Na ocasião, também estiveram presentes Vandoir Bourscheidt, vice-coordenador do PPGCAm; Andréa Lúcia Teixeira de Souza, chefe do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm); Maria da Graça Gama Melão, vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), também representando a diretora do CCBS, Isabela Aparecida de Oliveira Lussi; e Rodrigo Constante Martins, Pró-Reitor de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar que, na solenidade, representou ainda a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira.
Após as falas, o professor Marcel Okamoto Tanaka, que coordenou o PPGCAm em três gestões - incluindo o período de implantação (2013-2015) -, fez uma retrospectiva histórica do Programa e apresentou os índices crescentes de produção do Programa, incluindo produção bibliográfica e técnica do corpo docente e discente, grupos de pesquisa vinculados ao PPGCAm/DCAm e convênios estabelecidos com universidades ao redor do mundo. Na ocasião, Tanaka também divulgou o LinkedIn do PPGCAm (https://br.linkedin.com/in/
Ao final da solenidade, o professor Tanaka agradeceu a todas as pessoas envolvidas no sucesso do Programa. A cerimônia foi finalizada com uma salva de palmas ao secretário do PPGCAm, Vinícius José de Oliveira Freitas, "sem o qual seria muito difícil que o Programa chegasse onde chegou", salientou o professor.
Sobre o Programa
A criação do PPGCAm teve início a partir do programa do Governo Federal de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em 2009, que possibilitou a criação do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental na UFSCar. Em 2011, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou uma nova área: Ciências Ambientais. Com um corpo docente e técnico nessa área já consolidado na UFSCar, foi criado, em 2012, o Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e, no ano seguinte, foi implementado o PPGCAm - que divide o mesmo prédio com o DCAm, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
Os cursos de mestrado e doutorado do PPGCAm têm nota 4 pela Capes. O Programa contempla uma formação abrangente para as diferentes dimensões de sustentabilidade (ecológica, socioeconômica, cultural e territorial) e busca desenvolver competências para a investigação de padrões ambientais e habilidades para ações ao desenvolvimento e à sustentabilidade dos sistemas. Para isso, conta com três linhas de pesquisa: "Sistemas ecológicos", "Gestão da paisagem e geociências"; e "Ambiente e sociedade". Saiba mais em www.ppgcam.ufscar.br.