aumento foi superior a 187%”, alerta a diretora.
Denise Martins ressalta que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus e reforça que a única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis em todas as unidades básicas e da saúda da família. “Alertamos para necessidade de todos tomarem as doses e os reforços das vacinas, não deixando de atualizar o esquema vacinal. A vacina continua sendo eficaz contra os casos graves”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde.
Em São Carlos 10.171 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a COVID-19; 51.473 não receberam a 3ª dose e 37.694 a quarta dose. Hoje em São Carlos estão internadas 5 pessoas com a doença, sendo 3 em leito de enfermaria e 2 em UTI adulto.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.