fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
São Carlos promove 2ª Semana Municipal de Saúde Integral da População Negra

São Carlos promove 2ª Semana Municipal de Saúde Integral da População Negra

Escrito por  Nov 18, 2025

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos realiza, entre os dias 17 e 21 de novembro, a 2ª Semana Municipal de Promoção à Saúde Integral da População Negra. Instituído pela Lei nº 22.184/2024, o evento tem como objetivo ampliar o debate sobre saúde, combater desigualdades raciais e fortalecer políticas públicas voltadas à população negra por meio de ações educativas, culturais e assistenciais.

A programação ocorre em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e inclui palestras, rodas de conversa, serviços de prevenção, exames e atividades culturais.

A abertura oficial será realizada nesta segunda-feira (19/11), às 19h, no auditório do Paço Municipal. A mesa contará com o Dr. Ivair Alves dos Santos, ex-secretário nacional de Direitos Humanos e professor da UnB; Eduardo Joaquim de Oliveira, ex-presidente da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESSP); Flávio Eduardo, representante da Juventude Negra de São Carlos e presidente da UNEGRO local; e Nereise Helena, professora e representante da Mulher Negra da ÇNPDAB em São Carlos.

Confira a programação completa da 2ª Semana Municipal de Promoção à Saúde Integral da População Negra:

18/11 – Centro Afro – Rua Dona Alexandrina, 844
9h – Roda de conversa “Família Atípica – com familiares de autistas”, com Marli Moretti
14h – Prática de Yoga com raízes africanas (Kemetic) e Roda de Tambores, com Gabriel Romão
19h – Centro Cultural da USP – Palestra “A visão de países africanos vista por um imigrante brasileiro”, com Carlos Alberto Leandro

19/11 – UBS Antenor Garcia – Rua Tetra Campeonato, 950
8h30 e 13h30 – Rodas de conversa com profissional médico e ações de prevenção ao longo do dia
19h30 – Auditório da ACISC (Rua General Osório, 401) – Palestra “Saúde do Homem”, com o urologista Dr. Helder Polido

20/11 – Dia da Consciência Negra
9h – Marcha, com saída do Centro Afro Odete dos Santos em direção ao Flor de Maio
14h – Estação Ferroviária – Samba na Estação

21/11 – Encerramento – Paço Municipal (Rua Episcopal, 1575)
14h – Aulão com certificado: “Anemia Falciforme”, com Sheila Ventura, presidente da APROFE
18h – Palestra “Obesidade”, com Ângelo Raimundo Felix, cantor, estudante de Direito e presidente da Associação dos Obesos de São Carlos
18h30 – “Saúde Mental: Psicanálise e Negritude”, com Adriano Farias, professor e psicólogo. Encerramento com o Griot Mestre Cassiano.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.