De acordo com os especialistas, saber usar a tecnologias em conjunto com estratégias de ensino que incentivem os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a refletir, tornam as aulas mais atraentes e interativas, aumentando, assim, o engajamento dos alunos. Para que os educadores possam se adaptar ao cenário atual, estão abertas as inscrições no Curso Online de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O curso aborda os principais recursos tecnológicos atuais e suas relações com a educação, no contexto do ensino híbrido. A grade visa preparar os profissionais para refletirem sobre novas metodologias de ensino e aplicarem os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de conteúdos para diferentes áreas de ensino. Dentre os conteúdos presentes na capacitação, estão diversas facetas construídas ao longo da história para interpretar a tecnologia e suas relações com o desenvolvimento social. Ainda são apresentadas aplicações de recursos digitais de comunicação e informação e como elas têm contribuído para modificar diferentes segmentos da sociedade.
Os profissionais serão capacitados para agregar elementos próprios da tecnologia no contexto educativo, seja empregando artefatos ou ainda tomando como base os princípios norteadores do processo de concepção e desenvolvimento de tecnologias que têm por base a interdisciplinaridade e colaboração como elementos fundamentais. Neste sentido, o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido da UFSCar não apenas mostra modernos recursos tecnológicos, suas aplicações e perspectivas futuras, mas principalmente busca difundir o interesse por uma prática educativa inovadora.
As aulas começam no dia 4 de dezembro e o curso tem duração de três meses. Profissionais da área de educação podem participar. Os interessados devem se inscrever pela Plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Na página, há mais informações.