SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca infelizmente volta a falar da falta de macas que existe na Santa Casa de São Carlos e que prejudica o serviço de atendimento do SAMU, uma vez que sem maca, a ambulância não pode atender nenhuma ocorrência. No dia 27 de julho deste ano, a Rádio Sanca já tinha feito uma matéria falando sobre a demora em liberar as macas para que o SAMU possa atender as ocorrências, na ocasião, a assessoria da Santa Casa informou a Rádio Sanca que novas macas seriam adquirias pela entidade. No dia 1 de outubro também deste ano, o Sindicato Rural de São Carlos fez a doação de 10 novas macas para a Santa Casa, porém parece que o problema ainda existe, uma vez que nesta quarta-feira (25) mais uma vez, 3 ambulâncias ficaram paradas no pátio da Santa Casa, presas, porque as macas que são utilizadas pelas ambulâncias estavam ocupadas com pacientes e não tinha no hospital macas para realizar a troca e devolver o equipamento as ambulâncias.
Nosso repórter esteve na Santa Casa e apurou que as 3 ambulâncias estavam aguardando no pátio, e mais um acidente havia acontecido e o paciente seria encaminhado a Santa Casa, o que resultará em mais uma ambulância presa por falta de macas no hospital. Além de sobrecarregar o trabalho do corpo de bombeiros, quem perde com isso é a população, que não pode de forma alguma precisar do serviço do SAMU, pois se precisar não será atendida, porque a ambulância estará presa no pátio da Santa Casa porque o hospital não libera o equipamento que é da ambulância.
A Rádio Sanca entrou em contato com a Assessoria da Santa Casa para novamente questionar o motivo da demora em liberar as macas das ambulâncias, uma vez que hospital recebeu 10 novas macas no mês passado, e a Santa Casa informou que, nesta quarta-feira, o número de pacientes que precisaram de macas foi bem acima do normal e da capacidade máxima de absorver essa quantidade de atendimentos ao mesmo tempo. Cerca de 70% desses pacientes poderiam ter sido inicialmente atendidos em uma das três UPAs do município e, depois disso, se houvesse necessidade, serem encaminhadas para o hospital. Mas foram levados pelo SAMU diretamente ao Pronto-Socorro da Santa Casa.
Com isso, as 13 macas disponíveis para o Pronto-Socorro estão ocupadas. O hospital está trabalhando para liberar as macas o quanto antes. Importante ressaltar que, além de São Carlos, o hospital recebe também pacientes de outros 5 municípios da região.