fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Vice-secretária de Estado dos EUA disse que russos não atingiram objetivos na Ucrânia

Escrito por  Abr 22, 2022

EUA - A vice-secretária de Estado dos Estados Unidos, Wendy Sherman, informou na quinta-feira (21) que a Rússia não conseguiu atingir seus principais objetivos na Ucrânia e que parte disso se deve às sanções do Ocidente.

"O que pretendemos aqui é um fracasso estratégico para Vladimir Putin e o Kremlin. E acredito que isso já está acontecendo, que não importa o que aconteça... a Ucrânia vai sobreviver”, disse Wendy em um evento em Bruxelas, na Bélgica.

Apesar disso, a estadunidense não apresentou evidências que comprovassem os comentários.

Diante desse cenário, a Rússia também adotou sanções e incluiu o fundador do Facebook, Marck Zuckerberg, e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, em uma lista que proíbe a entrada de autoridades americanas em seu território.

A lista foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quinta-feira.

 

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.

 

 

REDETV!

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.