A partir de 29 de novembro até a primeira quinzena de dezembro, seis títulos inéditos de diferentes nacionalidades serão apresentados às sextas a noite e domingos a tarde.
SÃO CARLOS/SP - A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é um dos mais tradicionais festivais do país voltados à sétima arte, celebrado por reunir um grande volume de filmes nacionais e internacionais, compondo um panorama de práticas e perspectivas de variadas culturas do mundo. Além de favorecer a aproximação dos espectadores brasileiros a essas produções, o evento propicia o encontro entre profissionais, qualificando o setor.
No mês de outubro, aconteceu em São Paulo, a 48ª edição. Durante duas semanas, o evento exibiu 417 títulos de 82 países. A seleção fez um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas, e homenagear cineastas e produções fundamentais da cinematografia mundial.
Uma parte da programação que foi exibida na Mostra chegará a outras cidades do estado. Entre os dias 12 de novembro e 18 de dezembro, 10 unidades do Sesc no interior paulista abrigam a itinerância da Mostra Internacional de Cinema e apresentam filmes que integraram a seleção da edição deste ano. Recebem o evento as unidades do Sesc: Araraquara, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, Birigui, Sorocaba, Jundiaí e Campinas.
Seis longas-metragens fazem parte da programação da itinerância: “Sol de Inverno”, de Hiroshi Okuyama, “Misericórdia”, de Alain Guiraudie, “Adam Muda Lentamente”, de Joël Vaudreuil, “Filhos”, de Gustav Möller, “Stella. Vítima e Culpada”, de Kilian Riedhof, e “Levados Pelas Marés”, de Jia Zhangke.
Em São Carlos, as exibições são gratuitas e acontecerão entre os dias 29/11 e 15/12, no teatro, às sextas, às 19h30 e aos domingos, às 16h. A retirada de ingresso deve ser feita 1 hora antes do início da sessão. Os lugares são limitados. Seguem as sinopses dos filmes com os dias e horários:
Stella – Vítima e culpada
ALE/AUS/SUI/UK, 2023. Cor. Dir.: Kilian Riedhof. Ficção. 121 min. 16 anos.
Stella é uma jovem judia alemã que cresce em Berlim durante o regime nazista. Apesar da repressão no país, ela sonha em ser cantora de jazz. A vida da garota se transforma em uma tragédia quando, em fevereiro de 1943, ela é forçada a se esconder com os pais. Porém, após ser capturada e torturada pela Gestapo, Stella aceita uma condição para evitar que ela e a família sejam mandados para o campo de concentração de Auschwitz: trair e delatar outros judeus.
Dia 29/11. Sexta, 19h30.
Misericórdia
FRA/ESP/POR, 2024. Cor. Dir.: Alain Guiraudie. Ficção. 102 min. 18 anos.
Jérémie volta à sua cidade para o funeral do seu antigo patrão. Ele decide ficar por algum tempo ao lado da viúva do homem. Porém, sua presença acaba perturbando o ambiente ao criar uma desavença com o filho dela. Um misterioso desaparecimento, um vizinho ameaçador e o padre local com estranhas intenções fazem a estadia de Jérémie tomar um rumo inesperado.
Dia 1/12. Domingo, 16h.
Levados pelas marés
CHI, 2024. Cor. Dir.: Jia Zhangke. Ficção. 111 min. 14 anos.
Uma história de amor ambientada na China do início dos anos 2000. Qiaoqiao e Bin vivem e aproveitaram tudo o que a cidade de Datong tinha a oferecer, até que um dia Bin decide, sem qualquer aviso, tentar a sorte num lugar maior. Depois de um tempo, Qiaoqiao parte em uma jornada para encontrá- lo. O filme oferece uma perspectiva da China contemporânea, experiências individuais sob turbulentas mudanças.
Dia 6/12. Sexta, 19h30.
Sol de inverno
JAP/FRA, 2024. Cor. Dir.: Hiroshi Okuyama. Ficção. 90 min. 10 anos.
Em uma pequena ilha japonesa, a vida gira em torno das mudanças das estações. Takuya tem um verdadeiro interesse em Sakura. Uma estrela em ascensão da patinação artística. Logo ele se vê formando uma dupla com sua musa. Enquanto o inverno se prolonga, os sentimentos se aprofundam, e os dois jovens criam um vínculo harmonioso. Mas até mesmo a primeira neve acaba derretendo.
Dia 8/12. Domingo, 16h.
Filhos
DIN/SUE, 2024. Cor. Dir.: Gustav Möller. Ficção. 100 min. 16 anos.
Eva é uma agente penitenciária que enfrenta um dilema quando um jovem, que faz parte de seu passado é transferido para a prisão onde ela trabalha. Sem revelar esse segredo, ela pede para ser alocada no bloco do rapaz, o mais violento da instituição. E assim, começa um perturbador thriller psicológico, em que o sentido de justiça de Eva coloca a sua moralidade e o seu futuro em jogo.
Dia 13/12. Sexta, 19h30.
Adam muda lentamente
CAN, 2023. Cor. Dir.: Joël Vaudreuil. Animação. 95 min.
Adam é um adolescente de 15 anos que tem uma peculiaridade — seu corpo muda como reação a zombarias e comentários negativos que recebe. O acúmulo de mudanças físicas apenas adiciona uma camada extra de complexidade àquelas já presentes na vida do rapaz.
Dia 15/12. Domingo, 16h.
Serviço:
Data: 29/11 a 15/12/2024
Horário: Sextas, às 19h30 e domingos, às 16h.
Ingressos: Grátis. Retirada de ingresso deve ser feita 1 hora antes do início da sessão. Lugares Limitados.
Local: Sesc São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333