Dentre outros temas, são tratados o contexto histórico da pensadora Emmi Pikler, sua atuação como educadora na primeira infância, além de práticas educativas colaborativas e inspiradoras. A pedagoga defendia uma motricidade livre e afirmava que tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma não apenas é inútil, mas também prejudicial. Para Pikler, um bebê com liberdade no processo de aprendizado pode explorar posturas, experimentar o seu corpo, repetir e retomar um movimento quantas vezes necessitar e quiser.
Professores da educação infantil, especialmente de 0 a 3 anos, além de mães, pais, psicólogos, pediatras e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar com bebês e crianças pequenas podem participar. Os interessados podem se inscrever pelo site www.abordagempikler22.
Esse é o primeiro módulo de um total de três. No segundo, é abordado o vínculo, o movimento e a autonomia. Já no terceiro, é apresentado o cotidiano de uma educação infantil inspirado em Pikler. Para esses módulos, as inscrições estarão abertas em breve. O curso é realizado pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..