Obra, escrita por pesquisadores da UFSCar, está disponível no formato e-book
SÃO CARLOS/SP - Os veículos elétricos surgiram como uma alternativa promissora para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e enfrentar os desafios climáticos em razão de terem motores alimentados por baterias ou células a combustível. A crescente procura por esses veículos nos últimos anos tem impulsionado a demanda por baterias de íons lítio, presentes no mercado desde os anos 90 e reconhecidas por apresentarem elevados valores de densidade energética e volumétrica, bem como longos ciclos de vida.
Esse assunto é o tema do e-book "Eletromobilidade: Estado Atual dos Veículos Elétricos e das Baterias de Íons Lítio", dos autores Nathan S. Moreira, graduado em Química pela UFSCar e atualmente mestrando em Química pela mesma Universidade; e Nerilso Bocchi e Romeu C. Rocha-Filho, ambos docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar.
O e-book foi concebido a partir da monografia de Moreira, desenvolvida sob orientação de Bocchi. "Com o interesse despertado pelo tema durante a elaboração do trabalho, decidimos ampliar e transformar a monografia neste e-book, contando com a contribuição do professor Romeu", explicou Moreira.
A obra oferece uma revisão bibliográfica concisa, clara e acessível sobre baterias de íons de lítio, abordando os principais materiais de eletrodo positivo, materiais de eletrodo negativo e eletrólitos. Além disso, os aspectos gerais das baterias utilizadas em veículos elétricos, os sistemas de carregamento e gerenciamento, bem como os dados recentes sobre a evolução dos veículos elétricos no Brasil e no mundo, também são explorados.
"A publicação explora o papel central dos veículos elétricos e das baterias de íons lítio na transição energética global, abordando as tecnologias e sistemas envolvidos. Além disso, discute custos, vantagens, desvantagens, limitações e as perspectivas para a implementação e expansão desses veículos no futuro", afirmou o autor.
Entre os principais resultados apresentados na obra estão os principais materiais utilizados nos eletrodos positivos, negativos e eletrólitos das baterias de íons lítio; dados atualizados sobre veículos elétricos no Brasil e no mundo, incluindo vendas anuais, número de modelos disponíveis, evolução da demanda por baterias de íons lítio e participação dos principais países na mineração de elementos-chave; comparações entre os custos de rodagem e os custos a longo prazo de veículos elétricos e veículos a combustão; informações sobre os sistemas de carregamento e gerenciamento de baterias; e visão geral das baterias mais utilizadas, como as de chumbo-ácido e de íons lítio, destacando suas aplicações e características.
O e-book, dirigido aos interessados em veículos elétricos e todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre esses veículos, pode ser lido no smartphone, tablet ou computador, usando o aplicativo Kindle. Mais informações podem ser consultadas neste link (https://linktr.ee/