fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Padre Robson Caramano é selecionado para mestrado e doutorado em Roma

Padre Robson Caramano é selecionado para mestrado e doutorado em Roma

Escrito por  Jun 22, 2024

O  pároco da São Nicolau é o primeiro presbítero da Diocese de São Carlos a conquistar bolsa de estudos para cursar Filosofia na  Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

 

SÃO CARLOS/SP - Na noite desta sexta-feira, 21, Dom Luiz Carlos, Bispo da Diocese de São Carlos anunciou o envio de Padre Robson Caramano para Roma. Depois de 10 anos atuando como padre e pároco, na Igreja São Nicolau de Flüe, e como Assessor de Comunicação da Diocese de São Carlos por 6 anos, Robson Caramano vai tirar uma licença de 5 anos para fazer o Mestrado e o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.

O padre é o primeiro sacerdote da Diocese de São Carlos a conquistar uma bolsa de estudos para cursar Filosofia na instituição italiana. A oportunidade surgiu a partir de uma proposta do Bispo Dom Luiz Carlos Dias, que constatou a necessidade de se ter pessoas formadas na área para contribuir com a formação dos futuros padres e leigos da Diocese.

“Sinto-me muito feliz por ter conseguido esta bolsa de estudo e por contar com a confiança de Dom Luiz para esta missão de me preparar para servir melhor e com mais eficácia a Igreja Particular de São Carlos.”, escreveu o padre Robson Caramano.

Continua depois da publicidade

SOBRE O PADRE

Padre Robson Luiz Caramano de Camargo foi ordenado Diácono no dia 6 de dezembro de 2013 com o lema “Em tudo amar e servir”. Em 10 de dezembro, ele recebeu o Segundo Grau da Ordem Sacerdotal escolhendo como lema para sua vida como Padre o texto Bíblico de João capítulo 17, versículo 21: “Para que todos sejam um”.

O sacerdote nasceu na cidade de Jaú em 27 de fevereiro de 1989. Ele é filho de Pedro de Camargo (in memoriam) e Dona Luzia da Conceição Caramano.

Realizou os primeiros estudos na Escola Municipal de Ensino Infantil Dr. Pádua Salles; concluindo o Ensino Fundamental em 2006 na Escola Estadual Major Prado, ambas na cidade de Jaú. Aos 14 anos, ingressou no Centro de Treinamento SENAI “Edward Sávio”, no Curso Técnico em Industrialização de Calçado, oportunidade de estudo que lhe abriria as portas para o primeiro trabalho, atuando na indústria entre 2004 e 2006. Em sua jornada de fé, foi batizado na Paróquia São Sebastião, em Jaú, em 11 de junho de 1989 pelo Cônego Godofredo.

Recebeu das mãos de Dom Sérgio Colombo o Sacramento do Crisma no dia 7 de dezembro de 2003 na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, também em Jaú.

Em 4 de fevereiro de 2007, Padre Robson ingressou no Seminário Propedêutico da Diocese de São Carlos, iniciando sua formação para o sacerdócio. No ano de 2010, concluiu seus estudos de Filosofia no Seminário Maior João Paulo II e, em 2014, concluiu o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Além disso, Padre Robson concluiu o Bacharelado em Teologia pela Faculdade Vicentina de Curitiba em 2017 e obteve o título de Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2020.

Atualmente, está concluindo a graduação em Comunicação Institucional pela Universidade Estácio de Sá.

Durante a pandemia, o sacerdote encabeçou ações que fizeram diferença dentro e fora da Paróquia São Nicolau de Flüe. Devido à baixa arrecadação da comunidade durante o tempo de restrições provocadas pela COVID-19, idealizou a “Padoca do Padre”, inaugurada no dia 22 de Junho de 2022, iniciativa que, ainda hoje, trabalha na promoção de eventos que valorizam a convivência e a economia solidária. Também foi responsável por fundar o “Instituto Coragem”, que se tornou referência em São Carlos em atendimento em saúde mental e física. O Instituto foi inaugurado no dia 12 de outubro de 2022, com o objetivo de oferecer uma clínica multidisciplinar para à população de baixa renda, com foco nas áreas de psicologia, fisioterapia, atividade física e TEA.

PUBLICAÇÕES
Escritor de três livros: “Sinais” - seu primeiro livro de poesia lançado no dia 10 de Maio de 2017; o livro “Simples Assim – Complicar menos para viver mais” – livro de crônicas e poesias lançado no dia 10 de Maio de 2018; e seu último trabalho foi lançado no dia 10 de fevereiro de 2022 com o título: “Sobre Viver – um ato de coragem”. Além de artigos e pesquisas publicadas em revistas acadêmicas e portais, entre eles o artigo “Comunicação Eclesial a partir do Papa Francisco”.

ATUAÇÃO NO MINISTÉRIO
Padre Robson, atuou [e atua] nas seguintes funções:
* 2015 a 2018 - Vigário Paroquial Paróquia São Nicolau de Flüe;
* 2015 a 2017 - Assessor do Setor Juventude na Diocese de São Carlos;
* 2015 a 2019 - Assessor do Setor Juventude na Sub- Região Pastoral de Campinas da CNBB;
* 2016 a 2024 - Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos;
* 2018 a 2020 - Vice Reitor do Seminário de Teologia Casa de Formação "São Carlos Borromeu";
* 2018 até o momento - Pároco da Paróquia São Nicolau de Flüe;
* 2023 até o momento - Capelão na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.