SÃO CARLOS/SP - Na tarde desta última quarta (23) a Diocese de São Carlos, responsável pela presença da Igreja Católica em 29 municípios da região, publicou novas orientações sobre a fase vermelha para que as Missas e demais Celebrações ocorram sem a presença dos fiéis, sendo autorizado para as missas o padre e uma equipe mínima necessária para realização da celebração.
Confira:
Dom Eduardo Malaspina,
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Administrador Diocesano de São Carlos
Aos que este nosso Decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor!
Fazemos saber que:
Considerando o avanço da pandemia do COVID-19;
Considerando as orientações propostas pela CNBB para a retomada das celebrações presenciais;
Considerando o Plano de Retomada das celebrações presenciais de nossa Diocese de São Carlos;
Considerando as orientações do Plano São Paulo, do Governo Estadual;
E Seguindo o exemplo do Bom Samaritano que “viu, sentiu compaixão e cuidou” (Lc 10,33-34)
Determinamos o seguinte, até disposição em contrário, sobre as Celebrações presenciais em nossas Paróquias:
- Na Fase Vermelha do Plano São Paulo: as Missas e demais Celebrações ocorram sem a presença dos fiéis, sendo autorizado para as missas o padre e uma equipe mínima necessária para realização da celebração. Que elas sejam transmitidas, se possível, pelos meios de comunicações sociais disponíveis nas Paróquias: TV, Rádio, Internet e afins.
- Na Fase Laranja do Plano São Paulo: as missas continuem sendo transmitidas pelos meios de comunicações sociais, sem a participação presencial dos fiéis, com o padre celebrando com uma equipe mínima necessária.
- Fase Amarela do Plano São Paulo: as missas continuam, se possível, sendo transmitidas pelos meios de comunicações sociais: o padre segue celebrando com uma equipe necessária e deve se empenhar em preparar as equipes de liturgia, bem como toda estrutura da Paróquia para receber os fiéis, obedecendo os protocolos sanitários municipais.
Rogamos ao Povo de Deus que reze por nossa Diocese para que, com espírito de fé e união, superemos juntos este momento delicado. Nesses tempos difíceis de Pandemia sejamos anunciadores da Esperança que emana do Menino Deus, nascido na manjedoura de Belém.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana aos vinte e três dias do mês de dezembro de dois mil e vinte.
Dom Eduardo Malaspina
Administrador Diocesano de São Carlos
*Por: DIOCESE DE SÃO CARLOS