MUNDO - A Porsche revelou ao mundo a nova geração do Porsche 911 GT3. Prevista para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021, o modelo familiarizado com as pistas ganhou sua única versão atual aspirada. Todas as outras versões atuais do 911 são equipadas com motores turbo.
O superesportivo é oferecido com duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou o automático de sete marchas de dupla embreagem PDK e que costuma ser padrão nos veículos da marca, mas neste caso ganha uma calibragem ainda mais esportiva.
Com motor seis cilindros boxer 4.0 litros, o novo 911 GT3 alcança uma potência de impressionantes 510 cv (10 cv a mais do que a geração anterior) e torque de 47,9 kgfm. Com isso, o modelo pode chegar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (sem PDK são 3,7s) e à velocidade máxima é de 320 km/h (com PDK são 318 km/h).
O peso do modelo varia entre 1.418 kg, com câmbio manual, e 1.435 kg na versão automática. O curioso é que o 911 tem uma massa semelhante ao dos carros populares de hoje em dia, contribuindo para que a relação peso/potência seja a melhor possível e trabalhe a favor da performance do carro, seja na rua ou na pista.
Na parte externa, o GT3 ganhou alguns novos itens: asa traseira regulável em até quatro posições, spoiler dianteiro que também pode ser ajustado, suspensão dianteira independente, do tipo duplo A (igual a do 911 RSR), sistema de rodas direcionais, amortecedores e pontos de fixação para a seção inferior dos braços de suspensão.
Esses itens contribuem para melhorar a experiência de pilotagem do motorista. Ainda do lado de fora, o GT3 conta com faróis de LED Matrix com fundo escurecido e lanternas traseiras com a assinatura da marca. As entradas de ar no capô ajudam a aumentar a pressão aerodinâmica do carro, com foco total em performance.
A estrutura do 911 é em grande parte de fibra de carbono e isso ajuda a aliviar o máximo de peso possível. O revestimento dos bancos, volante, porta-objetos e demais estofamentos são em alcântara, passando mais requinte para o modelo.
Ainda dentro do veículo, o GT3 vem equipado com painel de instrumentos com uma dupla de telas de 7 polegadas. Quando colocado na função “Race e Track”, os monitores exibem outras informações específicas, como cronômetro, temperatura dos pneus, monitor de pressão, pressão de óleo etc. Dados que, para quem está na pista, interessam de verdade.
Para comprovar a velocidade do novo 911 GT3, a Porsche colocou uma unidade na pista de Nurburgring, na Alemanha, e ela foi o primeiro carro de produção como motor aspirado a quebrar a marca de 7 minutos em uma volta completa – o traçado de Nordschleife, trajeto antigo, tem quase 21 km. Foram 6min59s9 no circuito.
Se você se interessou por este 911 GT3 e tiver com uma boa grana guardada, saiba que na Europa o esportivo tem preço de entrada de € 167.518 (mais de R$ 1 milhão em conversão direta, sem as taxas).
No site da Porsche, no Brasil, o GT3 ainda não aparece para ser configurado, mas é questão de tempo até que o modelo esteja disponível para encomendas por aqui. Tudo indica que apenas a versão com câmbio PDK será trazida, a partir do segundo semestre de 2021.
*Por ICARROS.com.br