Zoológicos e Aquários do Brasil se unem para fornecer atividades educativas durante as férias escolares
SÃO CARLOS/SP - Para dar continuidade em um dos pilares da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), educação ambiental, o Parque Ecológico de São Carlos e outras 23 instituições do Brasil anunciam a segunda edição do curso de férias online intitulado “Instituições de Conservação Unidas pela Educação”, com o tema “Tô de Acordo”.
A programação ocorre até o dia 1º de agosto, exclusivamente online e focada nas espécies ameaçadas de extinção contempladas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre AZAB e ICMBio, no ano de 2018. São mais de 20 instituições, de norte a sul, focadas em produzir conteúdo voltado para a sensibilização e educação ambiental, como vídeos, jogos e atividades educativas para impressão. As atividades serão disponibilizadas de acordo com o cronograma, nas plataformas oficiais da AZAB: instagram (@azab_oficial), facebook (@SociedadeZoologicosBrasil), site (www.azab.org.br) e canal do youtube (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).
Conheça as espécies que receberão destaque: sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca-da-ilha-vitória.
Conheça as Instituições Participantes: Parque Zoológico da Secretaria de Meio Ambiente (RS); Parque Zoológico Municipal de Sorocaba (SP), Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP) , Zoológico Municipal de Curitiba (PR), Orquidário Municipal de Santos (SP), Zoo Pomerode Bioparque (SC), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (MG), Aquário de Ubatuba (SP), Zoológico de Guarulhos (SP), Parque Estadual de Dois Irmãos (PE), Bioparque do Rio (RJ), Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC), Museus de História Natural do Colégio Dante Alighieri (SP), Parque das Aves (PR), Aquário de São Paulo (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), AquaRio (RJ), Oceanic Aquarium (SC), Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), Zoológico Municipal de Piracicaba (SP), Zooparque Itatiba (SP), Zoológico Municipal de Catanduva (SP), Aquário Municipal de Santos (SP) e Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP).
Confira a programação da semana:
26/07- Segunda-feira
Instituição: Parque Ecológico de São Carlos (SP)
Título: “Tamanduá, o cata-cupim”
Público-alvo: a partir de 7 anos
Objetivo: apresentar as características do tamanduá-bandeira, seu habitat e alimentação. Ensinar um jogo para brincar com a família. Descrição da atividade: vídeo explicativo e demonstração do jogo “Cata cupim” confeccionado a partir de “língua de sogra”.
27/07- Terça-feira
Instituição: Zoológico Municipal de Curitiba (PR)
Título: “Zoo-Sílaba”
Público-alvo: 7 a 12 anos
Objetivo: sensibilizar para a importância das onças-pintadas nos ecossistemas. Descrição da atividade: vídeo com o desenvolvimento da atividade e visualização dos recintos das onças com a história de vida das mesmas.
28/07- Quarta-feira
Instituição: Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF)
Título: “Temperando o ambiente”
Público-alvo: crianças acima de 3 anos
Objetivo: apresentar a espécie Speothos venaticus (cachorro vinagre) para o público infantil. Descrição da atividade: por meio de vídeo e uso de fantoche será apresentado de forma lúdica e com linguagem infantil diversas curiosidades relacionadas à espécie, como características, biologia, curiosidades, relação com outras espécies de canídeos, habitat, dentre outros, tendo como enfoque os diversos problemas enfrentados pela espécie no que se refere a conservação das populações. Será apresentado o espécime conhecido como Xingu, que está sob os cuidados do Zoo Brasília.
29/07- Quinta-feira
Instituição: BioParque do Rio (RJ)
Título: Aventura pelo BioParque do Rio
Público-alvo: 6 a 10 anos
Objetivo: conectar as crianças com alguns animais que vivem no BioParque do Rio e mostrar ambientes de bastidores, como a nutrição (cozinha dos animais), veterinária e sala de bem-estar. As crianças poderão conhecer características dos animais e curiosidades sobre os cuidados realizados pelos biólogos, zootecnistas e veterinários. Contaremos histórias sobre quatro principais animais: Poty - a onça pintada; Tamanduá-bandeira; Jacutinga; Macaco-prego-do-peito-amarelo, com o intuito de conectar, engajar e encantar a todos. Descrição da atividade: encontro será em plataforma digital, e apresentaremos gravações assíncronas com curta duração sobre cada ambiente abordado no BioParque, conectando as histórias. Ao final de cada vídeo, o educador fará uma interação em formato de perguntas e respostas ou outras interações em formato de jogos cooperativos, envolvendo as temáticas abordadas nos vídeos.
29/07- Quinta-feira
Instituição: AquaRio (RJ)
Título: “As aventuras da sereia Coral e do pirata Fernão Ermitão”
Público-alvo: a partir de 5 anos
Objetivo: Desmitificar e destacar a importância ecológica dos tubarões. Em sua nova aventura a sereia Coral tenta mostrar a importância que cada animal tem no oceano, apresentando ao seu amigo, o pirata Fernão Ermitão o grande rei dos mares, o tubarão. Nesta nova aventura, Coral conhece uma nova espécie, o tubarão lixa e se encanta pelo seu diferente modo de vida. Ao fim da história, Coral e Fernão ensinarão como fazer um incrível brinquedo em formato de tubarão feito como materiais recicláveis.
Descrição da atividade: contação de história através de vídeo didático, mais oficina de brinquedo em formato de tubarão feito com material reciclável.
30/07- Sexta-feira
Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica (BH)
Título: “Nessa mata tem cachorro?
Público-alvo: a partir de 9 anos
Objetivo: apresentar o cachorro-do-mato-vinagre como um dos canídeos silvestres brasileiros ameaçados de extinção. Descrição da atividade: vídeo explicativo que permitirá reconhecer por meio das informações dadas as características, hábitos, alimentação, local onde vive, além das principais ameaças a essa espécie e quais medidas devem ser adotadas para ajudar na sua conservação.
30/07- Sexta-feira
Instituição: Aquário de Santos (SP)
Título: “Mergulhando com o Tubarão-lixa”
Público-alvo: a partir de 6 anos
Objetivo: apresentar informações sobre o tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), como biologia, distribuição e curiosidades; Descrição da atividade: Será realizada via plataforma digital, por meio de apresentação de slides e vídeos. Após a apresentação será realizado um Quiz Interativo com os participantes sobre a espécie. As perguntas feitas neste Quiz também serão postadas nos stories do Instagram da UEA Aquário (@uea.aquario) no dia 31/07.
31/07- Sábado
Instituição: Parque das Aves (PR)
Título: “A História da Jacutinga Mimi”
Público-alvo: a partir de 8 anos
Objetivo: apresentar a história da jacutinga Mimi, e ações para ajudar no cuidado da espécie. Descrição da atividade: será apresentado por meio de live/video (síncrono e assíncrono), a história da jacutinga Mimi, desde do momento que a ave nasceu no Parque das Aves até a sua soltura na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Após a apresentação do vídeo da Mimi, a educadora do Parque das Aves ensinará as crianças a fazerem um marcador de livros com as cores da Jacutinga.
31/07- Sábado
Instituição: Zoológico de Sorocaba (SP)
Título: “Os Segredos dos Bichos”
Público-alvo: a partir de 6 anos Objetivo: despertar interesse em cada uma das 10 espécies que são foco do curso de férias/acordo Descrição da atividade: vídeo lúdico em que o apresentador responderá dúvidas sobre curiosidades das 10 espécies envolvidas no curso.
01/08 - Domingo
Instituição: Aquário de São Paulo (SP)
Título: “Desmistificando os tubarões”
Público-alvo: LIVRE Objetivo: apresentar os tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus). Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo.
01/08 - Domingo
Instituição: Aquário de São Paulo (SP)
Título: “Aprendendo sobre os tubarões”
Público-alvo: a partir dos 6 anos
Objetivo: explanar sobre algumas curiosidades, dos tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus), como por exemplo: preferências alimentares, principais ameaças, comparação de tamanho, em relação ao ser humano, expectativa de vida, origem os animais que temos em nosso plantel, entre outros. Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo e Livro/ E-book, disponibilizado no site da AZAB.