fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Aperto pelo Banco do Japão pode iniciar ciclo de valorização do iene © Reuters

Aperto pelo Banco do Japão pode iniciar ciclo de valorização do iene

Escrito por  Jul 30, 2024

JAPÃO - O Banco do Japão e seu presidente, Kazuo Ueda, enfrentarão um grande desafio esta semana: encerrar um longo período de política monetária extremamente frouxa.

Aumentar as taxas de juros e diminuir o programa de afrouxamento quantitativo poderiam ser procedimentos simples, mas a tendência deflacionária da economia japonesa e o crescimento estagnado do Produto Interno Bruto (PIB) tornam esse processo mais complexo.

Agravando a situação, o Supremo Conselho do Japão pressionou o BoJ a mitigar os efeitos prejudiciais de um iene enfraquecido na economia e na sociedade. Por isso, espera-se que as próximas reuniões da autoridade monetária sejam cruciais e observadas atentamente.

 

Juros podem subir no Japão?

O Banco do Japão precisa manter um equilíbrio delicado para alcançar a meta de inflação sustentável de 2% enquanto fomenta o crescimento econômico.

Mesmo com uma diminuição das pressões inflacionárias, é provável que o banco central continue com sua política monetária altamente flexível nesta semana.

Em março, a instituição promoveu um aumento simbólico das taxas de juros, o que iniciou discussões sobre o endurecimento da política monetária. Contudo, vem adotando uma postura cautelosa desde então, por diversas razões.

O banco central está precavido devido ao aumento insatisfatório no consumo e nos salários reais, bem como pelas estatísticas do PIB que indicam que a economia japonesa está balançando entre crescimento e recessão.

Embora um aumento de taxa seja improvável, o BoJ pode anunciar uma redução gradual em seu programa de compras de títulos.

Em contraste, dados positivos de crescimento do PIB permitiram que o Federal Reserve mantivesse taxas de juros elevadas nos Estados Unidos.

Os próximos dados sobre o mercado de trabalho dos EUA, que serão divulgados na sexta-feira, não devem mudar a expectativa de uma redução das taxas pelo Fed em setembro. Somente uma variação significativa em relação às previsões poderia causar uma grande volatilidade nos pares de moedas que incluem o dólar americano.

 

Perspectiva técnica para o USD/JPY

Em julho, a correção no par USD/JPY estabilizou-se perto do forte suporte de 152 ienes por dólar. Um avanço acima da resistência local de 155 ienes confirmaria a intenção dos compradores de retomar a tendência ascendente.

Caso o Banco do Japão adote uma postura decididamente “hawkish” (rígido), a tendência de baixa pode persistir. Se o par descer abaixo do suporte de 152 ienes, o próximo alvo para os vendedores seria 147 ienes por dólar, onde está localizado o próximo suporte confirmado.

 

 

Damian Nowiszewski / br.investing.com

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.