SÃO CARLOS/SP - Um grande sucesso. Foi dessa forma definido o evento “Outubro Rosa Pet” por seus organizadores, que puderam conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama em cães e gatos.
Idealizado pela CEDIMVET, o evento ocorreu na manhã (23), no estacionamento da FESC e contou com parceria dos veterinários oncologistas do município: Anneliese Baetz Buzatto, Filliphe Santos Barros e Silvana Alvares de Oliveira. Além disso, a ação teve apoio da Prefeitura Municipal, UNICEP, vereador Marquinho Amaral, Agropecuária Espaço Animal, entre outros.
Segundo Odair Confella Jr, veterinário imaginologista e sócio-proprietário da CEDIMVET, o evento atingiu plenamente seus objetivos, pois orientou e tirou as dúvidas da população. “Pudemos não somente alertar sobre a doença, mas fazer o exame para verificar possíveis nódulos nos animaizinhos presentes. Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa ação”, enfatizou.
A aposentada Margarida Casella fez questão de comparecer ao evento para que a cadela Laica pudesse ser examinada. “Achei uma ação muito importante. Nem imaginava que cães pudessem ter essa doença. Vi que está tudo bem com a Laica e por isso vou embora mais tranquila”, disse.
Também esteve no evento a médica Karina Toledo da Silva Antonialli, tutora de Dandara, cujo caso comprova a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.
Karina Antonialli contou que no final de 2019, percebeu um nódulo em uma das mamas de Dandara. “Minha primeira atitude foi agendar uma consulta com a veterinária Anneliese. Após a investigação e os exames constatou-se que era um câncer de mama. Logo em seguida, ela foi operada e retirou as mamas”, lembrou.
A tutora destacou que a recuperação foi tranquila e não necessitou de nenhum outro tipo de intervenção. “Um ano e meio após a cirurgia e com 14 anos, Dandara continua bem e feliz. Só continua fazendo o acompanhamento necessário”, comemorou.
Segundo a veterinária Anneliese Baetz Buzatto, o caso da Dandara é um exemplo de que “o diagnóstico precoce é primordial para que o tratamento alcance resultados satisfatórios, independentemente da idade do animal”, finalizou.