Segundo Estéfano Vizconde Veraszto, professor do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialistas da área já detectaram a importância de ir além dos tradicionais conteúdos curriculares para preparar os alunos para as dificuldades de uma sociedade em constante e rápida evolução social, cultural e tecnológica. Para o docente, o grande obstáculo para a educação no século XXI tem sido manter o ensino de conteúdos históricos, valorizando a formação técnica, ao mesmo tempo em que se busca inserir essas competências e habilidades para a formação de um ser transformador na sociedade. "Precisamos preparar crianças e jovens para que consigam se relacionar consigo mesmo e com os outros de forma respeitosa, ao mesmo tempo que adquirem conhecimento. Para isso os profissionais precisam se atualizar sobre essa perspectiva de trabalho inovadora", explica o especialista. "Quem aprende a gerenciar as emoções ainda na infância e a identificar seus pontos fortes se torna um adulto mais bem preparado para os problemas da vida", complementa Veraszto.
Professores qualificados em competências sociemocionais estão mais aptos a lidar com conflitos entre alunos, falta de motivação e comportamentos disruptivos e, por isso, são mais capazes de criar um ambiente escolar positivo e inclusivo. Isso pode reduzir o bullying e promover relações saudáveis entre os membros da comunidade escolar. Além disso, dominar essas habilidades ajuda a criar um vínculo de confiança, melhorando a comunicação entre professores e estudantes, permitindo que se sintam mais à vontade para buscar ajuda e orientação. Desta forma, cria-se um ambiente de aprendizado que promove o crescimento emocional, social e cognitivo dos alunos, preparando-os para enfrentar contratempos de maneira eficaz. Por outro lado, a qualificação de professores em competências socioemocionais impacta o próprio bem-estar dos educadores, já que esses adquirem uma melhor capacidade de gerenciar seu próprio estresse, cultivar a resiliência e manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional.
Para auxiliar educadores no desenvolvimento de aspectos psicológicos e sociais no processo de ensino-aprendizagem, estão abertas as inscrições para o Curso Online ‘Competências Socioemocionais: Teoria e Prática do Contexto Escolar’, ofertado UFSCar. O curso é uma oportunidade para os educadores aprimorarem suas habilidades para fortalecer o desenvolvimento integral dos estudantes. "Ele parte do princípio de que é necessário formar o indivíduo integralmente, respeitando a diversidade e as necessidades específicas de cada estudante. São oferecidos fundamentos para o desenvolvimento de uma educação pautada nas diretrizes socioemocionais, considerando o ambiente escolar como foco de atuação. Há discussões teóricas sobre o tema e também são apresentadas ferramentas para aplicação da teoria nas escolas", descreve o professor Estéfano Vizconde Veraszto, coordenador do curso.
Ministrada por renomados especialistas, a grade curricular aborda desde o que são competências socioemocionais, como tratá-las no cenário educacional - seja presencial, remoto ou híbrido, passando por habilidades interpessoais, até legislação, planos e estratégias de ensino com metodologias ativas, e gestão do tempo e de pessoas, assim como estudos de caso. As aulas começam em setembro. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Box UFSCar, em https://bit.ly/