NOVA YORK - O número de pessoas em todo o mundo que inicialmente obtém notícias por meio de um site ou aplicativo caiu 10 pontos percentuais desde 2018, e grupos mais jovens preferem acessar notícias por meio de mídias sociais, buscas ou agregadores móveis, de acordo com um relatório divulgado na terça-feira.
O público presta mais atenção a celebridades, influenciadores e personalidades da mídia social em plataformas como TikTok, Instagram e Snapchat do que a jornalistas, disse o Reuters Institute for the Study of Journalism em seu relatório anual de notícias digitais.
O TikTok é a rede social que mais cresce no relatório, usada por 20% dos jovens de 18 a 24 anos para notícias, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado. Menos da metade dos entrevistados expressaram muito interesse em notícias, uma queda acentuada em relação a 2017, quando eram 6 em 10.
“Não há motivos razoáveis para esperar que os nascidos nos anos 2000 de repente passem a preferir sites antiquados, muito menos transmitidos e impressos, simplesmente porque envelhecem”, disse o diretor do Reuters Institute, Rasmus Nielsen, no relatório, que tem como base pesquisa online com cerca de 94.000 adultos, realizada em 46 mercados, incluindo os EUA.
Menos de um terço dos entrevistados respondeu que ter histórias selecionadas para eles com base em seu consumo anterior é uma boa maneira de obter notícias, uma queda de 6 pontos percentuais em relação a 2016, quando a pesquisa fez a pergunta pela última vez. Ainda assim, as pessoas preferem que suas notícias sejam escolhidas por algoritmos em vez de editores ou jornalistas.
A confiança nas notícias caiu 2 pontos percentuais no ano passado, revertendo os ganhos obtidos em muitos países no auge da pandemia de coronavírus. Em média, 40% das pessoas dizem confiar na maioria das notícias na maior parte do tempo. Os Estados Unidos tiveram um aumento de 6 pontos percentuais na confiança nas notícias, para 32%, mas continuam entre os mais baixos da pesquisa.
Em todos os mercados, 56% das pessoas dizem se preocupar em identificar a diferença entre notícias verdadeiras e falsas na internet – um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado.
A pesquisa constatou que 48% das pessoas dizem estar muito ou extremamente interessadas em notícias, abaixo dos 63% em 2017.
Reportagem de Helen Coster / REUTERS