Como em anos anteriores, a UFSCar selecionou trabalhos de estudantes, sendo oito de graduação; nove de cursos de pós-graduação stricto sensu, com notas 3, 4 e 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes; e sete estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu de excelência (Capes 6 e 7). Os trabalhos eram de diferentes temas, sugeridos conforme os Núcleos Disciplinares, Comitês Acadêmicos e Comissões Permanentes da AUGM, bem como sugeridos pela universidade anfitriã.
Dionys Melo dos Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e orientando do professor Jorge Leite Júnior, do Departamento de Sociologia (DS), foi premiado por seu trabalho "El cine pornô es educación: un análisis sociológico de la construcción de los dispositivos transexuales y el SIDA desde el cine de Boca do Lixo en São Paulo en la década de 1980", pertencente ao eixo de Ciências Humanas, no tema Gênero. O pesquisador acredita que, além da excelente formação que recebeu na UFSCar, um dos pontos que contribuiu para a premiação foi "o tema da pesquisa, que aborda um assunto delicado e importante, que mobiliza as pessoas, como gênero e sexualidade".
Para ele, "participar de um evento internacional é sempre uma experiência riquíssima para pesquisadores em formação. Na minha perspectiva, a beleza do fazer científico está justamente no fato de a ciência ser um processo coletivo e cumulativo". O doutorando destaca, também, suas impressões em conhecer outra cultura: "Enquanto cientista social de formação, estar na Bolívia foi incrível. Afinal de contas, é um país predominantemente formado por povos indígenas e que possui uma história belíssima de resistência ao colonialismo europeu".
A participação dos estudantes foi viabilizada com gestões e recursos financeiros da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), bem como dos programas de pós-graduação em Sociologia (PPGS), Química (PPGQ), Educação Especial (PPGEEs) e Educação (PPGE), todos da UFSCar. A participação também contou com o auxílio de diversos docentes da UFSCar que avaliaram os resumos no processo de seleção interna.
Mais informações sobre as XXIX Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM podem ser acessadas em https://jji2022.usfx.bo/. A lista com os nomes dos estudantes da UFSCar participantes, cursos e título do trabalho pode ser consultada em https://bit.ly/3yhfKWp.
Esta matéria aborda contribuição da comunidade da UFSCar à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 (ODS4-Educação de Qualidade).