fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Empresa entrega restauro de obras vandalizadas em praças de São Carlos

Empresa entrega restauro de obras vandalizadas em praças de São Carlos

Escrito por  Jul 22, 2025

SÃO CARLOS/SP - A empresa Forlight Arquitetura, Restauração e Iluminação concluiu o processo de restauração da estátua de bronze de Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, localizada na Praça Coronel Paulino Carlos (Praça da Catedral), e da placa dos Dez Mandamentos, instalada na Praça Elias Sales (Praça da rua Santa Cruz). Os trabalhos foram coordenados pela arquiteta Fabiana Purchio, com supervisão da Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana e da Fundação Pró-Memória.

O processo de limpeza da estátua do Conde do Pinhal iniciou após o ato de vandalismo registrado na madrugada de 4 de maio. A escultura foi alvo de pichações com tinta vermelha e preta, atingindo também as placas de identificação em inox. A restauração demandou a retirada das placas para tratamento em ateliê, aplicação de solventes diversos em testes e limpeza manual das inscrições.

Segundo a arquiteta, a tinta aplicada na estátua formava uma camada espessa sobre áreas com relevo e textura acentuada, como os veios da barba e rugosidades do rosto. “A limpeza exigiu etapas sequenciais com retirada cuidadosa das camadas para evitar danos ao bronze”, contou.

O trabalho também incluiu retoques nas inscrições douradas e proteção do solo durante as intervenções. A equipe envolvida foi composta por três profissionais: arquiteta, restauradora e assistente técnico.

Em relação à placa dos Dez Mandamentos, o material de base, granilite poroso, exigiu atenção específica. “O monumento apresentava pichações em duas cores. O processo começou com uma limpeza prévia e avançou por meio de testes com produtos que não comprometessem a textura original. A obra foi concluída em dois dias e meio e envolveu a remoção completa da pichação, além do retoque das letras”, explicou.

O inquérito policial relacionado aos atos de vandalismo foi encaminhado ao Ministério Público. Os reparos custaram, aproximadamente, R$ 20 mil.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.